Educação & Sociedade, Volume: 29, Issue: 104, Published: 2008
  • 30 anos de Educação & Sociedade Editorial

  • Education and communication: interconnections and convergences Artigos

    Kenski, Vani Moreira

    Abstract in Portuguese:

    O texto considera as relações entre educação e comunicação. Pesquisas que investigam essas relações privilegiam análises sobre os usos das mídias nas escolas e sobre o que é veiculado em diversos tipos de mídias, de acordo com os conhecimentos trabalhados nos programas escolares. Neste texto, a relação entre a educação e a comunicação é vista de forma diferenciada. A reflexão da autora tem como foco as relações entre o processo comunicacional humano e o processo educacional de ensinar e aprender. Analisa as possibilidades de uso dos meios digitais de comunicação e informação para ampliar e viabilizar essas relações, independente do espaço em que as pessoas se encontrem. A convergência dos meios torna possível a convergência entre as pessoas para a partilha de informações e a aprendizagem em conjunto. Estas ações já ocorrem nas comunidades virtuais de aprendizagem e em grupos de pesquisa interinstitucionais. Elas se apresentam como novas formas de prática educacional mediada.

    Abstract in English:

    The text considers the relations between education and communication. Prevail in researches about these relationships the analysis of the uses of media in the schools and critical readings of what it is diffused in several kinds of media, accordance with the schools programs. This text considers the relation between education and communication in a differentiated way. Links the essence of communicational process with the essence of the educational process: teaching and learning. Analyzes possibilities of use of the digital communication to extend teach and learning, independent where the people are. The media convergence makes possible the convergence between people, interested in changing information and learning meetings. These actions already occur spontaneously in virtual communities and inter-institutional groups of research. They present themselves as new forms of practical educational mediated.
  • Media, youth and cultural memory Artigos

    Fischer, Rosa Maria Bueno

    Abstract in Portuguese:

    O texto trata das relações entre memória, mídia e juventude. Discute os resultados de uma pesquisa com estudantes universitários e de ensino médio, sobre suas memórias culturais e midiáticas, problematizando questões contemporâneas sobre alteridade, memória e produções audiovisuais, a partir de autores como Henri Bergson, Andreas Huyssen, Maria Rita Kehl e Michel Foucault, entre outros. Desenvolve-se o argumento de que a produção de sujeitos, em nosso tempo, estaria estreitamente relacionada à experiência cotidiana, em particular dos mais jovens, com as imagens e textos oferecidos pelos meios tecnológicos de informação e comunicação. Estes meios, segundo a argumentação tecida, parecem operar fortemente nos processos de elaboração de nossas memórias individuais e sociais, bem como na construção de modos de existência específicos, relacionados à construção de nós mesmos e de nossas diferenças.

    Abstract in English:

    This text aims to discuss relations between memory, media and youth. I discuss dates from a research with Brazilian students about their cultural memories, alterity and audiovisual products in our culture. Theoretical references are concepts from Henri Bergson, Andreas Huyssen, Maria Rita Kehl and Michel Foucault. I put forward the argument that production of subjectivity, in our times, is narrowly related to the experience with images and texts from different media. Technologies of communication and information offer an important source to memories construction, in order to shape our lives and our differences.
  • Critical media education, radical democracy and the reconstruction of education Artigos

    Kellner, Douglas; Share, Jeff

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, exploram-se as bases teóricas da educação para a leitura crítica da mídia e analisam-se diferentes abordagens a serem empregadas em seu ensino. Ao combinar estudos culturais com pedagogia crítica, defendemos uma discussão em defesa da alfabetização crítica da mídia, que vise a ampliar a noção de alfabetização, incluindo uma ampla variedade de formas de cultura midiática, informações e tecnologias da comunicação e novos meios de comunicação, além de aprofundar o potencial da alfabetização para analisar criticamente relações entre os meios de comunicação e as audiências, a informação e o poder. Utiliza-se uma abordagem multiperspectivista, tratando de questões de gênero, raça, classe e poder, para explorar as inter-relações entre a alfabetização midiática, os estudos culturais e a pedagogia crítica. Nossa versão de alfabetização digital integra análise e produção e visa a dar poderes aos alunos para que tenham plena participação em sua sociedade. Assim, essa visão promove a democracia radical e a justiça social.

    Abstract in English:

    This article explores the theoretical underpinnings of critical media education and analyzes contrasting approaches to teaching it. Combining cultural studies with critical pedagogy, we argue for a critical media literacy that aims to expand the notion of literacy to include a wide range of forms of media culture, information and communication technologies and new media, as well as deepen the potential of literacy education to critically analyze relationships between media and audiences, information and power. A multiperspectivist approach addressing issues of gender, race, class and power is used to explore the interconnections of media literacy, cultural studies and critical pedagogy. Our version of critical media literacy integrates analysis with production and aims at empowering students to participate fully in their society and thus promotes radical democracy and social justice.
  • Childhood, medias and learning: self-teaching and collaboration Artigos

    Belloni, Maria Luiza; Gomes, Nilza Godoy

    Abstract in Portuguese:

    A interação entre pares e com adultos, em situações favoráveis e inovadoras de aprendizagem e com uso pedagógico apropriado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode levar as crianças a desenvolverem comportamentos colaborativos e autônomos de aprendizagem, benéficos para seu desenvolvimento intelectual e sócio-afetivo. Nossa hipótese é de que ambientes de aprendizagem computacionais tendem a ser eficazes para esta aprendizagem, pois possibilitam a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento a ser construído, conforme sugerem os aportes das teorias construtivista e sócio-interacionista. O objetivo de nossa pesquisa é compreender como ocorrem estes "novos modos de aprender" que já vêm se desenvolvendo, à revelia da escola e, de modo geral, ignorados por professores e especialistas, desde que as crianças começaram a aceder à televisão e aos videogames e se amplificaram e complexificaram com o acesso e uso lúdico do computador e da internet.

    Abstract in English:

    Interaction among peers and with adults in favorable and innovative learning situations and with pedagogy suitable to Information and Communication Technologies can lead children to develop collaborative and autonomous learning behavior that is beneficial for their intellectual and socio-emotional development. Our hypothesis is that learning environments with computers tend to be effective for this type of learning, because they allow mediation between the subject and object of knowledge to be built, as suggested by constructivist and socio-interactionist theories. The object of our study is to learn how these "new modes of learning" that have already been developing take place independently from the school. In general, they are ignored by teachers and specialists, given that children begin to yield to television and videogames and broaden and complexify their activity with access to and playful use of computers and the Internet.
  • Information and communication technologies and teacher training: about net and schools Artigos

    Alonso, Katia Morosov

    Abstract in Portuguese:

    A temática das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliada à formação dos professores, suscita reflexões sobre a natureza do trabalho pedagógico, com base nas mediações técnicas e no desenvolvimento do processo formativo dos profissionais da educação nesse contexto. De fato, o uso de recursos tecnológicos sofisticados não tem assegurado transformações nas práticas pedagógicas nas escolas. O objetivo deste artigo se centra na análise desse fator, considerando que a lógica estabelecida pelas TIC implica trabalho em rede, lógica muito diferente do realizado nas e pelas escolas atualmente. É na fronteira dessas lógicas que são observados espaços que poderiam apoiar menos reducionismos no entendimento sobre TIC e formação docente.

    Abstract in English:

    The subject matter: information and communication tecnologies (ICT) associated to teachers' training stir up reflexions about the nature of pedagogical work based on technical mediations and about the development of the formative process of education professionals in this context. Indeed, the use of sophisticated technological resources has not guaranteed transformations in pedagogical practices in schools. The objective of this article is focused on the analysis of this factor, considering that the logic established by the ICT, and more recently, the converging of the media and the web, imply work on-line, a very different logic from the one currently applied in and by the schools. It is within the border of these logics that are foreseen spaces which could support less reductionism in the understanding about ICTs and teachers' training.
  • The context of the new technologies of information and communication and school Artigos

    Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos; Duarte, Rosalia

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo analisa as tensões vividas pela escola brasileira face ao acelerado desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, tomando como referência pesquisas, realizadas no Brasil e no mundo, sobre modos de uso e de apropriação das tecnologias da informação e da comunicação adotados por crianças e jovens e, ainda, estudos que analisam o impacto disso nos processos cognitivos. Sem perder de vista o importante papel desempenhado pela educação escolar na formação de identidades e na construção e transmissão de conhecimentos e valores, o texto examina, criticamente, o que, em realidade, a escola incorpora das novas tecnologias e o que pode ainda vir a incorporar, levando o leitor a considerar possíveis estratégias que ajudariam a delinear novos cenários escolares e novos modos de potencializar os caminhos do conhecimento e da aprendizagem efetiva.

    Abstract in English:

    The present article analyses the tensions present in Brazilian schools in light of the accelerated technological development of the last few decades. We survey research, done in Brazil and in other countries, on how information and communication technologies are used and appropriated by children and young people, together with studies that analyses the impact of these technologies on cognitive processes. Without losing sight of the important role of schooling in the construction of identities, as well as the construction and transmission of knowledge and values, the text critically examines what new technologies schools have incorporated and what they can still incorporate, inviting the reader to consider possible strategies that help delineate new school scenarios and new ways of stimulating the paths to knowledge and effective learning.
  • The role of new communication technologies and distance education in responding to the global crisis in teacher supply and training: an analysis of the research and development experience Artigos

    Moon, Bob

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo enfoca o maior problema que ameaça todas as sociedades: atrair, reter e formar professores, particularmente em lugares onde os sistemas escolares estão se expandindo rapidamente. Examina as características da "crise dos professores" em relação a dados mundiais, dando uma atenção particular a lugares-chave na África e na Ásia. Esse contexto constitui o quadro de análise de um leque de pesquisas e programas de desenvolvimento que buscam usar as novas tecnologias da comunicação e da educação a distância para enfrentar a escala do desafio colocado.

    Abstract in English:

    This paper explores the major problem facing all societies to attract, retain and train teachers, particularly where school systems are expanding rapidly. The characteristics of the 'teacher crisis' will be examined by reference to global evidence, giving particular attention to key locations in Africa and Asia. This context then provides the framework for analysing a range of research and development programmes that seek to harness new communication technologies and distance education to meet the scale of the challenge posed.
  • The use of ICT in education and the promotion of social inclusion: a critical perspective from the UK Artigos

    Selwyn, Neil

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta um panorama crítico dos esforços políticos atuais para usar as tecnologias na melhoria dos resultados educacionais e promover a inclusão social na educação. A partir do exemplo do Reino Unido, identifica duas tendências nas atuais formulações de políticas: i) políticas focalizadas na oferta educacional que buscam usar as tecnologias para promover a igualdade de oportunidades e resultados educacionais; e ii) políticas focalizadas no acesso às tecnologias que buscam usar a educação para garantir a inclusão social em termos de oportunidades e resultados tecnológicos. Ao discutir as limitações sociais, econômicas e culturais desses enfoques, este texto examina várias questões que estão no cerne de uma tecnologia e uma educação mais eficientes no futuro.

    Abstract in English:

    This paper provides a critical overview of current policy efforts to use technologies to enhance educational outcomes and promote social inclusion in education. Using the UK as an example the paper identifies two trends in current policymaking, i.e. i) educational provision focussed policies which seek to use technologies to promote equality educational opportunities and outcomes; and ii) technological access focussed policies which seek to use education to ensure social inclusion in terms of technological opportunities and outcomes. Through a discussion of the social, economic and cultural limitations of these approaches the paper considers a number of issues which lie at the heart of more effective technology and education in the future.
  • After distance education: technologies, education and training in Italy (1995-2008) Artigos

    Rivoltella, Pier Cesare

    Abstract in Portuguese:

    O artigo pretende fornecer um quadro-síntese da educação a distância na Itália. A análise feita trabalha sobre um duplo nível de reconstrução do seu desenvolvimento no país, das primeiras experiências nos anos cinqüenta até hoje, e da elaboração teórica que foi produzida pela literatura especializada. São considerados três âmbitos: a escola, a universidade e a empresa. Em cada um são feitas referências às experiências de maior relevo desenvolvidas nos últimos anos. A hipótese teórica que fundamenta esta contribuição e que se expressa plenamente na conclusão é que os instrumentos da Web 2.0 estão predispondo a uma mudança de paradigma capaz de dar novo impulso a um movimento e a um mercado que, nos últimos anos, está estagnado sobre os modelos e as experiências-padrão.

    Abstract in Italian:

    L'articolo intende fornire un quadro sintetico della formazione a distanza in Italia. Lo fa lavorando sul doppio livello della ricostruzione del suo sviluppo nel Paese, dalle prime esperienze negli anni '50 fino ad oggi, e dell'elaborazione teorica che ne è stata prodotta dalla letteratura specializzata. Tre sono gli ambiti che vengono presi in considerazione: la scuola, l'Università e l'impresa. Di ciascuno viene dato cenno alle esperienze di maggior rilievo messe a punto negli ultimi anni. L'ipotesi teorica che sta sullo sfondo del contributo e che si esprime compiutamente nelle conclusioni è che gli strumenti del Web 2.0 stiano predisponendo un cambio di paradigma in grado di dare nuovo slancio a un movimento e a un mercato negli ultimi tempi un po' troppo assestati su modelli ed esperienze standard.

    Abstract in English:

    The aim of this article is to give a brief framework of distance education in Italy. Doing that it works on two levels: the first one is the history of distance education in the Country, from first experiences in the 50thies 'til nowadays; the second one is the theoric debate among the scholars about the key-concepts of this area. Three main items are considered: the School, the University, and the Enterprise. Of anyone are analyzed the best practices. The theoric hypothesis, clarified in the conclusions of this article, is that Web 2.0 tools are deeply transforming the situation: they'll probably be able to give new dynamism to a movement and to a market that in the last times seemed too fixed on standard models and experiences.
  • The use of information and communication technologies in the training of Quebec's future teachers Artigos

    Karsenti, Thierry; Villeneuve, Stéphane; Raby, Carole

    Abstract in Portuguese:

    Será que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações.

    Abstract in French:

    Les futurs enseignants qui sont formés au Québec sont-ils prêts à intégrer les technologies de l'information et de la communication (TIC) en contexte scolaire ? Pour répondre à cette question, une enquête a été réalisée auprès de 2 065 futurs enseignants, 410 enseignants associés et 90 superviseurs de stage provenant de neuf universités francophones du Québec offrant un programme de formation initiale à l'enseignement. Les résultats de l'étude montrent que les futurs enseignants ont accès aux équipements nécessaires pour se familiariser avec les TIC et possèdent une grande maîtrise des outils technologiques de base. Les données recueillies révèlent également que ces derniers utilisent régulièrement et de façon critique les TIC pour planifier, communiquer, rechercher de l'information, préparer du matériel pédagogique, résoudre des problèmes ou se perfectionner sur le plan professionnel. Malgré ce portrait fort prometteur, les résultats de l'étude indiquent aussi qu'une très faible proportion de futurs enseignants utilisent les technologies en salle de classe. La conclusion de l'étude fait état de certaines recommandations.

    Abstract in English:

    Are the future teachers trained in Quebec ready to integrate the information and communication technologies (ICT) in an educational context? To answer this question, a survey was conducted among 2.065 future teachers, 410 associated teachers and 90 stage supervisors from the nine francophone universities that provide pre-service training for teachers, in Québec. Our results reveal that these future teachers have access to adequate equipment so as to familiarize themselves with ICT and master very well basic technological tools. The data collected also show they use them regularly and critically to plan, communicate, look for information, prepare pedagogic materials, solve problems or improve their professional skills. Despite this quite promising picture, our results also show that only few would-be teachers use these technologies in the classroom. Our conclusion brings forth a few recommendations.
  • Politics and management of the superior education in the distance: new regulatory landmarks? Artigos

    Dourado, Luiz Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    Ao problematizar as políticas e gestão atuais para a educação básica e superior, o artigo enfoca os novos marcos regulatórios do processo expansionista e analisa as políticas direcionadas à formação de professores, com especial realce para a educação a distância no setor público. Nessa direção, apresenta e analisa alguns indicadores educacionais e busca apreender, no campo das políticas propostas pelo MEC, o papel da " Nova CAPES" como espaço de regulação das políticas de formação de professores, enfatizando a expansão pública, na modalidade EaD, por meio dos desafios da consolidação da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

    Abstract in English:

    To evaluate the current politics and management for the basic and superior education, the article focuses new regulatory landmarks of the expansion process and analyzes the politics directed to the formation of professors, with special distinction for the education in the distance in the public sector. In this direction, it presents and it analyzes some educational pointers and it searchs to apprehend, in the field of the politics proposals for the MEC, the paper of the " New CAPES" as space of regulation of the politics of formation of professors, emphasizing the public expansion, in the EaD modality, by means of the challenges of the consolidation of the Open University of Brazil (UAB).
  • Technologies in the national distance teacher education policy: between expansion and reduction Artigos

    Barreto, Raquel Goulart

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo foi produzido a partir de três pontos de entrada: (1) recontextualização; (2) expansão e redução e (3) tutores: concepção e condições de trabalho. Com base neles, discute a inscrição das tecnologias na configuração da política nacional de formação de professores a distância, focalizando os pressupostos e as implicações das formulações que a sustentam.

    Abstract in English:

    This article has been produced by means of three points of entry: (1) recontextualization; (2) expansion-reduction movement and (3) tutors' conception and working conditions. Based on them, it analyzes the ways information and communication technologies are inscribed in the current distance learning teacher education national policy, by focusing on the assumptions and implications of the formulations which sustain the whole construction.
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