Acessibilidade / Reportar erro
História da Educação, Volume: 17, Número: 40, Publicado: 2013
  • Escritas estudantis em periódicos escolares Apresentação

    Bastos, Maria Helena Camara
  • Célestin Freinet, a escrita em liberdade e o periódico escolar: um modelo de inovação educativa na primeira metade do século 20

    González-Monteagudo, José

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma discussão sobre a escrita e os periódicos escolares no contexto da pedagogia de Freinet, no período histórico da primeira metade do século 20. Centra-se, a partir da história cultural, na relação entre a criação das técnicas de Freinet e a sociedade e culturas europeias. O modelo de Freinet se caracteriza pelo seu enfoque educativo inovador e seu progressismo social. Também se discute a importância da escrita na obra de Freinet, e no próprio modelo pedagógico, como elemento central de um novo paradigma sobre a criança, a aprendizagem e a escola. Finalmente, se discute o tema específico dos periódicos escolares e a influência de Freinet nesse âmbito.

    Resumo em Francês:

    Cet article présente une discussion sur l'écriture et les jour aux scolaires, dans le contexte de la pédagogie Freinet, par rapport à la période historique de la première moitié du 20ème siècle. On prête spécial attention, depuis le point de vue de l'histoire culturelle, à la relation entre les origines des Techniques Freinet et la société et culture européennes. L'approche de Freinet à à voir avec l'innovation éducative et le progressisme social. On présente aussi un commentaire sur l'importance de l'écriture dans l'œuvre de Freinet et dans la modèle pédagogique proposé, en tant que dimension centrale d'un nouveau paradigme sur les enfants, l'apprentissage et les écoles. Finalement on discute sur les journaux scolaires et l'influence de Freinet dans ce domain.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una discusión sobre la escritura y los diarios escolares, en el contexto de la pedagogía Freinet, dentro del período histórico de la primera mitad del siglo 20. Se presta especial atención, desde el punto de la historia cultural, a la relación entre la creación de las técnicas Freinet y la sociedad y cultura europeas. El modelo de Freinet se caracteriza por su enfoque educativo innovador y su progresismo social. También se discute la importancia de la escritura en la obra de Freinet y en el propio modelo pedagógico, como elemento central de un nuevo paradigma sobre el niño, el aprendizaje y la escuela. Finalmente, se discute el tema específico de los diarios escolares y la influencia de Freinet en este ámbito.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses on writing and the schools journals, within the context of Freinet's Pedagogy, regarding the historical period of the first half of the 20th century. It is paid special attention, from the viewpoint of cultural history, to the relations between the origins of Freinet's methods and European culture and society. The Freinet's approach is characterized by innovation in the educational fields as well as social progressivism. Also it is discussed the importance of writing in Freinet's broad contributions, and particularly regarding his educational model, as a central feature of a new paradigm on children, learning, and schools. Finally it is presented a discussion on school journals ant the influence of Freinet in this field.
  • Um tesouro inexplorado: os periódicos escolares na Argentina

    Finocchio, Silvia

    Resumo em Português:

    No âmbito desse artigo propõe-se a identificar as origens da imprensa produzida por estudantes na Argentina e situar esse objeto impresso no contexto das atividades de produção e distribuição da imprensa em geral e da imprensa educativa e infantil em particular. Isso é feito a partir da sua inserção no contexto social, cultural e pedagógico da Argentina. Para dar conta da continuidade dessa tradição, apresentam-se os casos de um periódico da escola primária dos anos 1960 e outro da escola de nível médio dos anos 1980. Ao apresentar uma linha de investigação pouco explorada na Argentina, no que se refere à história cultural da educação e da imprensa, busca-se antecipar algumas conclusões iniciais de pesquisas em desenvolvimento.

    Resumo em Francês:

    L'article cherche à identifier les origines de la presse produite par les écoliers eux mêmes en Argentine. L'auteur présente cet imprimé dans le contexte socio culturel et éducatif de ce pays en le concevant comme une activité dans la production et distribution de la presse en général, ainsi que de la presse jeunesse et pédagogique en particulier. Comme preuve de la continuité de cette tradition, deux exemples en sont présentés: un journal conçu dans une école primaire des années soixante et un journal conçu par des lycéens dans les années quatre-vingt. Donc, sachant que de nos jours, l'histoire culturelle de l'éducation et de la presse constitue une voie de recherche inexplorée en Argentine, cet article apporte quelques premières découvertes.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo propone identificar los orígenes de la prensa producida por los propios escolares en la Argentina y ubica a este objeto impreso dentro de las actividades de producción y distribución de la prensa, en general, así como de la prensa educativa e infantil, en particular, insertándolo en el contexto socio cultural y pedagógico de la Argentina. Luego presenta dos casos, un periódico de escuela primaria de los años sesenta y un periódico del nivel medio de los años ochenta, para dar cuenta de la continuidad de esa tradición. Por tanto, al tiempo que se presenta una línea de investigación inexplorada en la Argentina en lo que refiere a la historia cultural de la educación y de la prensa en ese país, anticipa algunos primeros hallazgos.

    Resumo em Inglês:

    The present paper intends to identify the origins of student-produced school press in Argentina. The printed matter is set in Argentinian social, cultural and pedagogic context and is considered an activity attached to press production and distribution in general, and juvenile and educational press in particular. Two examples of student-made journals are given to account for the continuity of this tradition: one made by primary school students in the 1960s and another by high school students in the 1980s. Therefore, this article is presenting some preliminary findings with regard to education and press cultural history, which proves to be an unexplored research field in Argentina.
  • O jornal A Escola e a construção da escola moderna e republicana (Laguna, década de 1910)

    Teive, Gladys Mary Ghizoni; Dallabrida, Norberto

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa dois exemplares do jornal A Escola, veiculado no Grupo Escolar Jerônimo Coelho, de Laguna, Sul de Santa Catarina, em 1916. O que este jornalzinho teria a ver com aqueles que anos mais tarde foram popularizados por Decroly e Freinet e incorporados às escolas primárias brasileiras como parte das associações auxiliares da escola? Esta questão constituiu-se no fio condutor desta reflexão histórica, buscando indícios que contribuam para a discussão acerca do ensino ativo, carro-chefe da pedagogia moderna, e da escola ativa, principal bandeira da Escola Nova. Para tanto, analisa principais temas pautados pela gazeta A Escola quais sejam: o patriotismo republicano e a civilidade burguesa.

    Resumo em Francês:

    La présente étude examine deux exemplaires du journal L'École, diffusé sur le Groupe Scolaire Jerônimo Coelho, de Laguna, au Sud de Santa Catarina en 1916. Qu'est-ce que ce petit journal a à voir avec ceux qui ont été popularisés ans plus tard par Decroly et Freinet et incorporés aux écoles primaires dans le cadre des associations auxiliaires de l'école? Cette question a été le fil conducteur de cette réflexion historique, recherchant d'indices qui contribueraient à la discussion sur l'enseignement actif, le fleuron de la pédagogie moderne, et de l'école active, principal drapeau de l'Éducation Nouvelle. Pour ce faire, elle analyse les principaux thèmes examinés par la gazette L'École qui sont: le patriotisme républicain et la civilité bourgeoise.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio analiza dos ejemplares del periódico La Escuela, vehiculado en el Grupo Escolar Jerônimo Coelho, de Laguna, Sur de Santa Catarina, en 1916. ¿Este periodiquito qué tendría que ver con aquellos que años más tarde fueron popularizados por Decroly y Freinet e incorporados a las escuelas primarias brasileñas como parte de las asociaciones auxiliares de la escuela? Esta pregunta constituye el hilo conductor de esta reflexión histórica, buscando indicios que contribuyan para la discusión acerca de la enseñanza activa, insignia de la pedagogía moderna, y de la escuela activa, principal bandera de la Nueva Escuela. Por lo tanto, analiza principales temas pautados por el periódico La Escuela los cuales son: el patriotismo republicano y la civilidad burguesa.

    Resumo em Inglês:

    This study examines two copies of the newspaper The School, published by the School Group Jerônimo Coelho, Laguna, South of Santa Catarina in 1916. What would this newspaper have to do with those that years later were popularized by Decroly and Freinet and incorporated to Brazilian primary schools as part of the auxiliary school associations? This question was the thread of this historical reflection, seeking clues that would contribute to the discussion of active teaching, flagship of modern pedagogy, and active school, main feature of Progressive Education. Therefore, it analyzes the main themes debated by the newspaper The School such as: republican patriotism and bourgeois civility.
  • O Estudo e sua materialidade: revista das alunas-mestras da escola complementar/normal de Porto Alegre/RS (1922-1931)

    Fraga, Andréa Silva de

    Resumo em Português:

    A revista O Estudo foi um impresso estudantil publicado pelas alunas do Grêmio de Estudantes da Escola Complementar/Normal de Porto Alegre/RS, entre os anos de 1922 a 1931. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escrita, o artigo tem como propósito apresentar a descrição de sua materialidade, isto é, do seu suporte e dos diferentes aspectos que caracterizam O Estudo como objeto impresso, de modo a compreender sua composição e especificidades.

    Resumo em Francês:

    La revue O Estudo était imprimé étudiant publié pour la guilde des élèves de l'Escola Complementar/Normal Porto Alegre/RS, entre les 1922 à 1931. En vue de la histoire de l'éducation et les hypothèses de l'histoire de la culture écrite, l'article vise à présenter une description de sa matérialité, c'est-à-votre support et les différents aspects qui caractérisent O Estudo comme un objet imprimé, afin de comprendre sa composition et les spécificités.

    Resumo em Espanhol:

    La revista O Estudo fue un impreso dos estudiantes publicado por lo Gremio de los estudiantes de la Escola Complementar/Normal de Porto Alegre/RS, entre los años 1922 a 1931. En vista de la historia de la educación y los supuestos de la historia de la cultura escrita, el artículo tiene como objetivo presentar una descripción de su materialidad, es decir, el soporte y los diferentes aspectos que caracterizan O Estudo como un objeto impreso, con el fin de entender su composición y especificidades.

    Resumo em Inglês:

    The journal O Estudo was a student printed published by the guild of students of the Escola Complementar/Normal from Porto Alegre/RS, between the years 1922 to 1931. In view of the history of education and premises of history of written culture, the article has the purpose present a description of its materiality, that is, your support and the different aspects that characterize O Estudo as a printed object, in order to understand their composition and characteristics.
  • O jornal Das Band da Deutsche Hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre imigração alemã (Colégio Farroupilha/RS, 1929-1938)

    Jacques, Alice Rigoni; Grimaldi, Lucas Costa

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa o jornal Das Band, editado pelos estudantes e professores da Deutsche Hilfsvereinsschule, Colégio Farroupilha/RS, no período de 1929-1938. A pesquisa contextualiza a história da escola, a produção e circulação do jornal e, especialmente, as escritas produzidas pelos estudantes do curso primário e do curso ginasial sobre o tema imigração alemã, que constroem uma discursividade de enaltecimento da participação alemã no povoamento do Rio Grande do Sul.

    Resumo em Francês:

    Cette étude analyse le journal Das Band édité par les étudiants et les périodique enseignants de la Deutsche Hilfsvereinsschule, Colégio Farroupilha/RS, pour la période 1929-1938. La recherche décrit l'histoire de l'école, la production et la diffusion du journal et, en particulier, les écrits produits par les élèves de l'école primaire et au collège sur l'immigration allemande, qui construisent un discours de glorification de la participation allemande dans le règlement Rio Grande do Sul.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza el periódico Das Band, editado por los estudiantes y profesores de Deutsche Hilfsvereinsschule, Coléegio Farroupilha/RS, en el período 1929-1938. La investigación describe la historia de la escuela, la producción y la circulación del periódico y en especial los escritos producidos por los alumnos de la escuela primaria y secundaria sobre la inmigración alemana, que construyen un discurso de exaltación de la participación alemana en el asentamiento Rio Grande do Sul.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the newspaper Das Band, edited by students and teachers of Deutsche Hilfsvereinsschule, Colégio Farroupilha/RS, in the period 1929-1938. The research describes the history of the school, the production and circulation of the newspaper and especially the writings produced by students of primary and middle school on german immigration, which build a discourse of glorification of German participation in the settlement Rio Grande do Sul.
  • Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)

    Amaral, Giana Lange do

    Resumo em Português:

    O presente texto trata do uso de jornais estudantis como fonte para estudos em História da Educação, bem como da importância da leitura de jornais escolares. Privilegia-se a análise de dois jornais de escolas de ensino secundário católico e laico de Pelotas/RS: o Ecos Gonzagueanos e o Estudante. Nas investigações que abordam as práticas culturais, seus sujeitos e sua produção, os jornais estudantis são considerados elementos potenciais para a apreensão das práticas, dos discursos e do cotidiano escolar. É possível observar valores, costumes e interesses que balizavam as relações dos jovens estudantes, bem como os reflexos das apropriações feitas a partir da cultura escolar da instituição a qual estavam ligados.

    Resumo em Francês:

    Cet article examine l'utilisation des journaux d'étudiants comme source pour des études en histoire de l'éducation, ainsi que l'importance de lire le journal de l'école. Met l'accent sur l'analyse des deux journaux des écoles secondaires catholiques et laïques de Pelotas/RS: Ecos Gonzagueanos et Estudante. Dans les enquêtes qui portent sur les pratiques culturelles, de leurs sujets et de leur production, journaux étudiants sont considérés comme des éléments possibles pour la saisie de pratiques, de discours et de la vie quotidienne à l'école. Vous pouvez voir les valeurs, les douanes et les intérêts qui axée sur les relations entre les jeunes étudiants, ainsi que les réflexions des crédits de la culture scolaire de l'établissement auquel ils sont connectés.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute el uso de periódicos de estudiantes como fuente para estudios en Historia de la Educación, así como la importancia de la lectura de periódico escolar. Se centra en el análisis de dos periódicos de las escuelas secundarias católicas y seculares de Pelotas/RS: Ecos Gonzagueanos y Estudante. En las investigaciones que abordan las prácticas culturales, sus temas y su producción, periódicos de estudiantes se consideran elementos potenciales para la incautación de las prácticas, discursos y vida cotidiana en la escuela. Puede ver los valores, costumbres e intereses que orientan a las relaciones de los jóvenes estudiantes, así como las reflexiones de los créditos de la escuela de cultura de la institución a la que estaban conectados.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the use of student newspapers as a source for studies in history of education, as well as the importance of reading school newspaper. Focuses on the analysis of two newspapers of catholic secondary schools and secular of Pelotas/RS: Ecos Gonzagueanos and Estudante. In investigations that address cultural practices, their subjects and their production, student newspapers are considered potential elements for the seizure of the practices, discourses and daily life at school. You can see the values, customs and interests that oriented the relationships of young students as well as the reflections of the appropriations made from the school culture of the institution to which they were connected.
  • O jornal A Voz da Escola: escritas dos alunos do Colégio Elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS, 1934-1940)

    Bastos, Maria Helena Camara; Ermel, Tatiane de Freitas

    Resumo em Português:

    O artigo aborda as escritas de alunos do ensino primário do Colégio Elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS), publicadas no jornal A Voz da Escola (1934-1940), como prática de formação pessoal, cívica e religiosa, de aprendizagem da moral ou da civilidade. Busca-se analisar os discursos veiculados, os processos de subjetivação e suas influências nos modos como as crianças, na faixa etária de 10 a 12 anos, pensavam, agiam e se expressavam nos espaços de construção de suas identidades. Insere-se nas práticas de escritas escolares e infantis, especialmente na interface da História da Educação e da história da cultura escrita, que analisa a produção, difusão, conservação e o uso dos objetos escritos, em suas várias modalidades. Os exemplares do periódico são tomados como lócus privilegiado para se adentrar no cotidiano de uma escola primária, da década de 1930, isto é, o universo escolar e toda uma rede paralela de significações.

    Resumo em Francês:

    L'article discute les écrits des élèves l'école primaire Collège Souza Lobo (Porto Alegre/RS), publié dans le journal La Voix de l'Ecole (1934-1940), en tant que pratique de l'apprentissage personnelle, civique et religieuse morale ou de la civilité. Il vise à analyser les discours transmis les processus subjectifs et leur influence sur la façon dont les enfants, âgés de 10-12 ans, pensé, agi et se sont exprimés dans les espaces pour la construction de leurs identités. Chutes dans la pratique de l'écriture et à l'école des enfants, en particulier à l'interface de l'histoire de l'éducation et l'histoire de la culture écrite, qui examine la production, la distribution, la conservation et l'utilisation des objets écrits dans ses diverses formes. Des exemplaires de la revue sont considérés comme un lieu privilégié pour aller de l'avant dans la vie quotidienne d'une école élémentaire dans les années 1930, à savoir, l'environnement scolaire et tout un réseau parallèle de significations.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza los escritos de los alumnos de primaria del Colegio Elemental Souza Lobo (Porto Alegre/RS), publicado en el periódico La Voz de la Escuela (1934-1940), como una práctica de aprendizaje personal, cívica y religiosa moral o el civismo. Su objetivo es analizar como los discursos transmiten los procesos subjetivos y su influencia en las formas en que los niños, con edades entre 10-12 años, pensaron, actuaron y se han expresado en los espacios para la construcción de sus identidades. Las caídas en la práctica de la escritura y la escuela de los niños, especialmente en la interface de la historia de la educación y la historia de la cultura escrita, que examina la producción, distribución, conservación y uso de los objetos escritos en sus diversas formas. Las copias de la revista se toman como un lugar privilegiado para avanzar en la vida cotidiana de una escuela primaria en la década de 1930, es decir, el entorno escolar y toda una red paralela de significados.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the writings of primary school pupils of the Elementary School Souza Lobo (Porto Alegre/RS), published in the newspaper A Voz da Escola (1934-1940), as a practice of civic, religious and personal formation, learning of moral or civic education. It aims to analyze conveyed discourses, subjective processes and their influence in way children, aged 10-12, thought, acted and expressed themselves in spaces of construction of their identities. It is inset in the practice of school and children's writings, especially in the interface of the history of education and the history of written culture, which analyze the production, distribution, conservation and the usage of written objects in their several forms. Copies of the journal are taken as a privileged place in order to move forward into the daily life of an elementary school student in the 1930's, which means the school environment and a whole parallel network of meanings.
  • Cultura escolar e cultura política: projeto de nacionalização e o jornal escolar A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945)

    Silva, Cristiani Bereta da

    Resumo em Português:

    O presente artigo problematiza as relações estabelecidas entre o projeto político de nacionali-zação em Santa Catarina e as práticas escolares a partir da análise do jornal escolar A Criança Brasileira. Esse periódico foi publicado por 27 anos, de 1942 a 1968, assinado sempre por alunos do Primário e do Curso Complementar do Grupo Escolar Lauro Müller, inaugurado em 1912, em Florianópolis. Para essa discussão foram selecionados os números publicados entre 1942 e 1945. Tal escolha foi feita em razão dos temas privilegiados: biografias, datas comemorativas, notícias do cotidiano da escola, principalmente aquelas referentes às associações auxiliares, que evidenciam as práticas nacionalistas do período. Essas questões serão interpretadas a partir das noções de cultura política e de cultura escolar. Postula-se que o entrecruzamento dessas noções permitirá melhor compreender a permeabilidade entre as práticas políticas e as práticas escolares cotidianas, bem como quais normas e valores contribuíram para determinar as representações que os sujeitos e coletividades do passado fizeram de si mesmos e intentaram legar ao futuro.

    Resumo em Francês:

    Cet article questionne les relations établies entre le projet politique de nationalisation en Santa Catarina et les pratiques scolaires à partir de l'analyse du journal scolaire A Criança Brasileira. Ce périodique a été publié pendant 27 ans, de 1942 à 1968. Il a toujours été rédigé par des élèves de l'enseignement primaire et par des élèves du cours complémentaire du groupe scolaire Lauro Müller, qui existe depuis 1912 à Florianópolis. Dans le cadre de cette discussion, des publications entre 1942 et 1945 ont été sélectionnées. Ce choix se justifie par des thèmes qui ont été abordés durant cette période comme des biographies, dates commémoratives et nouvelles du quotidien de l'école, à savoir les nouvelles des associations auxiliaires qui mettaient en relief les pratiques nationales. Ces questions seront interprétées à partir de la notion de la culture politique et de la culture scolaire. On suppose que l'entrecroisement de ces notions permettra de mieux comprendre la perméabilité qui existe entre les pratiques politiques et les pratiques scolaires quotidiennes. Aussi, il permettra de mieux saisir quelles normes et valeurs ont contribué à déterminer la représentation que les sujets et les collectivités ont eu d'eux-mêmes auparavant. Il sera également possible de voir quelles normes et valeurs qu'ils ont essayé de transmettre à l'avenir.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del análisis de periódico escolar A Criança Brasileira, este artículo problematiza las relaciones establecidas entre el proyecto político de nacionalización en Santa Catarina y las prácticas escolares. Dicho periódico fue publicado a lo largo de 27 años, de 1942 a 1968, firmado siempre por alumnos de enseñanza básica y del Curso Complementario del Grupo Escolar Lauro Müller, inaugurado en 1912 en Florianópolis. Para la presente discusión, se han seleccionado los números publicados entre 1942 y 1945. Esta elección se dio en función de los temas privilegiados: biografías, fechas conmemorativas, noticias del cotidiano escolar, principalmente las que se refieren a las asociaciones auxiliares, que evidencian prácticas nacionalistas en ese periodo. Estas cuestiones se interpretarán partiendo de las nociones de cultura política y cultura escolar. Se postula que el entrecruce de estas nociones permitirá comprender mejor la permeabilidad entre las prácticas políticas y las prácticas escolares cotidianas, así como cuáles las normas y valores que contribuyeron para determinar las representaciones que los sujetos y colectividades del pasado han hecho de si mismos y trataron de dejar para el futuro.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the issue of relations established between the political nationalization project in the state of Santa Catarina and school practices, departing from the analysis of A Criança Brasileira, a school newspaper. Such newspaper was published for 27 years (from 1942 to 1968), being always signed by Elementary and Complementary school students of a state school, Grupo Escolar Lauro Müller, established in 1912 in the city of Florianópolis. For the present discussion, issues published between 1942 and 1945 have been selected. Such choice has been done based on the privileged topics of the period: Biographies, celebratory dates, school life news - particularly those related to aid institutions that bring to light nationalist practices. Such issues will be interpreted based on notions of political culture, and the culture of school environments. The intertwining of such notions is postulated to avail a better understanding of how political practices permeate quotidian school practices, as well as which norms and values have contributed to determining a representation that past subjects and collectivities have made of themselves, and have attempted to leave as future legacy.
  • O jornal escolar O Estudante Orleanense: não podemos tornar as crianças felizes, mas podemos fazê-las felizes tornando-as boas (Santa Catarina, 1949-1973)

    Rabelo, Giani

    Resumo em Português:

    A idéia de pesquisar sobre o jornal O Estudante Orleanense surgiu no momento em que encontramos vários números do impresso no acervo da EEB Costa Carneiro, localizada no município de Orleans/SC, em uma das etapas de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. À época (2010), deparamo-nos com 57 exemplares, além de um livro de atas da Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. Este artigo se propõe a dar visibilidade às práticas e saberes estudantis, mas, principalmente, compreender a contribuição destes instrumentos informais de educação, jornal e associação, à cultura escolar constituída neste educandário entre os anos de 1949 e 1973, no que concerne ao processo civilizador em curso com a instalação do grupo escolar em nível nacional, estadual e local.

    Resumo em Francês:

    L'idée de rechercher le journal O Estudante Orleanense est venue quand nous avons trouvé plusieurs numéros imprimés de la collection EEB Costa Carneiro, situé dans la ville d'Orléans/SC dans l'une des étapes de la mise en œuvre du Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. A l'époque (2010), nous sommes confrontés à 57 exemplaires, plus un livre des minutes de Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. Cet article vise à donner une visibilité aux pratiques des étudiants et des connaissances, mais surtout de comprendre la contribution de ces instruments éducation informelle, journal et association, et de la culture scolaire fait cette race entre les années 1949 et 1973, en ce qui concerne le processus de civilisation en cours avec l'installation de l'école primaire à l'échelon national, étatique et local.

    Resumo em Espanhol:

    La idea de investigar el diario O Estudante Orleanense fue cuando nos encontramos con varios números impresos de la colección de la EEB Costa Carneiro, ubicado en la ciudad de Orleans/SC en una de las etapas de la implementación del Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. En el momento (2010), nos encontramos con 57 copias, además de un libro de actas de la Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. En este artículo se pretende dar visibilidad a las prácticas de los estudiantes y el conocimiento, pero sobre todo para entender la contribución de estos instrumentos de educación informal - diario y asociación - y la cultura de la escuela hizo esta raza entre los años 1949 y 1973, en relación con el proceso de civilización en marcha con la instalación de la escuela primaria a nivel nacional, estatal y local.

    Resumo em Inglês:

    The idea of researching the newspaper O Estudante Orleanense emerged when we found several numbers printed in the collection of EEB Costa Carneiro, located in the city of Orleans/SC in one of the stages of implementation of the Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. At the time (2010), found 57 copies, plus a minute book of the Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. This article proposes to give visibility to student practices and knowledge, but mainly to understand the contribution of these instruments informal education - newspaper and association - the school culture made this educational institution between the years 1949 and 1973, regarding the civilizing process underway with the installation of the primary school at the national, state and local.
  • FEUPA: uma revista produzida pela federação dos estudantes universitários de Porto Alegre (RS, 1945/46)

    Gonçalves, Dilza Porto; Carra, Patrícia Rodrigues Augusto

    Resumo em Português:

    Este artigo divulga parte de uma investigação, ainda em andamento, sobre o impresso estudantil Feupa, revista produzida pelos integrantes da Federação dos Estudantes de Porto Alegre - Feupa -, durante a década de 1940. A pesquisa indica que a produção de impressos por estudantes estava relacionada à cultura da época. Os temas abordados pelos estudantes, presentes nas páginas de Feupa, são variados: política, literatura, filosofia, ciências, teatro, assuntos estudantis e problemas relacionados à Universidade de Porto Alegre, que começa a se encaminhar para constituir a atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por meio dessas escritas ordinárias, podemos perceber idéias e posicionamentos políticos implícitos nas escolhas dos assuntos, das ilustrações, da distribuição dos textos e imagens no corpo do periódico e explícitos em debates políticos e ideológicos. A análise deste impresso estudantil possibilita o estudo do próprio impresso e da cultura escolar que o envolvia, assim como pode ser norteador de estudos sobre a juventude universitária e o movimento estudantil.

    Resumo em Francês:

    Cet article divulgue une partie d'une recherche, encore en cours, concernant l'imprimé scolaire appelé revista Feupa. Cet imprimé a été produit par les membres de la Fédération des Etudiants de Porto Alegre - Feupa -, pendant les années 1940. La recherche signale que la production d'imprimés faits par des étudiants se rapportait à la culture de l'époque. Les sujets traités dans les pages du magazine Feupa sont variés. Nous y voyons des textes sur politique, littérature, philosophie, sciences, théâtre, des sujets concernants aux étudiants et des problèmes liés à l'Université de Porto Alegre, qui commençait, alors, à devenir l'actuelle Université Fédérale du Rio Grande do Sul. Par ces écrits ordinnaires, nous pouvons entrevoir des idées et des positions politiques qui sont implicites dans les choix des sujets, des figures, de l'arrangement des textes et des images au corps du magazine, et qui se montrent explicites dans des débats politiques et idéologiques. L'analyse des ces imprimés scolaires rend possible l'étude des imprimés eux-mêmes bien que de la culture scolaire qui les entourait à l'époque. Cet étude peut aussi orienter d'autres études sur la jeunesse universitaire et sur le mouvement des étudiants.

    Resumo em Espanhol:

    Esto artículo divulga parte de una investigación, aunque en desarrollo, acerca de lo impreso del estudiante revista Feupa. Esto impreso fue producido por los miembros de la Federação dos Estudantes de Porto Alegre - Feupa. La pesquisa indica que la producción de los impresos por los estudiantes estaba relacionada a la cultura de la época. Los temas abordados por los estudiantes presentes en las páginas de Feupa son variados. Encontramos textos acerca de política, literatura, filosofía, ciencias, teatro, asuntos de los estudiantes y problemas relacionados a la Universidade de Porto Alegre, que empieza a se encaminar para constituir a la actual Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A través de esas escrituras ordinarias, es posible percibir ideas y posicionamientos políticos implícitos en las elecciones de los asuntos, de las ilustraciones, de las distribuciones de los textos e imagenes en lo interior de lo periódico y explícitos en debates políticos e ideológicos. La análisis de estos impresos de los estudiantes posibilita el estudio de los propios impresos e de la cultura escolar que envolvía estos impresos. Así como, puede ser rector en los estudios acerca de la juventud universitaria y acerca de lo movimiento de los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    This article presents part of a still ongoing research about the student publication Feupa. It was produced by the members of Student Federation From Porto Alegre - Feupa - during the 1940's. This research indicates that the print production of students was culturally related at that time. The topics discussed by this group in the publication are diverse, among them politics, literature, philosophy, science, theater, and problems related to the University of Porto Alegre, which became later the federal university of Rio Grande do Sul. Trough Feupa, it is possible to perceive implicit political idead and positions when choosing the topics, the illustrations, texts and images. The analysis of these publications allows the study of the cultural background involved. It also guides the research about the youth and the academic field and the student mobilizations.
  • Folhas voláteis, papéis manuscritos: o pelotão de saúde no jornal infantil Pétalas (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952)

    Cunha, Maria Teresa Santos

    Resumo em Português:

    O jornal Pétalas Infantil era uma produção manuscrita, feita em folhas avulsas, realizada pelas alunas do curso primário do Colégio Coração de Jesus, uma instituição religiosa e feminina de Florianópolis/SC, e cujos exemplares, entre 1945 e 1952, foram conservados em um acervo pessoal. O texto deste estudo centra-se na análise dos artigos e comentários que expressavam preceitos veiculados pelo pelotão de saúde, uma associação complementar da escola, legitimada por lei e cujo propósito era auxiliar na criação e manutenção de princípios higiênicos como integrantes da cultura escolar do período. O artigo vincula-se ao campo de pesquisa da História da Educação e da cultura escrita entendidas, ambas, como produções discursivas e escolares de um determinado tempo e lugar que, tanto pelos suportes em que se apresentam à leitura, como pelos preceitos higienistas e cívicos que punham em circulação, permitem pensar a importância desse material na construção de uma memória para o reconhecimento de diferentes práticas, costumes, rituais, ações que integravam o ambiente escolar do período em pauta.

    Resumo em Francês:

    Le jounal Pétalas pour enfants était un manuscrit faite dans une feuille unique, tenu par les élèves de l'école primaire du Sagrado Coração de Jeses, une institution religieuse et femalle de Florianópolis/SC; leurs exemplaires, pendant les annés de 1946 et 1952, étaient conservés dans une collection personnelle. Cette étude a porté sur l'analyse des articles et des commentaires qui expriment les préceptes transmis par le peloton de la santé, une association de l'école, légitimé par la loi, et dont le fonction est d'aider à la création et au maintien des principes de l'hygiène dans le cadre de la culture de l'école de la période. L'article est situé vers le champ de recherche de l'histoire de l'éducation et la culture écrit, et enténd les deux comme écriture discursive et productions de l'école d'un particulier temps et lieu qui, pour les prend en charge que se présentent à la lecture, pour civique et préceptes hygiénistes mis en mouvement, nous permettent de penser que l'importance de ce materiél dans la construction d'une mémoire pour la reconnaissance des différentes pratiques, les rituels, les actions qui faisaient partie du milieu de la période scolaire.

    Resumo em Espanhol:

    El periódico Pétalas era un manuscrito producido por los niños, realizada en una sola hoja, celebrada por los alumnos de la escuela primaria del Sagrado Coração de Jesus, una institución religiosa y la hembra de Florianópolis/SC y cuyo ejemplar, entre 1946 y 1952, se mantuvieron en una colección personal. Este estudio se centró en el análisis de los artículos y comentarios que expresó preceptos transmitidos por el pelotón de salud, una asociación de escuela, legitimada por la ley, y cuyo propósito era ayudar en la creación y mantenimiento de los principios higiénicos como parte de la cultura escolar del período. El artículo se vincula con el campo de búsqueda de la historia de la educación y la cultura escrita, tanto como escritura entendían discursiva y producciones de la escuela de una determinada hora y lugar que tanto por los soportes en se presentan en la lectura, por cívicos y preceptos higienistas que puso en movimiento, permiten pensar en la importancia de este material en la construcción de una memoria de reconocimiento de las diferentes prácticas, costumbres, rituales, actos que fueron parte del ambiente escolar del período.

    Resumo em Inglês:

    Petals Childish journal was a handwritten production, made in single sheets of paper, held by the students of the primary school Coração de Jesus, a religious institution for girls in Florianópolis/SC and who's exemplary, between 1946 and 1952, were kept in a personal collection. This study focused on the analysis of the articles and comments that expressed precepts conveyed by the platoon of health, a complementary association of the school, legitimized by law, and whose purpose was to assist in the creation and maintenance of hygienic principles as part of the school culture of the period. The article connects to the search field of the history of education and education's history, both understood as writing discursive and school productions of a determined time and place that, as much by the stand in with it is presented to reading, as much as by the hygienist and civic precepts it laid in circulation, allow you to think of the importance of this material in the construction of a memory for the recognition of different practices, customs, rituals, actions that were part of the school ambient of the period.
  • O Crisol: periódico das alunas do Colégio Americano (Porto Alegre/RS, 1945-1964)

    Almeida, Dóris Bittencourt

    Resumo em Português:

    Neste trabalho investiga-se o periódico O Crisol, produzido pelas alunas do Colégio Americano, uma escola de Porto Alegre/RS, entre os anos de 1945 e 1964. Esse periódico diz muito à História da Educação, pois evidencia saberes e práticas que circulavam na comunidade do Colégio e revela um pouco das representações da cultura juvenil daquele tempo. Aqui interessam os significados dos discursos difundidos pelo periódico nos processos de subjetivação provocados pelos textos e suas possíveis influências na construção das identidades das jovens leitoras e escritoras do jornal. A pesquisa identifica-se com os pressupostos teóricos da História Cultural e se inscreve no campo das práticas de leitura e escrita e de memórias juvenis, tendo como referenciais as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar.

    Resumo em Francês:

    Cet étude examine le periodique O Crisol, realisé par les étudiants du Colégio Americano, une école de Porto Alegre/RS, entre les années 1945 et 1964. Le journaux disent beaucoup à l'Histoire de l'Education, comme en témoignant les connaissances et les pratiques qui circulaient dans la communauté, en revelant un peu de representations de la culture de la jeunesse de l'époque. Voici les sens de les intérêts de la difusion des discours diffusés par la revue, dans les processus de subjectivation causés par les textes et leurs influences possibles sur la construction des identités de les jeunes lecttrices et des écrivains du jornal. La recherche identifie les pressupposés théoriques de l'Histoire Culturelle et inscrit dans le domaine de les pratiques de lecture et de l'écriture et des souvenirs de la jeunesse,en prennant comme référence les concepts de la culture écrit comme production discursive d'une époque et lieu

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo investiga el periódico O Crisol, producido por las alumnas del Colegio Americano, una escuela de Porto Alegre/RS entre los años 1945 y 1964. Lo periódico dice mucho a la Historia de la Educación, como lo evidencia el conocimiento y las prácticas que circulaban en la comunidad del Colegio, revelando un poco de las representaciones de la cultura juvenil de la época. Acá interesan las significaciones de los discursos difundidos por el periódico, en los procesos de subjetivación causados por los textos y sus posibles influencias en la construcción de las identidades de las jóvenes lectoras y escritoras del periódico. La pesquisa se identifica con los presupuestos teóricos de la Historia Cultural y si inscribe en el campo de la lectura y escrita de los recuerdos de la juventud, tomando como referencia los conceptos de alfabetización como producción discursiva de un determinado tiempo y lugar.

    Resumo em Inglês:

    This work investigates the journal O Crisol produced by students of the Colégio Americano, a school in Porto Alegre/RS, between the years 1945 and 1964.The journal says much to the History of Education, as evidenced knowledges and pratices circulating in the community, showing a bit of representations of youth culture in that time. Here the interest by meaning's dissemination of speeches by the journal in the processes of subjectivation caused by texts and their possible influences on the construction of identities of young readers and writers of the newspaper. The research identifies with the theoreticals presuppositions o Cultural History and inscribed in the field of reading and writing practices and memories of youth, taking as reference the concepts of the writing culture as a discursive production of a determinated time and place.
  • Humor e irreverência nos impressos estudantis de escolas normais rurais (RS, 1945-1983)

    Werle, Flávia Obino Corrêa

    Resumo em Português:

    Este estudo discute um tipo de cultura escolar que contribui para a formação dos estudantes e revela práticas pedagógicas. O foco da discussão são os impressos estudantis, os quais são analisados como espaço educativo, de expressão e organização dos alunos. Aspectos relacionados ao humor e irreverência são analisados nos impressos produzidos por estudantes de duas escolas normais rurais do Rio Grande do Sul, Brasil.

    Resumo em Francês:

    Le présent document traite d'un type de culture scolaire qui contribue à la formation des étudiants et des pratiques pédagogiques révèle. Le thème de la discussion sont sudent's journal qui sont analysés comme l'espace, l'expression et l'organisation pédagogique des étudiants. Les aspects liés à l'humour et l'irrévérence sont examinés dans des documents imprimés produits par les élèves de deux écoles normales rurales du Rio Grande do Sul, Brazil.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se analiza un tipo de cultura escolar que contribuye a la formación de los estudiantes y las prácticas pedagógicas. El foco de la discusión son los impresos de estudiantes que se analizan como espacio educativo, de expresión y organización de los estudiantes. Aspectos relacionados con el humor y la irreverencia son examinados en los materiales impresos producidos por estudiantes de dos escuelas normales rurales de Rio Grande do Sul, Brazil.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses a type of school culture that contributes to the training of students and pedagogical practices reveals. The focus of the discussion are the student's journal which are analyzed as educational space, expression and organization of students. Aspects related to humor and irreverence are examined in printed materials produced by students from two rural normal schools of Rio Grande do Sul, Brazil.
  • Do Schüler-Zeitung ao O Ateneu: marcas da cultura escolar nas páginas dos periódicos (São Leopoldo/RS, 1964-1973)

    Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; Frank, Joana

    Resumo em Português:

    O trabalho investiga o periódico O Ateneu, produzido pelos alunos de uma escola de São Leopoldo/RS, entre os anos de 1937 e 1973. O recorte escolhido foi as décadas de 1964 a 1973. A investigação de propôs a analisar os discursos referentes ao contexto da ditadura militar no Brasil. O Ateneu é tomado como um elemento da cultura material escolar que representa a possibilidade de tangenciar alguns aspectos referentes à cultura escolar de uma instituição de confissão luterana, representativa da Região do Vale do Rio dos Sinos. Observa-se que O Ateneu foi um espaço de afirmação e construções identitárias de um grupo de jovens estudantes secundaristas. Quanto aos discursos relativos ao regime ditatorial, percebe-se que as manifestações presentes no periódico aparecem, em sua maioria, de forma velada. No entanto, também é possível entender que os estudantes preocupavam-se com as questões sociais e políticas do país, pois, no ano de 1963, há registros de que nessa escola formou-se o Departamento de Estudos Políticos e Sociais Brasileiros - DEPSB - como órgão do Grêmio Estudantil. Nos registros do caderno de atas do DEPSB não só alunos, mas também um professor se reuniam normalmente no turno da noite para debater o que eles registraram como sendo temas atuais da política brasileira e internacional.

    Resumo em Francês:

    La recherche explore le périodique L'Athénée, realisé par des élèves d'une école de São Leopoldo/RS pendant les anées de 1937 et 1973. Le periode choisi a été dans les décades de 1964 à 1973. La recherche analyse les discours qui se repportent au contexte de la dictature militaire au Brèsil. O Ateneu est consideré comme un élément da la culture scolaire de l'école qui represente la possibilité d'observer les aspects relatifs à la culture scolaire d'une école lutherienne au Vale do Rio dos Sinos. On observe que L'Athénée a été un espace de construction de l'identité d'un groupe de jeunes étudiants du secondaire. Dans le qui concerne au régime de la dictature de cette époque-lá, on observe que les manifestations sont discrètes. Pourtant, est aussi possible de comprendre par la recherche que les étudiants ont étaient interessés par les questions sociales et politiques du pays, ainsi que, en 1963, dans cette école, il y avait la fondation du Departamento de Estudos Políticos e Brasileiros - DEPSB -, comme un departement du Grêmio Estudantil. Dans les enregistrements du DEPSB, non seulement les étudiantes mais aussi un einseignant, habituellement se rencontraient dans le period de la nuit pour discuter ce qu'ils ont enregistré comme thémes d'actualité de la politique brèsilienne et international.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo investiga la revista El Ateneo, elaborado por estudiantes de una escuela en São Leopoldo/RS, entre los años 1937y 1973. El recorte fue elegido para las décadas 1964 a 1973. La investigación se propone analizarlos discursos relacionados con el contexto de la dictadura militar en Brasil. El Ateneo se toma como un elemento de la cultura material escolar que representa la posibilidad tangente de algunos aspectos dela cultura escolar de una institución de Confesión Luterana representante de Vale do Rio dos Sinos. Observe que El Ateneo era un espacio de construcción y afirmación de la identidad de un grupo de jóvenes estudiantes de secundaria. En cuanto a los discursos sobre régimen dictatorial, se observa que las manifestaciones actuales aparecen en la revista, en su mayoría clandestinamente. Sin embargo, también es posible entender que los estudiantes estaban preocupados por los problemas sociales y políticos del país, ya que, en 1963, existen registros de esta escuela que se graduó en el Departamento de Estudios Brasileños Políticas y Sociales - DEPSB - como órgano del Sindicato de Estudiantes. En los registros de las actas de la DEPSB licitación, no sólo a estudiantes sino también un maestro por lo general se reunieron en el turno de noche para discutir lo que registra como temas de actualidad de la política internacional y brasileña.

    Resumo em Inglês:

    The work investigates the journal The Athenaeum, produced by students of a schooling São Leopoldo/RS, between the years 1937 and 1973. The clipping wash o sent the decades from 1964 to 1973. The research proposed to analyze the discourses present related to the context of the military dictator ship in Brazil. The Athenaeum is taken as an element of material culture school that represents the tangent possibility of some aspects of the school culture of Lutheran confession representative of Vale do Rio dos Sinos. Observe that The Athenaeum was a space of affirmation and identity constructions of a group of young high school students. As for speeches concerning the dictatorial regime, it is observed that the present manifestations appearing the journal, mostly covertly. However, it is also possible to understand through research, that students were concerned with the social and political issues of the country because, in 1963, there are records of this school that graduated from the Department of Political and Social Studies Brazilians - DEPSB -as an organ of student guild. In the records of the minutes of the tender DEPSB, not only students but also a teacher usually met on the night shift to discuss what they recorded as current issues of international and brazilian politics.
  • Revistas para professores na Argentina: discursos, conselhos pedagógicos e sucessos editoriais Resenha

    Quadros, Claudemir de
  • O plano de ensino do grêmio de professores paulistas para a primeira reforma da instrução pública (1891) Documento

    Godoi, Lidiany Cristina de Oliveira
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com