Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 41, Número: 3, Publicado: 2019
  • Crise no financiamento à pesquisa e desafios para RBCE Editorial

    Mascarenhas, Fernando; Lazzarotti, Ari; Vianna, Lauro Casqueiro
  • Questionários para avaliação do nível de atividade física habitual em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Lima, Mario Flávio Cardoso de; Lopes, Priscila Rita Niquini Ribeiro; Silva, Rafael Gonçalves; Faria, Ricardo Campos de; Amorim, Paulo Roberto dos Santos; Marins, João Carlos Bouzas

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi verificar diferentes questionários usados para medir o nível de atividade física (NAF) em adolescentes brasileiros entre 2007 e 2012. Para o desenvolvimento desta revisão, foram selecionados artigos que usavam questionários validados aplicados em adolescentes entre 10 e 19 anos. Após as buscas selecionaram-se 26 artigos para revisão. Foram encontrados mais de 10 modelos diferentes de questionários, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) foi o usado com maior frequência entre os artigos pesquisados (28%), o que pode ser justificado por sua abrangência global. O uso de diferentes modelos de questionários dificulta a comparação dos resultados. Recomenda-se a adoção de um questionário único para a medida do NAF de adolescentes brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue verificar los diferentes cuestionarios usados para medir el nivel de actividad física (NAF) en adolescentes brasileños entre los años 2007 y 2012. Para el desarrollo de esta revisión, se seleccionaron artículos que utilizaban cuestionarios validados en adolescentes de 10 a 19 años. Tras las búsquedas, se seleccionaron 26 artículos para su revisión. Se encontraron más de 10 modelos distintos de cuestionarios, entre los cuales el IPAQ se utiliza con mayor frecuencia en los diferentes artículos revisados (28%), lo que puede justificarse por su alcance global. El uso de diferentes modelos de cuestionarios dificulta la comparación de los resultados. Se recomienda la adopción de un único cuestionario para la medición del NAF de los adolescentes brasileños, lo cual es una necesidad perentoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to verify different questionnaires used to measure the physical activity level (PAL) in Brazilian adolescents between 2007 to 2012. For the development of this review, articles that used validated questionnaires applied in 10-19 year old adolescents were selected. Then, 26 articles were selected for review. Were found more than 10 different models of questionnaires, being the IPAQ the most used (28%), what may be justified due to its global reach. The use of different questionnaire templates makes it difficult to compare results. The adoption of a single questionnaire for the PAL measurement in Brazilian adolescents is recommended.
  • Demandas e distribuição de recursos do fundo estadual de esporte de Santa Catarina: análise das propostas esportivas submetidas de 2007 a 2014 Artigos Originais

    Quinaud, Ricardo Teixeira; Nascimento, Juarez Vieira do; Saad, Michel Angillo; Marchi, Wanderley; Folle, Alexandra

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi caracterizar as demandas e os recursos financeiros do fundo estadual de esporte de Santa Catarina destinados às propostas esportivas submetidas à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina nos anos de 2007 a 2014. A análise documental contemplou 5.704 propostas. Há baixa demanda voltada aos treinadores, à identificação de talentos e aos esportes de base e participação. Além do decréscimo na distribuição de recursos públicos, verificou-se a elevada destinação de recursos financeiros para infraestrutura, realização de eventos e programas focados nos atletas e equipes. A queda orçamentária e a preferência na destinação de recursos ao tripé ‘atleta-infraestrutura-evento' indicam uma política focada em uma determinada parcela populacional em ambiência relativa ao rendimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue describir las reivindicaciones y los recursos económicos del fondo estatal para el deporte de Santa Catarina destinados a las propuestas deportivas presentadas en la Secretaría de Estado de Turismo, Cultura y Deporte de Santa Catarina entre los años 2007 y 2014. El análisis documental contempló 5.704 propuestas. Hay una baja demanda hacia los entrenadores, la identificación de talentos y los deportes de base y participación. Además del descenso en la distribución de recursos públicos, se verificó la elevada asignación de recursos económicos para infraestructuras, realización de eventos y programas centrados en deportistas y equipos. La reducción presupuestaria y la preferencia en la asignación de recursos al trípode deportista-infraestructura-evento indican una política centrada en determinada parcela poblacional en un entorno relacionado con el alto rendimiento de los deportes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to characterize the demands and financial resources of the Santa Catarina State Sports Fund for the sports proposals submitted to the State Secretary of Tourism, Culture and Sport of Santa Catarina from 2007 to 2014. The documentary analysis included 5.704 proposals. The data shows a minor financial support turned to coaches, talent identification, and sports participation and youth sports. In addition, the results showed a decrease in the public funds distribution, as well as a financial resources concentration for programs focused on athletes and teams, infrastructure, and sporting events. When we observe the falling budget and the preference of the tripod'athlete-infrastructure-event', it indicates focused polities on a specific part of the population in a sitting on high sports performance.
  • Diagnóstico do conhecimento conceitual em educação física: um estudo misto no Chile Artículo Original

    Peña-Troncoso, Sebastián; Toro-Arévalo, Sergio; Osses-Bustingorry, Sonia; Navarro-Aburto, Braulio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente trabalho é interpretar o conhecimento conceitual em educação física e sua relação com os sentidos atribuídos pelos professores na formação integral da disciplina no segundo nível do ensino médio da província de Llanquihue, região de Los Lagos. Foi feita uma investigação com delineamento de método misto, com igualdade de status de ordem quantitativa-qualitativa sequencial. Participaram 659 alunos e 10 professores das diferentes unidades administrativas. Os resultados mais relevantes mostram nos estudantes uma clara fragilidade do conhecimento conceitual em educação física, embora os professores reconheçam importantes benefícios e estratégias didáticas na formação conceitual da disciplina.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente trabajo es interpretar el conocimiento conceptual en educación física y su relación con los sentidos que le atribuyen los profesores en la formación integral de la disciplina en el segundo nivel de enseñanza media de la provincia de Llanquihue, Región de Los Lagos. Se llevó a cabo una investigación con un diseño de método mixto, con una igualdad de status de orden secuencial cuantitativo-cualitativo. Participaron 659 estudiantes y 10 profesores de las diferentes dependencias administrativas. Los resultados más relevantes muestran en los estudiantes una clara debilidad del conocimiento conceptual en educación física, a pesar que los profesores reconocen importantes beneficios y estrategias didácticas en la formación conceptual de la disciplina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the present research work is to interpret the conceptual knowledge in physical education and its relation with the senses attributed by the teachers in the integral formation of the discipline in the second level of high school of the Llanquihue's province in Los Lagos' Region. An investigation was carried out with a mixed method design, with a status equality of sequential quantitative-qualitative order. 659 students and 10 teachers from the different administrative units participated. The most relevant results show in the students a clear weakness of the conceptual knowledge in physical education, although the teachers recognize important benefits and didactic strategies in the conceptual formation of the discipline.
  • Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais Artigos Originais

    Pasquali, Dennia; Rodrigues, Anegleyce Teodoro; Lazzarotti, Ari

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones.
  • Barreiras para prática de atividade física entre mulheres atendidas na Atenção Básica de Saúde Artigos Originais

    Gomes, Grace Angélica de Oliveira; Papini, Camila Bosquiero; Nakamura, Priscila Missaki; Teixeira, Inaian Pignatti; Kokubun, Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi comparar as barreiras para atividade física (AF) entre mulheres participantes e não participantes de um programa de exercícios físicos (EF) da Atenção Básica de Saúde (AB). Estudo transversal realizado em áreas de abrangência em unidades de saúde da AB que ofereciam programa de EF. Foram selecionadas 222 mulheres participantes e não participantes dos programas, avaliadas em relação a características sociodemográficas, AF e barreiras. Foram feitas análises descritivas e de comparação dos dados. As barreiras mais reportadas pelo grupo de mulheres não participantes foram: falta de companhia (40,9%), falta de energia (38,7%), sentir-se muito cansada ou desmotivada (38,2%). Os grupos de não participantes e de idosos apresentaram maior proporção de barreiras para AF.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue comparar las barreras a la actividad física (AF) entre mujeres participantes y no participantes de un programa de ejercicio físico (EF) en Atención Primaria de Salud. Se trata de un estudio transversal en las áreas de cobertura de las unidades de salud que ofrecen programa de EF. Se seleccionó a 222 participantes y no participantes de los programas evaluados en función de algunas características sociodemográficas, AF y barreras. Se realizó la comparación descriptiva y de los análisis de datos. Las barreras más comunicadas por el grupo de mujeres no participantes fueron: falta de compañía (40,9%), falta de energía (38,7%) y sentirse muy cansada o desmotivada (38,2%). Las no participantes y las mujeres de edad avanzada mostraron mayor proporción de las barreras a la AF.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the study was to compare the barriers to physical activity (PA) between women participants and nonparticipants of an exercise program in Primary Health Care. Cross-sectional study carried out in areas covered by health centers that offered an exercise program. Twenty-two participants and non-participants of the programs were selected and evaluated in relation to sociodemographic characteristics, PA and barriers. Descriptive and comparative data analyzes were performed. The most reported barriers for women non-participants were lack of company (40.9%), lack of energy (38.7%), feeling very tired or unmotivated (38.2%). The non-participants and the elderly had a higher proportion of barriers to PA.
  • Dança para pessoas com deficiência: um possível elemento de transformação pessoal e social Artigos Originais

    Santos, Renata Ferreira dos; Gutierrez, Gustavo Luis; Roble, Odilon José

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo objetiva compreender o papel desempenhado pela dança na vida de pessoas com deficiência, apresentar reflexões sobre como a dança pode constituir-se num elemento de transformação pessoal e social. Foram feitas a revisão da literatura com ênfase em dança, deficiência e suas relações e a análise interpretativa baseada nas obras de Le Breton. O corpo com deficiência que ocupa espaços antes dominados pelo corpo ideal leva os espectadores a dialogar/confrontar a história desse corpo com as próprias histórias, valores e (pré)conceitos. Conclui-se que a dança pode ser um elemento de transformação pessoal e social por permitir experiências/reflexões sobre a aceitação de diferentes corpos e expressões, sem desqualificar ou menosprezar qualquer tipo de diversidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es comprender el papel desempeñado por la danza en la vida de personas con discapacidad mediante la presentación de reflexiones sobre cómo la danza puede convertirse en un elemento de transformación personal y social. Se llevó a cabo una revisión de la bibliografía con hincapié en danza, discapacidad, sus relaciones y el análisis interpretativo basado en las obras de Le Breton. El cuerpo con discapacidad ocupa espacios que antes estaban dominados por el cuerpo ideal, lleva a los espectadores a dialogar y confrontar la historia de este cuerpo con sus propias historias, valores y conceptos prejuzgados. Se concluye que la danza puede ser un elemento de transformación personal y social por el hecho de dar la oportunidad a experiencias y reflexiones sobre la aceptación de diferentes cuerpos y expresiones sin descalificar o menospreciar ningún tipo de diversidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to understand the role played by dance in the lives of people with disabilities, reflecting on how dance can be an element of personal and social transformation. A review of the literature with emphasis on dance, disability, and their relationships, and the interpretative analysis based on the works of Le Breton. The disabled body occupying spaces previously dominated by the ideal body, leads the spectators to dialogue / confront the history of this body with its own stories, values and (pre) concepts. It is concluded that dance can be an element of personal and social transformation by opportunizing experiences / reflections on the acceptance of different bodies and expressions, without disqualifying or disparaging any kind of diversity.
  • Relação entre formação inicial e ação docente: o desafio político da educação física escolar no centro do debate Artigos Originais

    Bagnara, Ivan Carlos; Fensterseifer, Paulo Evaldo

    Resumo em Português:

    Resumo Com o objetivo de compreender como a formação inicial (FI) problematizou os temas relacionados à responsabilidade da escola e da educação física escolar (EFE), desenvolvemos uma pesquisa-ação com dois professores de educação física (EF). Os resultados indicam haver certa orfandade política acerca do sentido da escola e da EFE, muito em conta pela superficial compreensão sobre o tema propiciada pela FI. E na política, não tendo vácuo, a ausência de entendimento dos preceitos republicanos e do lugar da escola numa sociedade republicana deixa margem para outras proposições. Assim, para constituir essa tradição, é preciso enfrentar em toda e qualquer oportunidade o desafio político da EFE, para que, se esse for o desejo, seja possível avançar na instituição de sentidos republicanos para a escola e para a EFE.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo era comprender cómo la formación inicial (FI) problematizaba los temas relacionados con la responsabilidad de la escuela y de la educación física escolar (EFE), para lo cual desarrollamos una investigación-acción con dos profesores de educación física (EF). Los resultados indican que hay cierta orfandad política sobre el sentido del colegio y de la EFE, en relación con la superficial comprensión sobre el tema propiciada por la FI. Y en la política, sin ningún vacío, la ausencia de comprensión de los preceptos republicanos y de la función de la escuela en una sociedad republicana deja margen para otras proposiciones. Así, para constituir esta tradición, hay que enfrentarse al desafío político de la EFE en cualquier oportunidad para que, si este es el deseo, sea posible avanzar en la institución de sentidos republicanos en la escuela y en la EFE.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aiming to understand how the Initial Formation (IF) problematized the themes related to school responsibility and Physical School Education (PSE), we developed an action research with two Physical Education (PE) teachers. The results indicate that there is a certain political orphanhood related to the school and the PE, regarding the superficial understanding of the theme offered by the IF. And in politics, without a vacuum, the absence of understanding of republican precepts and the place of school in a republican society enables other propositions. Thus, to constitute this tradition, it is necessary to face the political challenge of the PSE in every opportunity, so that if this is the wish, it is possible to advance in the institution of republican senses for the school and the PSE.
  • Considerações acerca de representações de práticas corporais nas obras confucianas Registro dos ritos e Discursos Artigos Originais

    Bueno, Carlos Alberto; Jinxiang, Du; Capraro, André Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Em meio às obras que tomam parte no corpo de conhecimentos produzido pelo confucionismo figuram o Registro dos ritos (Liji) e Discursos (Zhonglun). No presente estudo, buscamos investigar como manifestações da cultura corporal são apresentadas nas referidas obras e o que tais formas de atividades poderiam representar frente ao processo formativo de um indivíduo no contexto de produção desses escritos, conforme o prisma confuciano. Foram identificadas como relevantes para essa discussão informações a respeito da prática de arquearia, presentes no Registro dos ritos, assim como o conceito das Seis Artes, presente na obra Discursos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Entre las obras que forman parte del conjunto de conocimientos producido por el confucianismo se encuentran el Libro de los ritos (Liji) y Discursos (Zhonglun). En el presente estudio queremos investigar cómo las manifestaciones de la cultura corporal se presentan en estas obras y lo que podrían representar estas formas de actividades en el proceso formativo de un individuo en el contexto en que se escribieron estas obras, conforme al prisma confuciano. Se identificaron como relevantes para esa discusión informaciones acerca de la práctica del tiro con arco, presente en el Libro de los ritos, así como el concepto de las «seis artes», presente en la obra Discursos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Among the writings that constitute the body of knowledge produced by the Confucianism, one can mention the "Book of Rites" (Liji) and "Discourses" (Zhonglun). In this study, we aim to investigate how these books portray physical culture manifestations and what such type of activities could represent to the formative process of an individual, accordingly with the confucian approach, in the context in which these works were first written. We have considered as relevant issues for this discussion the information regarding the practice of archery included in the Book of Rites, as well as the concept of the "Six Arts", included in the Discourses.
  • Relações entre flexibilidade de membros inferiores e índice de lesões em modalidades de resistência Artigos Originais

    Norberto, Matheus Silva; Puggina, Enrico Fuini

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo transversal foi analisar as possíveis relações entre a flexibilidade de membros inferiores com histórico de lesões em modalidades de resistência: ciclismo, corrida, natação e triathlon. Vinte atletas de cada modalidade foram submetidos a um questionário e posteriormente a uma avaliação da flexibilidade por meio da goniometria que investigaram articulações que compreendem movimentação de quadril, joelho e tornozelo. Foram encontradas relações significantes entre a flexibilidade e o histórico de lesões. Essas relações foram positivas para corrida e triathlon e negativa para corrida. Também foi evidenciado que a flexibilidade específica de algumas porções referente a membros inferiores tem relações positivas e negativas com o histórico de lesão em regiões específicas do corpo. Conclui-se que a flexibilidade pode ter tido influência no histórico lesivo do praticante e essa relação é diferente entre modalidades de resistência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio transversal fue analizar las posibles relaciones entre la flexibilidad de los miembros inferiores y un historial de lesiones en modalidades de resistencia: ciclismo, atletismo, natación y triatlón. Veinte atletas de cada modalidad respondieron a un cuestionario y, posteriormente, se valoró su flexibilidad por medio de goniometría, para analizar las articulaciones que implican un movimiento de cadera, rodilla y tobillo. Se encontraron relaciones importantes entre la flexibilidad y el historial de lesiones. Estas relaciones fueron positivas en el atletismo y el triatlón, y negativas en el atletismo. También se puso de manifiesto que la flexibilidad específica de algunas partes de los miembros inferiores tiene relaciones positivas y negativas con el historial de lesión en regiones específicas del miembro inferior. Se concluye que la flexibilidad puede haber influido en el historial lesivo del deportista y esta relación es diferente en función de la modalidad de resistencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this cross-section study was to analyze the possible relationships between lower limb flexibility and injury history in resistance modalities: cycling, running, swimming and triathlon. Twenty athletes of each modality were submitted to a questionnaire and later to an evaluation of flexibility through goniometry, investigating joints that comprise movement of: hip, knee and ankle. Significant relationships between flexibility and the history of injuries were found. Being the positive relations for running and triathlon and negative for running. It has also been shown that the specific flexibility of some portions regarding lower limbs has positive and negative relationships with the injury history in specific regions of the body. It is concluded that flexibility may have had an influence on the practitioner's harmful history and this relationship is different between modalities of resistance.
  • Efeitos de oito semanas de destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em mulheres idosas Artigos Originais

    Santiago, Luís Ângelo Macêdo; Lima, Lidio Gonçalves; Pereira, Guilherme Borges; Mostarda, Cristiano Teixeira; Costa, Antônio Luís Rodrigues; Navarro, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Foram avaliados os efeitos do destreinamento sobre parâmetros cardiovasculares em idosas. Idosas foram submetidas a oito semanas de treinamento resistido seguidas de oito semanas de destreinamento. Foram avaliadas nove mulheres idosas (idade 62 ± 2,30). Foram feitas coletas de sangue venoso periférico e avaliação da composição corporal antes do início de treinamento, após o treinamento e após a fase de destreinamento. Não houve aumento significativo da PCR na fase de destreino, porém observamos alterações negativas para colesterol total e composição corporal, representada pelo peso gordo. Os resultados sugerem que oito semanas de destreinamento não aumentaram significativamente a PCR, porém influenciaram negativamente em outros parâmetros relacionados aos riscos cardiovasculares, como valores antropométricos e bioquímicos representados pelo colesterol total e massa gorda, respectivamente. De fato, a continuidade do treinamento físico é essencial para adquirir e manter uma boa saúde, caso contrário os benefícios alcançados regridem aos valores iniciais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se evaluaron los efectos de la falta de entrenamiento sobre los parámetros cardiovasculares de mujeres mayores. Estas siguieron un entrenamiento resistido durante 8 semanas, seguidas de 8 semanas de falta de entrenamiento. Se evaluó a 9 mujeres de edad avanzada (edad de 62 ± 2,30). Se realizaron extracciones de sangre venosa periférica y evaluación de la composición corporal antes del inicio del entrenamiento, después del entrenamiento y después de la fase de falta de entrenamiento. No hubo un aumento considerable de la PCR en la fase de falta de entrenamiento, pero observamos alteraciones negativas del colesterol total y composición corporal, representada por la grasa. Los resultados sugieren que 8 semanas de falta de entrenamiento no aumentaron considerablemente la PCR, pero influyeron negativamente en otros parámetros relacionados con los riesgos cardiovasculares, como valores antropométricos y bioquímicos representados por el colesterol total y la masa grasa, respectivamente. De hecho, la continuidad del entrenamiento físico es esencial para adquirir y mantener una buena salud; de lo contrario, las adaptaciones beneficiosas alcanzadas vuelven a los valores iniciales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The detraining effects on cardiovascular parameters in the elderly women (EW) were evaluated. EW underwent 8 weeks of resistance training, followed by eight weeks of detraining. 9 EW were evaluated (age 62 ± 2.30). Peripheral venous blood collections and body composition evaluation were performed before training, after training and after the detraining phase. There was no significant increase in CRP in detraining phase, but we observed negative changes for total cholesterol and body composition, represented by fat weight. The results suggest that 8 weeks of detraining did not significantly increase CRP, but had a negative influence on other parameters related to cardiovascular risks, as anthropometric and biochemical values represented by total cholesterol and fat mass, respectively. In fact, continuity of physical training is essential to acquiring and maintaining good health, otherwise the beneficial adaptations achieved will return to initial values.
  • Descrição de 18 semanas de treinamento integrado sobre a velocidade de deslocamento em atletas brasileiros de futsal Artigos Originais

    Oliveira, Ricardo Stochi de; Borin, João Paulo; Fernandes, Paula Teixeira; Uchida, Marco Carlos; Borges, Thiago de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse trabalho foi verificar 18 semanas de treinamento integrado sobre a velocidade de deslocamento ao longo de uma temporada em atletas brasileiros de futsal, do sexo masculino. Foram estudados nove atletas que disputaram o campeonato estadual de futsal, categoria adulta. Foram analisadas 18 semanas, com sessões de treinamento integrado (físico, técnico e tático), bem como jogos amistosos e oficiais. A velocidade de deslocamento em 15 metros foi avaliada por meio de fotocélulas (Cefise®), feitas em quatro momentos e os principais resultados apontam: i) para melhoria estatisticamente significativa (p< 0,05) na velocidade do M1 (6,09 ± 0,22 m/s) para o M2 (6,85 ± 0,28 m/s) com predomínio dos treinamentos de força e potência; ii) diminuição da velocidade de deslocamento no M3 (6,42 ± 0,23 m/s) em relação M2(6,85 ± 0,28 m/s) com destaque para treinamentos técnicos e táticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo fue verificar el efecto de 18 semanas de entrenamiento integrado sobre la velocidad de desplazamiento, en diferentes momentos y a lo largo de una temporada, en deportistas brasileños de futsal de sexo masculino. Se estudió a nueve atletas que competían en la categoría adulta del campeonato estatal de futsal. Se analizaron 18 semanas, con secciones de entrenamiento integrado (físico, técnico y táctico), así como partidos amistosos y oficiales. La velocidad de desplazamiento en 15 metros fue evaluada por medio de fotocélulas (Cefise®), durante cuatro momentos, y los principales resultados mostraron: i) una mejora estadísticamente importante (p< 0,05) en la velocidad de M1 (6,09 ± 0,22 m/s) a M2 (6,85 ± 0,28 m/s), en que predominaron los entrenamientos de fuerza y potencia, ii) disminución de la velocidad de desplazamiento en el M3 (6,42 ± 0,23 m/s) en relación con el M2 (6,85 ± 0,28 m/s), haciendo hincapié en entrenamientos técnicos y tácticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aimed to verify in different moments 18 weeks integrated training on the speed of male Brazilian futsal athletes throughout a season. Nine athletes from were studied, they played on the adult category in the state's championship. The 18 weeks were analysed within sections of integrated training (physical, technical, and tactical), as well as friendly and official games. The speed in 15 meters was evaluated by photocells (Cefise®), performed in four moments and the main results show: i) the statistically significant improvement (p< 0.05) on the speed from M1 (6.09 ± 0.22 m/s) to M2 (6.85 ± 0.28 m/s) with the predominance of strength and power training, ii) the decrease of the speed on M3 (6.42 ± 0.23 m/s) in relation to M2 (6.85 ± 0.28 m/s) with emphasis on technical and tactical training.
  • Treinamento físico aquático melhora capacidade funcional e aptidão física em mulheres com obesidade graus II e III Artigos Originais

    Zaniboni, Guilherme Rodini; Baruki, Silvia Beatriz Serra; Cesar, Marcelo de Castro; Rasera, Irineu; Pazzianotto-Forti, Eli Maria

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo foi verificar o efeito de um treinamento físico aquático (TFA) na aptidão física e capacidade funcional de obesas graus II e III. Foram estudadas 14 mulheres com 34,2 ± 8,3 anos e índice de massa corporal (IMC) de 44,76 ± 10,08 kg/m2 que fizeram TFA de 12 semanas. Foram avaliados o IMC e as medidas de circunferências, capacidade aeróbia e funcional pelos testes: degrau seis minutos; sentar e levantar e sentar e alcançar, antes e após o TFA. Evidenciou-se redução significativa na massa corporal, IMC e circunferência da cintura, assim como aumento (p < 0,05) na força de membros inferiores, flexibilidade e capacidade aeróbia e funcional. Concluiu-se que o TFA proposto melhorou a aptidão física e a capacidade funcional de obesas graus II e III.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue comprobar el efecto de un entrenamiento físico acuático (EFA) en la aptitud física y la capacidad funcional de mujeres obesas de los grados II y III. Se estudiaron 14 mujeres con edad de 34,2±8,3 años e índice de masa corporal (IMC) de 44,76±10,08 kg/m2 que realizaron entrenamiento físico acuático de 12 semanas. Se evaluaron el IMC y las medidas de perímetros, capacidad aeróbica y funcional de las pruebas: simulador de escalera durante 6 minutos; sentarse y levantarse, y sentarse y estirarse, antes y después del entrenamiento físico acuático. Se evidenció una reducción importante de la masa corporal, IMC y perímetro de la cintura, así como aumento (p< 0,05) de la fuerza de miembros inferiores, flexibilidad y capacidad aeróbica y funcional. Se concluye que el entrenamiento físico acuático propuesto mejoró la aptitud física y la capacidad funcional de mujeres obesas de los grados II y III.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective was to investigate the effect of an aquatic physical training (APT) on physical fitness and functional capacity of grades II and III obese women. The study included 14 women aged 34.2 ± 8.3 years and body mass index (BMI) of 44.76 ± 10.08 kg/m2 who underwent APT for 12 weeks. BMI and measures of circumferences, aerobic and functional capacity were evaluated by means of tests: six-minute step; sit-to-stand; and sit-and-reach, before and after the APT. There was a significant reduction in body mass, BMI and waist circumference as well as an increase (p < 0.05) in lower limb strength, flexibility and aerobic and functional capacity. The proposed APT improved the physical fitness and the functional capacity of grades II and III obese women.
  • Nível insuficiente de atividade física se associa a menor qualidade de vida e ao estudo noturno em universitários do Distrito Federal Artigos Originais

    Couto, Diego Antônio Cândido; Martin, Daniel Rodrigues Saint; Molina, Guilherme Eckhardt; Fontana, Keila Elizabeth; Junqueira, Luiz Fernando; Porto, Luiz Guilherme Grossi

    Resumo em Português:

    Resumo A prática de atividade física (AF) é essencial à saúde e à qualidade de vida (QV). Objetivo: Avaliar o nível de atividade física (NAF), a QV, fatores antropométricos e socioeconômicos em universitários do Distrito Federal. Métodos: Foram avaliados aleatoriamente 392 voluntários (43,6% homens). Empregaram-se os questionários IPAQ, WHOQOL e de tempo sentado (TS). Foram avaliados preditores do NAF com o emprego de regressão logística, assim como da QV estratificada por sexo, turno, NAF e renda. Resultados: Dos pesquisados, 51,4% eram insuficientemente ativos (IA) e mostraram menor QV do que os ativos (AT), nos domínicos físico (DOMF) e psicológico (DOMPS) (p < 0,05). Não houve associação do NAF com gênero, idade, estado civil, tabagismo e renda (p > 0,05). Menor NAF associou-se com maior TS e com aulas no turno noturno. A proporção de universitários IA foi elevada e se mostrou associada com menor QV no DOMF e DOMPS, elevado TS e com estudo noturno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La práctica de actividad física (AF) es esencial para la salud y la calidad de vida (CV). Objetivo: Analizamos el nivel de la actividad física (NAF) y CV asociados con factores antropométricos y socio-económicos entre universitarios del Distrito Federal - Brasil. Metodología: Evaluamos 392 voluntarios aleatorios (43,6% hombres). Aplicamos los cuestionarios IPAQ + tiempo sentado (TS) informado y WHOQOL. Se utilizó una regresión logística para evaluar los predictores de NAF. CV fue comparado por sexo, turno de cursada (día vs noche), NAF e ingresos. Resultados: Doscientos un voluntarios (51,4%) eran insuficientemente activos (IA) y mostraron menor CV que los activos (AT) en los dominios físicos (DOMF) y psicológicos (DOMPS) (p˂0,05). Menor NAF se asoció con mayor TS y con clases en turno noche. Encontramos una alta proporción de universitarios IA asociada con menor CV en DOMF y DOMPS, alto TS y con estudio nocturno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Physical activity (PA) practice is an essential issue for health and quality of life (QOL). Objective: We analyzed the level of physical activity (LPA) and QOL in association with anthropometric and socioeconomics factors among undergraduate students from the Distrito Federal - Brazil. Methods: We randomly evaluated 392 volunteers (43.6% men). We employed the IPAQ + reported siting time (ST), and WHOQOL questionnaires. Logistic regression was used to evaluate LPA predictors. QOL was compared between sex, class period (day vs night), LPA and income. Results: Two hundred and one volunteers (51.4%) were insufficiently active (IA) and showed lower QOL than the active (AT) ones on physical (PHD) and psychological (PSD) domains (p< 0.05). Lower LPA was associated with greater ST and with the night shift study. We found a high proportion of IA students that was associated with lower QOL on PHD and PSD, higher ST and nightshift study.
  • A suplementação de glutamina influencia o aparelho secretor dos cardiomiócitos do átrio direito de ratos idosos submetidos a treinamento de resistência Original Article

    Souza, Romeu Rodrigues de; Pacheco, Cristiano Ferreira; Caperuto, Erico Chagas; Maifrino, Laura B.M.; Gama, Eliane F.

    Resumo em Português:

    Resumo Foi investigado o efeito da suplementação de glutamina no aparelho secretor de peptídeos natriuréticos dos cardiomiócitos do átrio de ratos idosos submetidos a treinamento de resistencia. Foram estudados dois grupos: grupo de treinamento de resistência e grupo de treinamento de resistência suplementado com glutamina. Os ratos de ambos os grupos escalaram uma escada vertical de 1,1 m com pesos progressivamente maiores atrelados à cauda. Os resultados mostraram que os cardiomiócitos de ratos do grupo treinado e suplementado apresentaram maior densidade e maior área de seção de grânulos de peptideos natriuréticos, maiores volumes relativos de mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e eucromatina nuclear e maior densidade de poros nucleares em comparação com ratos do grupo de treinamento de resistência. Em conclusão, a suplementação com glutamina causou hipertrofia do aparelho secretor dos cardiomiócitos de ratos idosos submetidos ao treinamento de resistência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se investigó la influência de la suplementación de glutamina en el aparato secretor de péptidos natriuréticos de cardiomiocitos auriculares de ratones viejos sometidos a entrenamiento de resistencia. Se formaron dos grupos: grupo de entrenamiento de resistencia y grupo de entrenamiento de resistencia suplementado con glutamina. Los ratones escalaron una escalera vertical de 1,1 m con pesos atados a la cola. Los resultados mostraron que los cardiomiocitos de ratones del grupo de entrenamiento de resistência suplementado presentaron mayor densidad y área de sección de gránulos de péptidos natriuréticos, mayores volúmenes relativos de mitocondrias y de eucromatina nuclear y mayor densidad de poros nucleares en comparación con los ratones del grupo de entrenamiento de resistencia. En conclusión, la suplementación de glutamina causó hipertrofia del aparato secretor en los cardiomiocitos de ratones viejos sometidos al entrenamiento de resistencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We investigated the effects of glutamine supplementation on the secretory apparatus of natriuretic peptides in atrial cardiomyocytes of aged rats undergoing resistance training. Two groups of resistance-trained rats were studied: resistance trained, and resistance trained and supplemented with glutamine group. Both groups of rats were trained to climb a 1.1 m vertical ladder with weights tied to their tail. The cardiomyocytes from resistance trained and supplemented rats showed increased density and sectional area of natriuretic peptides granules, higher relative volumes of the mitochondria, endoplasmic reticulum, Golgi complex and nuclear euchromatin, and nuclear pore density compared with resistance trained rats. In conclusion, glutamine supplementation caused hypertrophy of the secretory apparatus in the cardiomyocytes of aged rats undergoing resistance training.
  • Potência acadêmica da mídia-educação física brasileira e internacionalização do diálogo: reflexões a partir do livro Digital technologies and learning in physical education: pedagogical cases Resenha

    Araújo, Allyson Carvalho
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com