Machado de Assis em Linha, Volume: 8, Issue: 15, Published: 2015
  • Editorial Editorial

    Guimarães, Hélio de Seixas; Senna, Marta de
  • Camilo and Machado de Assis Da Tradição Crítica

    Montello, Josué

    Abstract in Portuguese:

    O artigo faz aproximações entre obras de Machado de Assis e de Camilo Castelo Branco, a partir da pesquisa de imagens, episódios, expressões, posturas filosóficas e de atitudes narrativas de ambos os escritores.
  • Some affinities: Alexandre Dumas, Camilo Castelo Branco and Machado de Assis Sobre Machado E Camilo

    Oliveira, Paulo Motta

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende analisar a representação do narrador em obras de Alexandre Dumas, Camilo Castelo Branco e Machado de Assis.

    Abstract in English:

    This article intends to analyze the representation of the narrator in works by three authors: Alexandre Dumas, Camilo Castelo Branco and Machado de Assis.
  • Simão, Félix and love's perdition Sobre Machado E Camilo

    Samyn, Henrique Marques

    Abstract in Portuguese:

    O artigo visa a apresentar uma análise comparativa de Simão Botelho e Félix, protagonistas de Amor de perdição (1862), de Camilo Castelo Branco, e de Ressurreição (1872), de Machado de Assis. Argumento que as falhas dos referidos protagonistas resultam de sua relação com um modelo de masculinidade romântico, o que faculta uma leitura dos romances como uma crítica a alguns aspectos do romantismo, em oposição a certa perspectiva tradicional.

    Abstract in English:

    This article aims to provide a comparative analysis of Simão Botelho and Félix, protagonists of Amor de perdição (1862), by Camilo Castelo Branco, and Ressurreição (1872), by Machado de Assis, respectively. The argument is that the protagonists’ failures result from their relation to a romantic model of masculinity, which allows a reading of the novels as a critique of some aspects of romanticism, contrary to a certain traditional perspective.
  • Science as a question in Camilo and Machado, critics of naturalism Sobre Machado E Camilo

    Pavanelo, Luciene Marie

    Abstract in Portuguese:

    Apesar de ocuparem lugares distintos na historiografia literária, é possível verificar que as obras de Camilo Castelo Branco e de Machado de Assis muito se aproximam. Uma das características que ambos compartilham é a forma crítica e distanciada com a qual observaram os movimentos estéticos de seu tempo. É nosso objetivo mostrar como os autores criticam o discurso científico, utilizado pelo naturalismo, em romances como O que fazem mulheres e O senhor ministro, de Camilo, e no conto "A causa secreta", de Machado.

    Abstract in English:

    Although they occupy different places in literary history, it is possible to verify that the works of Camilo Castelo Branco and Machado de Assis are similar in many ways. One of the characteristics they share is the critical and detached manner with which they observed the aesthetic movements of their time. It is our goal to show how the authors criticize the scientific discourse, utilized by Naturalism, in novels such as O que fazem mulheres andO senhor ministro, by Camilo, and in the short story"A causa secreta" by Machado de Assis.
  • Discourse on the poetic method: the puzzling medallion in the carpet Artigos

    Vassoler, Flávio Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    O artigo desenvolve um diálogo estrutural entre os contos "The figure in the carpet" [A figura no tapete] (1896), de Henry James, e "Teoria do medalhão" (1881), de Machado de Assis, de modo a demonstrar como o movimento da forma estabelece, em ambas as narrativas, sentidos polissêmicos que dão vazão a conteúdos volúveis e contraditórios.

    Abstract in English:

    The article develops a structural dialogue between the short stories "The figure in the carpet" (1896), by Henry James, and "Theory of medallion" (1891), by Machado de Assis, in order to demonstrate how the movement of form establishes, in both narratives, polysemic meanings which enable fickle and contradictory contents.
  • Machado de Assis and the burlesque imitation of socio-cultural discourses and practices Artigos

    Crestani, Jaison Luís

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma análise de "A sonâmbula" (1878), uma das primeiras narrativas breves, em forma dramática, publicadas por Machado de Assis nas páginas do jornal O Cruzeiro. O estudo da interação dinâmica do autor com o contexto de produção do periódico permite identificar os traços de sua inscrição singular em projetos editoriais coletivos e os resultados criativos decorrentes da apropriação do conjunto de discursos, códigos e signos que formam a cultura de seu tempo. A dominante estilística do material remetido ao jornal consiste no humor, na paródia, na experimentação formal e na irreverência crítica – aspectos que responderiam pela inscrição da literatura machadiana na tradição da sátira menipeia. Com a análise dessa narrativa, pretende-se demonstrar, portanto, que O Cruzeiro afirma-se como mediador e suporte, por excelência, dos exercícios experimentalistas que resultaram na transformação da prática criativa de Machado de Assis ao final da década de 1870.

    Abstract in English:

    This paper presents an analysis of "A sonâmbula" (1878), one of the first brief pieces of theater published by Machado de Assis in the pages of the newspaperO Cruzeiro. The study of the dynamic interaction between the author and the circumstances of the periodical’s production allows the identification of traces of his signature in collective editorial projects and the creative results derived from the appropriation of the set of discourses, codes and signs that formed the culture of his time. The dominant style of the material submitted to the journal consists of humor, parody, formal experimentation and critical irreverence – the aspects that would place Machado’s literature in the tradition of Menippean satire. Therefore, the analysis of this narrative intends to demonstrate that the newspaper O Cruzeiro asserts itself as a mediator and supporter, par excellence, of the experimental exercises that resulted in the transformation of Machado de Assis’s creative practice at the end of the 1870s.
  • Cantos Ocidentais (1880), machadian poetry in Revista Brasileira Artigos

    Sanseverino, Antônio Marcos

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio apresenta o estudo de Cantos ocidentais, um conjunto de seis poemas publicados na Revista Brasileira em janeiro de 1880, na mesma edição em que saíram os primeiros nove capítulos de Memórias póstumas de Brás Cubas. A partir da leitura de "Suave mari magno", do nexo com "A nova geração" (1879), é proposta uma leitura dessa poesia machadiana não mais como clássica ou parnasiana, mas como moderna.

    Abstract in English:

    This paper presents the study of Cantos ocidentais, six poems published in Revista Brasileira in January 1880, in the same issue that came out in the first nine chapters of Memórias póstumas de Brás Cubas. Based on the reading of "Suave mari magno" in relation to "A nova geração" (1879), we propose an analysis of Machado’s poetry that is not so classic or Parnassian, but rather, modern.
  • Dom Casmurro on resentment Artigos

    Cei, Vitor

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo geral deste artigo é argumentar que o narrador-protagonista do romanceDom Casmurro é um "homem do ressentimento". Como objetivo específico, avalia como essa temática, abordada por Nietzsche emGenealogia da moral, ressignificou-se na obra de Machado de Assis. Embora o ressentimento de Bento Santiago apresente várias afinidades eletivas com o conceito nietzschiano, ele estrutura-se a partir de questões machadianas específicas, como o ciúme e o prazer das dores velhas.

    Abstract in English:

    The main purpose of this paper is to argue that the main character and narrator of Dom Casmurro is a "man of resentment". The specific objective is to analyse how this topic, approached by Nietzsche in the book On the Genealogy of Morality, was resignified in Machado’s work. Although Bento Santiago’s resentment has elective affinities with Nietzsche’s concept, its structure is based on specific Machadian issues, such as jealousy and pleasure in oldsufferings.
  • Machado de Assis' homeopathic narrators Articles

    Dixon, Paul

    Abstract in Portuguese:

    Machado demonstrou fascínio pela medicina homeopática, uma forma indireta de tratamento que usa substâncias para estimular reações semelhantes aos sintomas da condição a ser curada. Vários textos do autor apresentam um padrão em que os projetos são realizados por meios indiretos, pelo "semelhante que cura o semelhante", o que sugere uma lógica homeopática na visão do mundo machadiano. Alguns narradores, tais como os de Memórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, e de contos como "O segredo do bonzo" e "Adão e Eva", são notáveis por se denunciarem a si mesmos, ou seja, por atacarem sua própria validez. Essa situação curiosa contribui para uma noção do projeto geral de Machado, que parece ter mais interesse em colocar perguntas do que em fornecer respostas. Também sugere uma certa relação com o leitor, que lhe dá um máximo de independência.

    Abstract in English:

    Machado showed a fascination with homeopathic medicine, an indirect form of treatment that uses agents to stimulate reactions similar to the symptoms of the condition to be cured. Several of the author’s texts show a pattern of projects realized by indirect means, by "like curing like", which suggests a homeopathic logic in Machado’s worldview. Certain narrators, such as those inMemórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, and in short stories such as "O segredo do bonzo" and "Adão e Eva", are notable for denouncing themselves, that is, for undermining their own validity. This curious situation has implications for Machado’s overall project, which seems more interested in posing questions than providing answers. It also suggests a particular relationship with the reader, which affords as much independence as possible.
  • Review of O Futuro, by Machado de Assis (editing, introduction and notes by Rodrigo Camargo de Godoi) Resenha

    Campos, Alex Sander Luiz
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
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