Acessibilidade / Reportar erro

TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE NATAL: PERFIL E RISCO PSICOSSOCIAL * * Este artigo é produto do projeto de pesquisa “O professor polivalente dos anos iniciais da rede municipal de Natal/RN: trabalho, vivência e mediações” (Dissertação de Mestrado) desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com bolsa de mestrado disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Teaching work in the city of natal: profile and psychosocial risk

Le travail enseignant dans la ville de natal: profil et risque psychosocial

RESUMO:

A precarização do trabalho docente no cenário contraditório da educação brasileira pode levar ao adoecimento. Diante disso, a presente pesquisa buscou identificar condições e percepções da atividade docente, dimensões psicossociais e risco psicossocial do trabalho de professores do primeiro ao quinto ano de Natal, Rio Grande do Norte, estabelecendo perfis e relações. Utilizou-se questionário sócio-profissional e instrumento de avaliação do ambiente psicossocial laboral. Constatou-se risco psicossocial para a atividade docente avaliada associado à variável solidão no trabalho. Tais dados sugerem a necessidade de dispor/criar recursos que valorizem o coletivo no enfrentamento dos desafios, além da luta por melhores condições de trabalho.

Palavras-chave:
Professores; Condições de trabalho; Risco psicossocial

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br