• Untitled document Editorial

    Almeida, Ana Maria F.
  • Apresentação do dossiê formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e perspectivas no diálogo entre Antropologia e Educação Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Gusmão, Neusa M. Mendes de
  • O lugar da Antropologia na formação docente: um olhar a partir das Escolas Normais Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Oliveira, Amurabi de

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho busca problematizar a relação entre Antropologia e Educação, a partir de uma discussão histórica, envolvendo a fundação dos primeiros gabinetes de Antropologia Pedagógica na primeira metade do século XX, almejando, desse modo, repensar a própria história da Antropologia brasileira, destacando o lugar que ela ocupou no processo de formação de professores no Brasil. Destaca-se ainda a relação entre o movimento da "Escola Nova", a perspectiva higienista e esta Antropologia Pedagógica aqui desenvolvida.

    Abstract in English:

    This paper raises raises some questions on the relationship between anthropology and education from a historical perspective, involving the foundation of the first "offices of pedagogical anthropology" in the first half of the twentieth century, aiming thereby to rethink the history of Brazilian anthropology, highlighting the place anthropology occupied with the process of teacher formation in Brazil. Another highlight is the relationship between the movement of the "New School", the hygienist perspective and this pedagogical anthropology developed here.
  • "Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!": uma análise etnográfica da formação de professores Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Rosistolato, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    A escola passou, na segunda metade da década de 1990, por uma mudança significativa em suas funções sociais. A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ela foi convocada a contribuir com a socialização afetiva e sexual de adolescentes e jovens, via projetos de orientação sexual escolar. Entendia-se que a escola não deveria educar para a sexualidade, mas, sim, orientar. Essa nova demanda proporcionou uma série de debates sobre a escola e o que se deve fazer nela, além de ter sido o passo inicial para a configuração de cursos de formação de professores para o trabalho com orientação sexual na escola. Este artigo apresenta reflexões com base em pesquisas etnográficas realizadas em cursos de formação de professores e em salas de aula onde se desenvolviam projetos de orientação sexual na cidade do Rio de Janeiro. Descrevem-se as classificações relacionadas à sexualidade, à diversidade sexual e ao lugar da escola nesse debate.

    Abstract in English:

    The school system in Brazil, in the middle of 1990's, went through a significant change in its social functions. As from the publication of the National Curricular Parameters (PCN's), the school was invited to contribute to an affective and sexual socialization among teenagers and youngsters through sexual orientation projects. It was understood that the school shouldn't have sexual education, but 'sexual orientation'. This new demand promoted a lot of debates about school and what should be done in it, besides being the first step for the configuration of teachers' training programs to prepare them for the work with sexual orientation at schools. This article presents reflections based on ethnographic research carried out in teachers' training courses and in classrooms where sexual orientation projects were being developed in Rio de Janeiro. It also describes the classification related to sexuality, sexual diversity and where the school is placed in this debate.
  • Etnoeducação patrimonial: reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Rocha, Gilmar; Russi, Adriana; Alvarez, Johnny

    Abstract in Portuguese:

    O texto apresenta alguns resultados parciais do projeto de pesquisa, ainda em curso, sobre educação patrimonial em Oriximiná/PA, no qual se articulam a experiência de extensão com a pesquisa etnográfica realizada em diversas comunidades locais. O objetivo é o de contribuir para a formação dos professores da rede pública de ensino, como sujeitos pesquisadores, nas comunidades onde atuam, tendo tendo por fim a sua instrumentalização no processo de construção, em conjunto com os alunos, e de práticas educativas interdisciplinares, fortalecida por um olhar sensível ao patrimônio cultural local.

    Abstract in English:

    This work presents some partial results of the ongoing research project about heritage education in Oriximiná/PA, in which experiences of community service and ethnographical research carried out in several local communities are combined. Its aim is to contribute to the training of teachers from the public school system as researchers within the communities where they work. In this way, it is expected that the enhanced awareness of local cultural heritage obtained through the research training may enable teachers to contribute to the process of building up, together with the students, interdisciplinary educational practices.
  • Quando a Antropologia se defronta com a Educação: formação de professores índios no Brasil Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Grupioni, Luís Donisete Benzi

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa os processos de formação de professores indígenas no Brasil, que têm mobilizado esforços governamentais e boa parte da reflexão acadêmica nos últimos anos. Tomando os contextos formais de escolarização indígena como lócus produtivos de enunciados culturais, postula, no embate transdisciplinar e intercultural, um lugar para a Antropologia na formação de índios como professores.

    Abstract in English:

    The article analyzes the processes of indigenous teachers' training in Brazil, which have been mobilizing government efforts and much of academic reflection in recent years. Taking into account the distinct formal indigenous educational system as a productive locus to enunciate cultural statements, the article postulates, within the transdisciplinary and intercultural clash, a place for Anthropology in the training of indigeneous teachers.
  • Enfoque etnográfico y formación docente: aportes para el trabajo de enseñanza

    Cerletti, Laura

    Abstract in Spanish:

    Este artículo aborda algunos aspectos centrales del enfoque etnográfico y su relevancia para pensar la formación docente. Se plantea su importancia para la comprensión en profundidad sobre los docentes como sujetos sociales, considerando especialmente sus experiencias -en su vinculación con los contextos sociohistóricos y las tramas de relaciones de los que forman parte-, a través de las que se va construyendo el propio lugar docente. Se recupera la importancia de esta dimensión en tanto abre el registro a una diversidad poco indagada. Tomando la categoría "familia" como analizador, se profundiza sobre los aportes del enfoque etnográfico a la formación para el trabajo de enseñanza, argumentando sobre la importancia de recuperar esa diversidad de experiencias vividas por los docentes para facilitar un proceso de construcción de debates, más que de definiciones cerradas, y como una modalidad de trabajo que permite una mayor problematización sobre la diversidad existente en el mundo social.

    Abstract in English:

    This paper focuses on some central characteristics of the ethnographic approach and its relevance in reflections on teachers' training. It is here presented its importance for an indepth understanding of teachers as social subjects, considering mainly their experiences - and their relationships with the social and historical contexts and networks they are part of, which build up their position as teachers. Thus, the importance of this dimension is pointed out since it makes possible the recording of a diversity that has not been extensively studied so far. Taking the category "family" as an analyzer, we specify the contributions of the ethnographic approach to teachers' training, arguing about the importance of considering this diversity of experiences lived by teachers. This may allow for a process of construction of debates, rather than of closed definitions, and a modality of work that enables a deeper understanding of the diversity present in the social world.
  • Cruzando fronteiras: entre a Antropologia e a Educação no Brasil e na Argentina Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Tosta, Sandra Pereira

    Abstract in Portuguese:

    A relação entre a Antropologia e a Educação tem sido marcada por aproximações e distanciamentos que mostram não ser esta uma história pronta e acabada; ao contrário, é ampla, difusa e complexa e, nos últimos anos, temos assistido a um processo de aproximação da Antropologia com a Educação como nunca se viu no Brasil. Mas, se, para a Antropologia brasileira esta parece ser uma nova realidade, outras experiências desenvolvidas na América Latina podem revelar um quadro fecundo ao exercício da reflexão epistemológica em perspectiva comparada. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a Antropologia e a Educação, com base na apropriação, por parte de pesquisadores do campo educacional brasileiro e argentino, da etnografia educacional proposta por Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta, representantes do Departamento de Investigaciones Educativas (DIE) do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (CINVESTAV) do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México.

    Abstract in English:

    The relationship between anthropology and education has been marked by similarities and differences revealing that this is not a ready and finished story but it is in fact a broad, diffuse and complex issue and in recent years we have witnessed a process of approximation between anthropology and education as we had never seen before in Brazil. But if for Brazilian anthropology this seems to be a new reality, other experiences developed in Latin America may reveal a fruitful framework for the exercise of epistemological reflection under a comparative perspective. The objective of this article is to analyze the relationship between anthropology and education based on the understanding of researchers from the educational field in Brazil and Argentine regarding the educational ethnography proposed by Elsie Rockwell and Justa Ezpeleta, representatives from the 'Departamento de Investigaciones Educativas' (DIE), Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (CINVESTAV) from the 'National Polytechnic Institute' (IPN) in Mexico.
  • "Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural Dossiê "Formação Docente para a Diversidade: Dilemas, Desafios e Perspectivas no Diálogo entre Antroplologia e Educação"

    Vieira, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    Consideramos a Antropologia da Educação como estudo dos processos educativos, seja na escola, na família, na rua ou na trajectória social dos indivíduos e seu papel na (re)construção das identidades pessoais. A partir de pesquisas realizadas em Portugal, procuro mostrar como as etnobiografias são um caminho privilegiado para entender as pessoas como resultado de uma bricolagem identitária e como são, também, meios de (auto)formação. Exploro as potencialidades das entrevistas etnobiográficas e grupais, na racionalização das experiências passadas, para a Antropologia da Educação na formação para a diversidade cultural.

    Abstract in English:

    We consider the anthropology of education as the study of educational processes, whether at school, at home, on the street or in the social history of individuals and their role in the (re) construction of personal identities. Based on research conducted in Portugal, I try to show how ethnobiographical studies are a privileged way to understand people as a result of an identity bricolage and how they are also forms of (self) education. I explore the potential of ethnobiographic and group interviews for the rationalization of past experiences for educational anthropology within the training in cultural diversity.
  • Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias Artigos

    Tozzi, Juliana Bernardes

    Abstract in Portuguese:

    O artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à formação das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais - seguindo as proposições de Elias - oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da "civilidade".

    Abstract in English:

    The article intends to highlight some contributions of the theory of the German sociologist Norbert Elias for studies in the area of education and culture which deal with reading, its objects and practices, and, especially, for studies regarding the production and consumption of books destined for new generations' education. Firstly, the text introduces the work in which the author develops the theory on civilizing processes, with its organization and general assumptions. Next, it discusses how the understanding of the process for the formation of modern western societies - according to Norbert Elias' ideas - presents productive contributions to a historical and sociological approach of the objects of cultural consumption destined to childhood, specially the books: objects by excellence of civility.
  • O infame solitário: o que o documentário Solitário Anônimo pode acrescentar aos debates sobre educação em saúde? Artigos

    Oliveira, Ana Claudia Coelho de; Siqueira, Vera Helena Ferraz de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe reflexões sobre educação em saúde, particularmente no que diz respeito à formação ético-política dos profissionais da área, à luz das ideias de Michel Foucault. Toma o vídeo Solitário Anônimo, produzido em 2007 pela antropóloga e docente Debora Diniz, como desencadeador dessas reflexões, particularmente no que tange à incidência do poder sobre a vida retratada na tensa relação entre paciente idoso e agentes de cuidado na cena hospitalar. Busca articular o pensamento foucaultiano com as noções de normal/patológico, saúde/doença, risco em saúde e qualidade de vida, substratos de práticas e teorias no campo da educação em saúde.

    Abstract in English:

    This article presents reflections on health education, mainly related to the ethical and political formation of health professionals, inspired on Michel Foucault's ideas. It takes the documentary 'Alone and Anonymous', produced in 2007 by the anthropologist and professor Debora Diniz, as a trigger for such reflections, more particularly as it relates to the incidence of power over life represented on the tense relationship between an old patient and health care providers in a hospital scenario. It attempts to articulate Foucault's concepts with the notions of normal/pathological, health/disease, health risks and quality of life, which underlie practices and theories in the area of health education.
  • A propagação de novos modos de regulação no sistema educacional brasileiro: o Plano de Ações Articuladas e as relações entre as escolas e a União Artigos

    Duarte, Marisa Ribeiro Teixeira; Junqueira, Déborah Saib

    Abstract in Portuguese:

    A investigação analisou as relações intergovernamentais - conhecidas como regime de colaboração entre os entes federados - pela via do mecanismo de planejamento educacional presente no sistema educacional brasileiro o "Plano de Ações Articuladas" (PAR), elaborado pelo Ministério da Educação. A abordagem acha-se associada à chamada sociologia das regulações sociais e constituiu chave de leitura do Plano de Ações Articuladas de Prefeitura Municipal e de 93 Planos de Desenvolvimento, construídos por escolas de redepública municipal. Os resultados obtidos indicam a associação do planejamento desenvolvido no âmbito de cada escola e do município com os projetos educacionais formulados e financiados pela União. Expõem, também, tensões existentes na articulação das demandas formuladas pelos atores situados nas escolas e as diretrizes de políticas públicas. O estudo conclui que o PAR constitui importante mecanismo de efetivação do regime de colaboração, mediante a associação da regulação por desempenho e burocrático-profissional do sistema educacional brasileiro.

    Abstract in English:

    This research addresses the joint intergovernmental mechanism present in the Brazilian educational system, the "Articulated Actions Plan" (AAP) prepared by the Ministry of Education. The approach was linked to the so-called sociology of social regulations and was key to the interpretation of the Articulated Action Plan from the the City Council and 93 Development Plans formulated by municipal schools. The results indicate the association between the planning developed within each school and the municipality with the educational projects formulated and funded by the federal government. It also exposes tensions in articulating the demands made by players from the schools and the public policies directives. The study concludes that the AAP is an important mechanism for ensuring a system of collaboration, upon the performance and bureaucratic-professional regulation of the Brazilian educational system.
  • No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica Artigos

    Peric, Thereza

    Abstract in Portuguese:

    A partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A "Oficina de Fazer Livros" e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.

    Abstract in English:

    From reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The "Making Books Workshop" and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.
  • Natalidade e educação: reflexões sobre o milagre do novo na obra de Hannah Arendt Artigos

    Almeida, Vanessa Sievers de

    Abstract in Portuguese:

    Este ensaio estuda o conceito de natalidade na obra de Hannah Arendt, salientando sua fundamental importância para a concepção de educação da filósofa. Realçamos que a autora, cujo pensamento político recorre frequentemente às experiências da pólis grega e da república romana, ao refletir sobre a natalidade, inspira-se preponderantemente em fontes cristãs, em particular na obra de Agostinho. Essa influência do pensamento cristão é pouco abordada pelos estudiosos da obra de Arendt. Nossa reflexão sobre essa inspiração sugere algumas perspectivas, pouco explicitadas pela própria autora, em relação a seu conceito de natalidade. Finalmente, procuramos compreender em que medida essa compreensão enriquecida pode acrescentar dimensões novas à abordagem da autora sobre educação.

    Abstract in English:

    This essay examines the concept of natality in the work of the philosopher Hannah Arendt, stressing its fundamental importance to her conception of education. We emphasize that the author - whose political thinking often uses the experiences of the Greek polis and the Roman republic - draws mainly on Christian sources when reflecting on natality, in particular the work of Augustine. This influence of Christian thought is rarely addressed by the ones who study Arendt's work. Our reflection on this inspiration suggests some perspectives, minimally explained by the author herself, regarding her concept of natality. Finally, we seek to understand to what extent this amplified understanding may add new dimensions to the author's approach on education.
  • Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna Diverso e Prosa

    Gallo, Sílvio
  • Boletín de la Escuela Moderna

    Guardia, Francico Ferrer
  • De longe e de perto: crítica ao discurso acadêmico territorializado Leituras e Resenhas

    Bortoleto, Marco Antonio Coelho; Bellotto, Maria Luisa
  • Educação e cultura: Brasil e Japão Leituras e Resenhas

    Ikeda, Sumiko Nishitani
  • Grant Wood: uma vida Leituras e Resenhas

    Magalhães, Roberto Carvalho de
  • Untitled document Errata

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br