Revista Gaúcha de Enfermagem, Volume: 37, Issue: spe, Published: 2016
  • The production of knowledge and the strategies to incorporate results into the practice of nursing Editorial

    Avena, Magdalena José; Barbosa, Dulce Aparecida
  • Social representations of health councilors regarding the right to health and citizenship Artigos Originais

    Moura, Luciana Melo de; Shimizu, Helena Eri

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Conhecer a estrutura das representações sociais de direito à saúde e cidadania de conselheiros municipais de saúde. Método Estudo qualitativo, fundamentado nas Teorias das Representações Sociais e do Núcleo Central, realizado em oito municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, Brasil. A amostra intencional foi composta por conselheiros municipais de saúde. Entre junho e dezembro de 2012 aplicaram-se questionários de evocação livre, dos quais foram respondidos 68 com o termo indutor Direito à Saúde e 64 com o termo indutor Cidadania. Os dados foram analisados por meio do software EVOC e da análise de conteúdo de Bardin. Resultados O campo representacional de direito à saúde está associado à ideia de direito universal garantido pela Constituição e pelo SUS e de cidadania vinculado aos direitos e deveres. Conclusões As concepções de direito à saúde são entendidas enquanto condição para alcance da cidadania e cidadania como proteção social.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Conocer la estructura de las representaciones sociales de la salud y el derecho a la ciudadanía de la salud de concejales. Estudio cualitativo basado en la teoría de las representaciones sociales y el núcleo central, realizado en los municipios de la región que rodea el Desarrollo Integrado del Distrito Federal, Brasil. Una muestra intencional fue compuesta por consejeros municipales de salud. Entre junio y diciembre de 2012 aplicaron cuestionarios de recuerdo libre, de los cuales fueron contestados 68 con el inductor del término derecho a la salud y 64 con el término ciudadanía inductor. Los datos fueron analizados utilizando el software EVOC y el análisis de contenido de Bardin. s El campo representacional derecho a la salud se asocia con la idea del derecho universal garantizado por la Constitución y el SUS y la ciudadanía vinculada a los derechos y deberes. El derecho de los conceptos de salud se entiende como condición para el logro de la ciudadanía y ciudadanía como protección social.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To know the structure of the social representations of right to health and citizenship of health municipal councilors. Method This is a qualitative study, based on the central nucleus theory of social representations, carried out in eight municipalities of the Integrated Region for the Development of the Surroundings of the Federal District, Brazil. The intentional sample consisted of municipal health councilors. Between June and December 2012, free recall questionnaires were used, of which 68 were answered with the inducing term health, and 64 with the inducing term citizenship. Data were analyzed using EVOC software and Bardin’s content analysis. Results The representational field of the right to health is associated with the idea of universal law guaranteed by the Constitution and the Unified Health System (SUS), and of citizenship linked to rights and duties. Conclusions The conceptions of right to health are understood as a condition for reaching citizenship, and citizenship as social protection.
  • Assessment of an intervention for the diffusion of evidence-based nursing in a teaching hospital Artigos Originais

    Camargo, Fernanda Carolina; Iwamoto, Helena Hemiko; Monteiro, Damiana Aparecida Trindade; Lorena, Lourraine Tavares; Pereira, Gilberto de Araújo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Avaliar intervenção para difusão da prática baseada em evidências entre lideranças de enfermagem de um hospital público de ensino. Métodos Estudo quantitativo-descritivo sobre avaliação de Oficinas realizadas em hospital universitário do Triângulo Mineiro, em 2016, desenvolvidas na perspectiva conceitual da Difusão de Inovações e Competências para Prática de Enfermagem Baseada em Evidências em Cenários Assistenciais. Foi aplicado Evidence-Based Practice Questionnaire, analisadas avaliações individuais dos participantes conforme frequência de núcleos de sentido e cálculo do índice de validade de conteúdo. Resultados A adesão foi de 90% das lideranças, que apresentaram atitudes positivas à incorporação de evidências à prática (média = 5,4; dp = ± 1,3). A habilidade de compreender pesquisas foi a principal dificuldade (média = 3,5; dp = ± 1,3). Os aspectos motivacionais relacionados ao desenvolvimento da intervenção apresentaram maior índice de validade de conteúdo (IVC = 0,9). Conclusão As oficinas favoreceram a difusão de informações sobre a necessidade de incorporação de evidências científicas para qualificar a assistência das lideranças de Enfermagem no hospital público de ensino.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Evaluar intervención para difusión de práctica de enfermería basada en evidencias entre líderes de enfermería de un hospital de enseñanza pública. Métodos Estudio cuantitativo-descriptivo para evaluar talleres desarrollados en hospital académico, en la región del Triángulo Mineiro, 2016, bajo concepto de Difusión de Innovaciones y Habilidades para práctica de enfermería basada en evidencias. Se aplicó el Evidence-Based Practice Questionnaire, se analizó evaluación de cada participante, como también la frecuencia de centros de significado e índice de validez de contenido. Resultados Se obtuvo adhesión del 90% de los líderes, tenían actitudes positivas para incorporar evidencias en práctica (promedio=5.4, sd=±1,3), la capacidad de comprender investigaciones científicas fue la principal dificultad (promedio=3.5, sd=±1,3). Aspectos de motivación relacionados con el desarrollo de intervención mostraron mayor índice de validez de contenido (IVC = 0,9). Conclusión Talleres ayudaron a difundir la necesidad de incorporar evidencia científica para calificar asistencia ofrecida por líderes de Enfermería en hospital público de enseñanza.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To evaluate an intervention for the diffusion of evidence-based practice among the nurse leaders of a public teaching hospital. Methods This is a descriptive-quantitative study based on the evaluation of workshops at a teaching hospital in the Triângulo Mineiro region of the state of Minas Gerais, Brazil, in 2016, conducted from the conceptual perspective of “Diffusion of Innovation and Skills for the Use of Evidence-Based Nursing in Care Settings”. We applied an Evidence-Based Practice Questionnaire and analysed the individual evaluations of each participant according to the frequency of cores of meaning and the calculation of content validity index. Results Ninety percent of the nurse leaders agreed to participate in the evaluation. The leaders had a positive attitude toward incorporating evidence into practice (average = 5.4; SD = ±1.3). Their main difficulty was the ability to understand research (average = 3.5; SD = ±1.3). Motivational aspects related to intervention had the highest content validity index (CVI = 0.9). Conclusion The workshops encouraged the diffusion of information regarding the need to incorporate scientific evidences to better qualify the care provided by nurse leaders in the public teaching hospital.
  • Reorientation of nurses’ training: analysis of the protagonists Artigos Originais

    Reibnitz, Kenya Schmidt; Kloh, Daiana; Corrêa, Aline Bússolo; Lima, Margarete Maria de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar as mudanças que ocorreram na formação do enfermeiro a partir do programa Pró-Saúde e as suas repercussões na prática profissional de egressos destes cursos. Método Estudo de caso coletivo realizado na região Sul do Brasil. Os casos foram cursos de enfermagem contemplados com o programa Pró-Saúde. Foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde, docentes, alunos e egressos dos casos, observação das atividades teórico-práticas em unidades básicas de saúde e análise documental do Projeto Político-Pedagógico dos cursos no ano de 2015. A organização e análise dos dados foram guiadas por perguntas analíticas. Resultados Os reflexos do programa estão presentes na reorientação curricular dos cursos, estímulo e fortalecimento da educação permanente e integração ensino-serviço. Conclusões O programa é reconhecido pelo seu impacto na formação e processo de trabalhos dos egressos. Contudo, é necessário criar políticas locais para garantir a sustentabilidade das ações de integração ensino-serviço.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar los cambios que han ocurrido en la formación de enfermería del programa Prosalud y su impacto en la práctica profesional de los graduados de estos cursos. Métodos Estudio de caso colectivo. Los casos fueron grados de enfermería que tiene el Programa Prosalud. Se realizaron entrevistas con profesionales de la salud, maestros, estudiantes y graduados, observación de la teórica y la práctica en las actividades básicas de salud y unidades de análisis documental del proyecto político-pedagógico, en el año 2015. El análisis de la organización y los datos se basó en preguntas analíticas. Resultados Los reflejos del programa están presentes en la reorientación del plan de estudios, estímulo y fortalecimiento de la educación continua y la integración enseñanza-servicio. Conclusiones El programa es reconocido por su impacto en la formación y el proceso de trabajo de los graduados. Sin embargo, es necesario crear políticas locales para garantizar la sostenibilidad de las acciones de integración enseñanza-servicio.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To analyse the changes that occur in nursing education from the perspective of the Pro-Health programme and its impact on the professional practice of the graduate students of this programme. Methods This is a collective study conducted in southern Brazil. The cases were nursing courses contemplated with the Pro-Health programme. Interviews were conducted with health workers, professors, students, and graduates of the cases, followed by observation of the theory and practice activities of the basic care units, and document analysis of the political-educational project of the courses, in 2015. The data were organised and analysed using analytical questions. Results The programme reflects on the reorientation of the curriculum, on the encouragement and strengthening of permanent education, and on the integration of teaching and service. Conclusions The programme is recognised for its effects on the education and work process of the graduates. However, local policies should be created to ensure the sustainability of teaching and service integration.
  • Caring for crack users: strategies and work practices in the territory Artigos Originais

    Silva, Aline Basso da; Pinho, Leandro Barbosa; Olschowsky, Agnes; Siniak, Débora Schlotefeldt; Nunes, Cristiane Kenes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Conhecer estratégias de cuidado ao usuário de crack no território a partir da realidade de um Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (CAPS AD). Método Estudo qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com oito profissionais de um CAPS AD da região metropolitana de Porto Alegre, entre os meses de fevereiro e março de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a análise temática. Resultados Foram apontadas, a partir dos dados analisados, estratégias de cuidado no território como: as equipes itinerantes, as visitas domiciliares, a clínica ampliada e a importância do território de trabalho ser o mesmo da residência do profissional. Conclusão O cuidado no território mostra-se como uma inovação para o campo da Saúde Mental, visto que permite uma atenção em saúde voltada para o contexto social, cultural e histórico dos usuários.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Conocer las estrategias de atención al usuario grieta en el territorio de la realidad de un centro de atención psicosocial contra el alcohol y otras drogas (CAPS AD). Método Se trata de un estudio cualitativo y descriptivo. Los datos fueron obtenidos con entrevistas a ocho profesionales de un CAPS AD de la región metropolitana de Porto Alegre, entre los meses de febrero y marzo de 2013. Para el análisis de los datos se utilizó el análisis temático. Resultados Sugieren las siguientes estrategias de atención: equipos itinerantes, visitas domiciliarias, la clínica ampliada y la importancia del territorio de trabajo ser el mismo que el de la residencia del profesional. Conclusión El cuidado en el territorio se presenta como una innovación en el campo de la Salud Mental, ya que permite una atención a la salud centrada en el contexto social y cultural de los usuarios.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To know the care strategies for crack users in Brazil from the perspective of the Centre of Psychosocial Care for Alcohol and Other Drugs (CAPS AD). Method This is a qualitative descriptive study. Data were collected by means of interviews conducted with eight professionals of a CAPS AD in the metropolitan region of Porto Alegre, between February and March 2013. Data were subjected to thematic analysis. Results The analysed data revealed the use of care strategies, such as itinerant teams, home visits, and the extended clinic, and that the work territory should essentially be the home of the professional. Conclusion Care in the territory is considered an innovation in the field of mental healthcare because it enables care that focuses on social, cultural, and historical context of users.
  • Philosophy and conceptual framework: collectively structuring nursing care systematization Artigos Originais

    Schmitz, Eudinéia Luz; Gelbcke, Francine Lima; Bruggmann, Mario Sérgio; Luz, Susian Cássia Liz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Construir, com os enfermeiros, a Filosofia de Enfermagem e o Marco Conceitual que servirão como suporte para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital do Sul do Brasil. Métodos Pesquisa Convergente Assistencial. A coleta de dados ocorreu de julho a outubro de 2014, através de duas oficinas e quatro encontros, com 42 enfermeiros. Foram criados a filosofia de enfermagem, o marco conceitual e foi feita a escolha da teórica. Para análise de dados foi utilizada a proposta de Morse e Field. Resultados A filosofia envolve as crenças de: equipe de enfermagem; trabalho em equipe; cuidado holístico; excelência no atendimento; liderança/coordenação; equipe interdisciplinar, comprometimento. O marco conceitual traz os conceitos de: ser humano; enfermagem; assistência de enfermagem, cuidado seguro. A teórica definida foi Wanda de Aguiar Horta. Conclusões Trouxe como contribuição a construção da filosofia de enfermagem e do marco conceitual da instituição e a definição da teoria de enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Construir con enfermeras Filosofía de la Enfermería, el marco conceptual que servirá de apoyo a la implementación de la sistematización de la atención de enfermería en un hospital en el sur de Brasil. Métodos Investigación Convergente Asistencial. Los datos fueron recolectados entre julio y octubre de 2014, a través de dos talleres y cuatro reuniones con 42 enfermeras. Se creó la filosofía de la enfermería, marco conceptual y teórico de la elección. Para el análisis de los datos se utilizaron para elaborar Morse y campo. Resultados La filosofía implica en la creencia: en el equipo de enfermería; en el trabajo en equipo; en la atención integral; en la excelencia en el servicio; liderazgo / coordinación; en el compromiso del equipo interdisciplinario. El marco conceptual que involucra los conceptos del ser humano; enfermería; cuidados de enfermería, atención segura. La teoría de conjuntos era Wanda de Aguiar Horta. Conclusiones traído como contribución a la construcción de la filosofía de enfermería y el marco conceptual de la institución y la definición de la teoría de enfermería.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To build the Nursing Philosophy and Conceptual Framework that will support the Nursing Care Systematization in a hospital in southern Brazil with the active participation of the institution’s nurses. Methods Convergent Care Research Data collection took place from July to October 2014, through two workshops and four meetings, with 42 nurses. As a result, the nursing philosophy and conceptual framework were created and the theory was chosen. Data analysis was performed based on Morse and Field. Results The philosophy involves the following beliefs: team nursing; team work; holistic care; service excellence; leadership/coordination; interdisciplinary team commitment. The conceptual framework brings concepts such as: human being; nursing; nursing care, safe care. The nursing theory defined was that of Wanda de Aguiar Horta. Conclusions As a contribution, it brought the construction of the institutions’ nursing philosophy and conceptual framework, and the definition of a nursing theory.
  • Incontinence-associated dermatitis: a cohort study in critically ill patients Artigos Originais

    Chianca, Tânia Couto Machado; Gonçales, Paula Caroline; Salgado, Patrícia Oliveira; Machado, Beatriz de Oliveira; Amorim, Gilmara Lopes; Alcoforado, Carla Lúcia Goulart Constant

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivos Estimar incidência, determinar fatores de risco e propor modelo de predição de risco para desenvolvimento de dermatite associada a incontinência em pacientes adultos críticos. Método Trata-se de um estudo de coorte concorrente realizado com 157 pacientes críticos. A coleta de dados foi conduzida diariamente entre fevereiro e julho de 2015 em hospital público e de ensino de Belo Horizonte, MG. Os dados foram lançados em banco de dados, submetidos a análise descritiva de sobrevida e multivariada. Resultados Obteve-se uma incidência global de 20,4%. Foram encontrados 19 fatores de risco que apresentaram associação significativa com o problema. As variáveis encontradas no modelo de predição de risco foram: sexo masculino, trauma, uso de hipnótico/sedativos, lactulona, suporte nutricional, fezes pastosas e queixa de ardência (local). Conclusão Os resultados mostraram que a dermatite é um achado clínico comum em pacientes adultos críticos e merece atenção especial para maior qualidade da assistência de enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivos Estimar incidencia, determinar factores de riesgo y proponer modelo de predicción de riesgo para el desarrollo de la dermatitis asociada a la incontinencia en pacientes adultos críticos. Método Se trata de un estudio de cohorte concurrente de 157 pacientes críticamente enfermos. La recolección de datos se realizó diariamente entre febrero y julio de 2015, en un hospital público y de enseñanza de Belo Horizonte-MG. Los datos se introdujeron en la base de datos, sometidos a análisis descriptivo, de supervivencia y multivariada. Resultados Se obtuvo una incidencia global del 20,4%. Se encontraron 19 factores de riesgo asociados significativamente con el problema. Las variables identificadas en el modelo de predicción de riesgo fueron: sexo masculino, trauma, uso de hipnóticos/sedantes, lactulona, soporte nutricional, heces sueltas y queja de ardor (local). Conclusión Los resultados mostraron que la dermatitis es un hallazgo clínico frecuente en pacientes adultos críticos y merece una atención especial para una mayor calidad de los cuidados de enfermería.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objectives Estimate incidence, determine risk factors and propose a prediction model for the development of incontinence- associated dermatitis critically ill adult patients. Method Concurrent cohort study with 157 critically ill patients. Data collection was daily performed between February and July 2015, at a public teaching hospital of Belo Horizonte, Minas Gerais. Data was entered in a database and subjected to descriptive, survival and multivariate analysis. Results An overall incidence of 20.4% was obtained. Nineteen (19) risk factors significantly associated with the disorder were found. The variables identified in the risk prediction model were male, trauma, use of hypnotics/sedatives, lactulose, nutritional support, loose stools and complaints of burning. Conclusion The results showed that dermatitis is a common clinical finding in critically ill adult patients and requires special attention from the nursing staff.
  • Hammock position and nesting: comparison of physiological and behavioral effects in preterm infants Artigos Originais

    Costa, Kassandra Silva Falcão; Beleza, Ludmylla de Oliveira; Souza, Lissandra Martins; Ribeiro, Laiane Medeiros

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo comparar os efeitos da aplicação de redes de descanso em prematuros, após a troca de fraldas, em comparação com o ninho. Métodos pesquisa quase experimental, crossover, com 30 prematuros internados em uma unidade de cuidados intermediários de um hospital público de Brasília, DF, no período de novembro de 2011 a março de 2012. Foram avaliados os efeitos das duas intervenções (ninho e rede) após a troca de fraldas. Para análise dos dados utilizou-se o teste t de Student com nível de confiança de 95% (p < 0,05). Resultados os prematuros, quando em rede, se mostraram menos estressados (p=0,002), tiveram menos características definidoras para o diagnóstico de enfermagem “Comportamento Desorganizado do Bebê” (p=0,05) e permaneceram em postura terapêutica em relação ao ninho (p=0,04). Conclusão quando comparado ao ninho, os prematuros posicionados em redes estiveram menos estressados, mais organizados e em melhor postura terapêutica.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Para comparar los efectos de la aplicación de las hamacas en los bebés prematuros después de cambiarles pañales, en comparación con el nido. Métodos investigación casi experimental, cruzada con 30 recién nacidos prematuros en una unidad de cuidados intermedios en un hospital público en Brasilia-DF, a partir de noviembre de 2011 a marzo de 2012. Los efectos de las dos intervenciones (nido y la hamaca) después de cambiar pañales. Para el análisis de datos se utilizó la prueba t de Student con un nivel de confianza del 95% (p <0,05). Resultados prematuros cuando posicionados en hamaca, estaban menos estresados (p = 0,002), tenían menos características definitorias para el diagnóstico de enfermería “Comportamiento Desorganizado del Bebé” (p = 0,05) y se mantuvo en la postura terapéutica en relación con el nido (p = 0,04). Conclusión en comparación con el nido, los prematuros posicionados en hamaca estaban menos estresados, más organizados y con mejor posicionamiento terapéutico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To compare the effects of the use of hammocks versus nesting in preterm infants, after diaper changing. Methods quasi-experimental study, a cross-over trial with 30 preterm newborns in an intermediate care nursery (ICN) in a public hospital in Brasilia-DF, conducted from November 2011 to March 2012. The effects of the two interventions (nesting and hammock) after diaper changing were assessed. Student’s t test with a confidence level of 95% (p <0.05) was used in data analysis. Results In hammock position the preterm infants were found to be less stressed (p = 0.002), had fewer defining characteristics indicating nursing diagnosis “Disorganized Infant Behavior” (p = 0.05) and remained in a more suitable position for receiving intensive care compared to nesting (p = 0.04). Conclusion Preterm infants in hammock position, compared to nesting, were less stressed, with a more organized behavior and in a better position for receiving intensive care.
  • Educational video as a healthcare education resource for people with colostomy and their families Artigos Originais

    Dalmolin, Angélica; Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira; Coppetti, Larissa de Carli; Rossato, Gabriela Camponogara; Gomes, Joseila Sonego; Silva, Maria Elizete Nunes da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Conhecer as percepções de participantes de um grupo de apoio para pessoas com colostomia sobre a utilização de um vídeo educativo como recurso para atividade de educação em saúde. Método Pesquisa qualitativa com 16 participantes em um grupo de apoio a pessoas colostomizadas de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados em abril e maio de 2016, por meio de grupo focal, submetidos à análise temática proposta por Minayo. Resultados Emergiram três categorias: O cuidar e o cuidar-se aprendido sozinho: a realidade vivida; Educação em saúde e aprendizagem por meio do vídeo educativo: possibilidades percebidas; As singularidades do vídeo educativo na ótica de pessoas colostomizadas e seus familiares. Conclusão A exiguidade de orientações posterga a independência e dificulta a autonomia para o cuidado e o autocuidado. A aplicabilidade da tecnologia audiovisual desenvolvida complementa as orientações educativas, possibilitando transformar e repensar as práticas pedagógicas na enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Conocer las percepciones de los participantes de un grupo de apoyo para personas con colostomia acerca de la utilización de un video educativo como recurso para la actividad de educación para la salud. Método Estudio cualitativo con 16 participantes de un grupo de apoyo a las personas colostomizada, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. La recogida de datos ocurrió en abril y mayo de 2016 y se hizo por medio de un grupo focal, que se sometió a análisis tematico propuesto por Minayo. Resultados Emergieron tres categorías: El cuidar y el cuidarse aprendido por sí mismo: la realidad vivida; Educación para la salud y aprendizaje por medio del video educativo: posibilidades percibidas; Las singularidades del video educativo en la óptica de las personas colostomizadas y sus familiares. Conclusión La escasez de orientaciones retrasa la independencia y autonomía para el cuidado y autocuidado. La aplicabilidad de la tecnología audiovisual desarrollada complementa las orientaciones educativas, posibilitando transformar y repensar las prácticas pedagógicas en enfermería.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To know the perceptions of participants in a support group for people with colostomy on the use of video as a resource for health education. Method Qualitative research with 16 participants in a support group for people with colostomy in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected in April and May of 2016, through a focus group, and subjected to the thematic analysis proposed by Minayo. Results The results led to three categories: care and self-care are learned alone: the lived reality; health education and learning through educational video: perceived opportunities; the singularities of the educational video from the viewpoint of people with colostomy and their families. Conclusion The scarcity of guidelines retards independence and hinders autonomy in care and self-care. The audio-visual technology applied in this study complements the educational guidelines, and can enable changes and the opportunity to rethink pedagogical nursing practices.
  • Home intervention as a tool for nursing care: evaluation of the satisfaction of the elderly Artigos Originais

    Nogueira, Iara Sescon; Previato, Giselle Fernanda; Scolari, Giovana Aparecida de Souza; Gomes, Ana Caroline Oliveira; Carreira, Ligia; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Avaliar os resultados de intervenções domiciliares de enfermagem na perspectiva da satisfação de idosos. Métodos Pesquisa avaliativa ex post, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, realizada no período de novembro de 2015 a janeiro de 2016 com 12 idosos dependentes de cuidados, acompanhados por um projeto de extensão na cidade de Maringá/PR. A coleta de dados ocorreu, após intervenções domiciliares realizadas segundo o referencial do Projeto Terapêutico Singular, por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise de conteúdo e posteriormente analisadas segundo o referencial teórico de Donabedian. Resultados Emergiram as seguintes categorias temáticas: “Intervenção domiciliar de enfermagem: sinônimo de alegria, distração e formação de vínculos” e ‘Intervenção domiciliar de enfermagem: transformações da saúde e dos hábitos de vida’. Conclusão Consideramos que as intervenções domiciliares de enfermagem tiveram resultados positivos que sinalizam qualidade do cuidado prestado.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Evaluar los resultados de las intervenciones de enfermería a domicilio en perspectiva de la satisfacción de personas mayores. Métodos Investigación a posteriori evaluativa, cualitativa y descriptiva, conducida desde noviembre de 2015 hasta enero de 2016 con 12 ancianos dependientes acompañado de un proyecto de extensión en la ciudad de Maringá/PR. La recolección de datos se produjo después de intervenciones en el hogar en el marco del Proyecto terapéutico individual, a través de entrevistas semiestructuradas sometidos a análisis de contenido y analizados de acuerdo con el marco teórico de Donabedian. Resultados Surgieron las siguientes categorías temáticas: “Inicio de Intervención de enfermería: sinónimo de alegría, distracción y la formación de enlaces” y “la intervención clínica de reposo: transformaciones de salud y estilo de vida”. Conclusión Consideramos que las intervenciones de enfermería a domicilio tuvieron resultados positivos que indican la calidad de la atención prestada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To evaluate the results of home nursing interventions according to the satisfaction of the elderly users. Methods Ex-post facto evaluative, qualitative and descriptive research, conducted from November 2015 to January 2016 with 12 dependent elderly individuals accompanied by an extension project in the city of Maringá, PR, Brazil. Data were collected after home interventions based on the Single-User Treatment Project, by means of semi-structured interviews subjected to content analysis and the theoretical framework of Donabedian. Results The following thematic categories emerged: “home nursing intervention: synonymous with joy, distraction and bonding” and” home nursing intervention: health and lifestyle transformations”. Conclusion The home nursing interventions had positive results that signal the quality of the provided care.
  • Implementation of care practices to prevent and repair perineal trauma in childbirth Artigos Originais

    Santos, Rafael Cleison Silva dos; Riesco, Maria Luiza Gonzalez

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivos Implementar práticas assistenciais para prevenção e reparo do trauma perineal no parto normal. Métodos Estudo quase-experimental, realizado no Hospital da Mulher Mãe-Luzia, Macapá, AP. Realizaram-se 74 entrevistas com enfermeiros e médicos e 70 com puérperas, e analisaram-se dados de prontuários (n=555). O desenvolvimento da pesquisa se deu em três fases: pré-auditoria e auditoria de base (fase 1); intervenção educativa e implementação de boas práticas assistenciais (fase 2); auditoria pós-implementação (fase 3); a análise foi pela comparação das fases 1 e 3. Resultados Após a intervenção educativa, menos profissionais incentivavam puxos dirigidos, realizavam episiotomia e suturavam lacerações de primeiro grau; mais mulheres informaram que o parto foi em posição litotômica; mais registros nos prontuários indicaram o uso de Vicryl® na sutura da mucosa e pele. Conclusões A intervenção educativa melhorou os cuidados e os desfechos perineais, porém há lacunas na implementação das evidências e inadequações no manejo do cuidado perineal.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Implementar prácticas asistenciales para la prevención y reparación del trauma perineal en el parto. Método Estudio casi experimental, conducido en el Hospital da Mulher Mãe-Luzia, Macapá, AP. Se realizaron 74 entrevistas con médicos y enfermeras y 70 con puérperas y se analizaron los datos de registros médicos (n=555). La investigación se desarrolló en tres fases: preauditoría y auditoría de base (fase 1); intervención educativa e implementación de buenas prácticas asistenciales (fase 2); auditoría posimplementación (fase 3); el análisis fue comparando las fases 1 y 3. Resultados Después de la intervención educativa, menos profesionales incentivaban pujo dirigido, realizaban episiotomía y suturaban desgarros de primer grado; más mujeres tuvieron el parto en posición litotomía; más registros indicaban uso de Vicryl® para suturar la mucosa y piel. Conclusión La intervención educativa ha mejorado el cuidado y los resultados perineales, pero hay lagunas en la implementación de evidencias y deficiencias en el cuidado perineal.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To implement care practices for perineal trauma prevention and repairing in normal birth. Method Quasi-experimental study conducted at Hospital da Mulher Mãe-Luzia, in Macapá, AP, Brazil. Seventy-four (74) nurses and obstetricians and 70 post-partum women were interviewed and the records of 555 patients were analyzed. The study was conducted in three stages: pre-audit and baseline audit (phase 1); educational intervention and implementation of best practices (phase 2); post-implementation audit (phase 3). Data was analyzed by comparison of the results of phases 1 and 3. Results Following the educational intervention, a lower number of health professionals encouraged directed pushing, performed episiotomies and repaired first-degree lacerations; more women reported lithotomy position; more patient records indicated the use of Vicryl™ to suture the perineal mucosa and skin. Conclusion The educational intervention improved birth care and perineal outcomes. Nevertheless, gaps were identified in the implementation of evidence, as well as inappropriate perineal care management
  • Educational action research on Facebook®: combining leisure and learning Artigos Originais

    Labegalini, Célia Maria Gomes; Nogueira, Iara Sescon; Rodrigues, Daysi Mara Murio Ribeiro; Almeida, Elton Carlos; Bueno, Sonia Maria Villela; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar o percurso da educação dialógica sobre lazer e saúde mental desenvolvida em mídia virtual. Método Pesquisa-ação pautada no referencial teórico-metodológico Freireano, desenvolvida com 11 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do estado do Paraná-BR, durante sete dias do mês de junho/2015, por meio de grupo fechado na mídia virtual Facebook®, cujos diálogos foram denominados “Círculos de Cultura Virtuais”, precedidos de questionários auto aplicados que versavam sobre a relação entre lazer e saúde mental. Os dados foram analisados de forma interpretativa, por meio de codificações e decodificações propostas por Freire. Resultados Os acadêmicos relacionam o lazer às atividades prazerosas e à qualidade de vida; contudo, não é praticado de forma ampliada e crítica na sua vida pessoal e no processo de formação. Conclusões Os círculos de cultura virtuais permitiram diálogos emancipatórios e desvelamento crítico sobre a temática, com possíveis repercussões para suas vivências pessoais e profissionais.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar la educación dialógica sobre salud mental y ocio en el medio virtual. Método investigación-acción basada en el marco teórico de Freire, desarrollada con 11 estudiantes de enfermería de una universidad pública del estado de Paraná-BR durante siete días de junio/2015, a través de un grupo cerrado en el medio virtual Facebook®, cuyos diálogos fueron llamados “Círculos de Cultura Virtual” precedidos por cuestionarios autoaplicados que se centraron en la relación entre el ocio y la salud mental. Los datos fueron analizados de forma interpretativa a través de codificación y decodificación propuestos por Freire. Resultados Los estudiantes relacionan el placer con actividades de ocio y calidad de vida, sin embargo, no son practicadas en una escala más amplia y crítica en su vida personal y en el proceso de formación. Conclusiones los círculos virtuales de cultura permitieron el diálogo emancipador y el descubrimiento fundamental sobre el tema con posibles repercusiones en sus experiencias personales y profesionales.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To analyse the path of dialogical education in leisure and mental health in social media. Method Action research based on the theoretical-methodological framework of Paulo Freire, conducted with 11 nursing students of a public university in the state of Paraná, Brazil, during seven days of June 2015, in a closed group on Facebook®. The dialogues were called, ‘Virtual Culture Circles’ and preceded by self-administered questionnaires that addressed the relationship between leisure and mental health. The data were analysed in an interpretive way, using the encoding and decoding proposed by Freire. Results The students related leisure to pleasurable activities and quality of life; however, it is not widely or critically practiced in their personal lives or education. Conclusions The Virtual Culture Circles provided emancipatory dialogues and a critical analysis of the subject matter, with possible repercussions on the personal and professional lives of the subjects.
  • Evaluation of computer-generated guidelines for companions of paediatric patients undergoing chemotherapy Artigos Originais

    Lopes, Vagner José; Shmeil, Marcos Augusto Hochuli

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Comparar as orientações geradas com o auxílio do Sistema de Apoio à Decisão Clínica – Cuidados em Oncologia e Saúde com Quimioterápicos com as orientações não auxiliadas por tecnologia, destinadas aos acompanhantes de crianças em tratamento quimioterápico. Métodos Pesquisa descritiva, avaliativa, de abordagem quantitativa, realizada na pediatria de um hospital em Curitiba-PR, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016. A amostra foi composta por 58 participantes, divididos em dois grupos: Grupo 1, não apoiado pelo software, e Grupo 2, apoiado pelo software. Na análise dos dados, utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Resultados Houve significância estatística nas orientações (p <0,05), prevalecendo maior média de concordância com o auxílio do software no Grupo 2, quando comparada ao Grupo 1. Conclusões Evidenciou-se que as orientações geradas com o auxílio do software consistem em uma forma de apoiar qualitativamente os enfermeiros na geração de orientações.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Comparar las orientaciones generadas con el auxilio del Sistema de Apoyo a Decisiones Clínicas – Cuidados en Oncología y Salud con Quimioterápicos con las orientaciones que no son auxiliadas por el mismo Sistema, ambas dirigidas a los acompañantes de niños en tratamiento quimioterápico. Métodos Investigación descriptiva, evaluativa, de abordaje cuantitativo, realizado en la pediatría de un hospital de Curitiba, Paraná, Brasil, entre diciembre de 2015 y enero de 2016. La muestra está compuesta por 58 pacientes, divididos en dos grupos: 1) compuesto por los que no son apoyados por el software y 2) por los que son apoyados por el software. En el análisis de los datos, se utilizó el Test no paramétrico de Mann-Whitney. Resultados Hubo una estadística expresiva en las orientaciones (p<0,05), prevaleciendo mayor promedio de concordancia con el auxilio del software en el Grupo 2, cuando comparado con la falta de auxilio del Grupo 1. Conclusiones Se evidenció que las orientaciones generadas con el auxilio del software es una forma de apoyar, cualitativamente, a los enfermeros en la generación de orientaciones.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To compare computer-generated guidelines with and without the use of a Clinical Decision Support System - Oncology Care and Healthcare for Chemotherapy Patients, for the caregivers of children undergoing chemotherapy. Methods This is a descriptive, evaluative, and quantitative study conducted at a paediatrics hospital in Curitiba, Paraná, Brazil, from December 2015 to January 2016. The sample consisted of 58 participants divided into two groups: Group 1, without the aid of software, and Group 2, with the aid of the software. The data were analysed using the Mann-Whitney U test. Results The guidelines revealed a statistical significance (p<0.05), with a prevalence of a higher concordance average in Group 2 in comparison with Group 1. Conclusion Computer-generated guidelines are a valuable qualitative support tool for nurses.
  • Changes in nursing practice to improve patient safety Artigos Originais

    Siman, Andréia Guerra; Brito, Maria José Menezes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Identificar mudanças na prática de enfermagem com vistas à melhoria da qualidade do cuidado e da segurança do paciente. Método Estudo de caso realizado em uma unidade de internação com profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente e equipe de Enfermagem, 31 participantes. Entre maio e dezembro de 2015, foram realizadas entrevistas, observação com registro em diário de campo e análise documental, tendo sido submetidas à análise de conteúdo. Resultados Evidenciaram-se mudanças na prática de enfermagem como a identificação de riscos assistenciais e físicos; destaque para risco de queda, lesão por pressão, com adoção de impressos próprios e uso da escala de Braden; notificação de eventos adversos; identificação do paciente; adoção de protocolos; comunicação eficaz com educação permanente e reuniões de forma multiprofissional. Conclusões Ocorreram mudanças na prática de enfermagem, principalmente voltadas para o gerenciamento dos riscos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Identificar los cambios en la práctica de enfermería para mejorar la calidad de la atención y la seguridad del paciente. Método Estudio de caso en una unidad de hospitalización con profesionales del Centro de Seguridad del Paciente y el personal de enfermería; 31 participantes. Entre mayo y diciembre de 2015 se llevaron a cabo entrevistas, observación de campo y análisis diario documento, sometido a análisis de contenido. Resultados Se evidenciaron cambios en la práctica de enfermería como la identificación de riesgos de asistencia y físicos; destaque para riesgos de caída lesión por presión, con la adopción de formas y uso de la escala de Braden específicos; la presentación de informes de eventos adversos; la identificación del paciente; adopción de protocolos; comunicación efectiva con educación permanente y reuniones de fiorma multidisciplinaria. Conclusiones Los cambios ocurridos en la práctica de enfermería, se centraron principalmente en la gestión de riesgos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To identify changes in nursing practice to improve the quality of care and patient safety. Method A case study conducted at an inpatient unit with professionals from the patient safety centre and a nursing team, totalling 31 participants. Data were collected from May to December 2015 through interviews, observations recorded in a field journal, and documentary analysis, followed by content analysis. Results The changes observed in the nursing practice included the identification of care and physical risks, especially the risk of falls and pressure injury, with the use of personal forms and the Braden scale; notification of adverse events; adoption of protocols; effective communication with permanent education and multiprofessional meetings. Conclusions Changes were observed in the nursing practice, chiefly focused on risk management.
  • The use of medicinal plants and the role of faith in family care Artigos Originais

    Lima, Crislaine Alves Barcellos de; Lima, Ângela Roberta Alves; Mendonça, Cledenir Vergara; Lopes, Caroline Vasconcellos; Heck, Rita Maria

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Compreender o uso das plantas medicinais e o papel da fé no sistema de cuidado familiar. Método Pesquisa qualitativa, realizada em abril e julho de 2015, em um município do Rio Grande do Sul/Brasil, com três informantes conhecedores de práticas de cuidado. A interpretação dos dados seguiu referencial antropológico interpretativo. Resultados Emergiram duas categorias: Plantas medicinais no cuidado à saúde e Cuidado com o uso das plantas no ritual de benzer. Identificou-se que o uso das plantas e a cura pela fé constituem uma forma de autoatenção peculiar, própria do território, que resgata o ser humano da perspectiva biológica e íntegra corpo, alma, espírito e ambiente. Conclusão A investigação permitiu compreender que as plantas medicinais, além da relação biológica estabelecida, atuam no sistema de cuidado familiar, sendo que a sua utilização não opera conforme os princípios de compra e venda, mas da troca, do dar, receber e retribuir.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Comprender el uso de plantas medicinales y el papel de la fe en el sistema de cuidado de la familia. Método La investigación cualitativa llevada a cabo en abril y julio de 2015, en una localidad de Rio Grande do Sul/Brasil, a partir de tres empleados con conocimientos en las prácticas de cuidado. La interpretación de los datos siguió la referencia antropológica interpretativa. Resultados Emergieron dos categorías: Las plantas medicinales en el cuidado de la salud y el cuidado con el uso de las plantas en el ritual de la bendición. Se identificó que el uso de plantas y curación por la fe es una forma de autoatención que rescata el ser humano desde el punto de vista puramente biológico y el cuerpo, alma, espíritu y medio ambiente. Conclusión La investigación hizo entender que las plantas medicinales actúan más allá de la relación biológica en el sistema de cuidado de la familia. No funciona de acuerdo con los principios de compra y venta, sino de intercambio, de dar, recibir y dar vuelta.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To understand the use of medicinal plants and the role of faith in the family care system. Method The adopted methodology is qualitative research, conducted in April and July 2015, in a municipality of Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil, with three informants who have knowledge of the healthcare practices. The data were interpreted using interpretive anthropology. Results Data interpretation led to two categories: Medicinal plants in health care and Care with the use of plants in the blessing ritual. It was identified that the use of plants and faith healing is a particular form of self-care in that given community. The purpose of this practice is to cure people from a biological and comprehensive perspective, involving the body, soul, spirit, and environment. Conclusion The research revealed that medicinal plants go beyond the merely biological relationship in the family care system. Use of these plants is not based on the principle of buying and selling, but rather on the act of exchanging, giving, receiving, and reciprocating.
  • Monitoring practices in municipal healthcare management and their interface with nursing Artigos Originais

    Reuter, Camila Luana Oliveira; Santos, Vilma Constância Fioravante dos; Bottega, Carla Garcia; Roese, Adriana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar as práticas de monitoramento desenvolvidas pelos municípios e as interfaces com a prática da Enfermagem. Métodos Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos seis municípios da Região de Saúde 10 do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a seis gestores de saúde e um assessor, com análise de conteúdo. Resultados As categorias finais que emergiram dos resultados foram “Práticas de monitoramento na gestão municipal em saúde” e “Dificuldades de implantação do monitoramento pelos gestores”. Conclusões Os gestores apontaram potencialidades e fragilidades nas práticas de monitoramento municipal de saúde. A incorporação deste processo é primordial à prática dos profissionais, especialmente da enfermagem, promovendo um incremento no uso de novas ferramentas que propiciam a inovação para subsidiar a tomada de decisão.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar las prácticas de monitoreo desarrolladas por los municipios y las interfaces con las prácticas de enfermería. Métodos Estudio exploratorio descriptivo con un enfoque cualitativo realizado en los 6 municipios de la Región de Salud 10 de Rio Grande del Sur. Fueron realizadas entrevistas semiestructuradas junto a seis gestores de salud y un asesor, con análisis de contenido. Resultados Las categorías finales que surgieron a partir de los resultados fueron “Prácticas de monitoreo en la gestión principal de salud” y “Dificultades de aplicación de monitoreo por los gestores”. Conclusiones Los gestores señalaron fortalezas y debilidades en las prácticas de monitoreo de salud municipales. La incorporación de ese proceso es primordial para la práctica de los profesionales, especialmente los de enfermería, promoviendo un incremento en el uso de nuevas herramientas que propician la innovación para subsidiar la toma de decisión.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To analyse the healthcare monitoring practices of the local government and its interfaces with nursing. Methods This is a descriptive, exploratory, and qualitative study conducted in six municipalities in the 10th health region of the state of Rio Grande do Sul. Data were collected through semi-structured interviews with six healthcare managers and one adviser, and subjected to content analysis. Results The results led to the final categories, “Monitoring practices in municipal healthcare management” and “Difficulties of managers in implementing monitoring”. Conclusion The managers pointed out potentialities and weaknesses in the monitoring practices of municipal healthcare. This process is critical for the practice of healthcare workers, especially nurses, since it encourages the use of new tools and innovations that support decision making.
  • Knowledge about the human immunodeficiency syndrome among elders in a unit for the care of the elderly Artigos Originais

    Nardelli, Giovanna Gaudenci; Malaquias, Bruna Stephanie Sousa; Gaudenci, Eliana Maria; Ledic, Carolina Silva; Azevedo, Nayara Freitas; Martins, Vitória Eugênia; Santos, Álvaro da Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Análise do conhecimento de idosos acerca da síndrome e do vírus da imunodeficiência humana. Métodos Estudo descritivo, transversal e quantitativo envolvendo 457 idosos da Unidade de Atenção ao Idoso de Uberaba, Minas Gerais, durante 3 meses. Foram aplicados os instrumentos Mini Exame do Estado Mental e o questionário sobre o vírus da imunodeficiência humana para terceira idade e, para a análise, foram usadas medidas de frequência. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (74%), entre 60 a 69 anos (51%). O maior índice de acertos obteve a transmissão por agulhas 96,2% e o menor (45,3%), a transmissão pela picada de mosquito e se a pessoa com o vírus da imunodeficiência humana sempre apresenta sintomas (49,6%). 88,2% deles relataram nunca usar camisinha. Conclusões O nível geral de conhecimento pode ser considerado bom, respondendo ao nosso objetivo. No entanto, foram identificadas lacunas decorrentes da falta de campanhas voltadas exclusivamente para tal público, bem como na conscientização de profissionais.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar el conocimiento de ancianos sobre HIV/ SIDA. Métodos Estudio descriptivo, transversal, cuantitativo, con 457 ancianos de la Unidad de Atención al Anciano de Uberaba - Minas Gerais, por 3 meses. Se aplicó el Mini-examen del Estado Mental, el cuestionario sobre el virus de la inmunodeficiencia humana para los ancianos, y medidas de frecuencia para el análisis. Resultado La mayoría eran mujeres (74%), entre 60 y 69 años (51%). La pregunta sobre la transmisión por jeringas/agujas tuvo el mayor número de respuestas correctas (96,2%), mientras las otras (45.3%) fueron sobre la transmisión por picaduras de mosquito, y si alguien con el virus de la inmunodeficiencia humana siempre presenta síntomas (49,6%). El 88,2% de ellos nunca utiliza condones. Conclusión El nivel general de conocimiento puede ser considerado bueno, respondiendo a nuestra meta. Sin embargo, se identificaron brechas en el conocimiento, en consecuencia de la falta de campañas exclusivas para este público, así como de la sensibilización de los profesionales.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To analyze the knowledge of elders regarding HIV/AIDS. Methods Descriptive, cross-sectional, quantitative study, with 457 elders from the Unit for the Care of Elders in Uberaba – Minas Gerais, lasting 3 months. The instruments used were the Mental State Mini-exam and a questionnaire on the human immunodeficiency virus for elders, together with frequency measures for their analysis. Results Most participants were female (74%), between 60 and 69 y/o (51%). The question with the most correct answers was about syringe/needle transmission (96.2%) and the ones with the least (45.3% and 49.6%, respectively) were regarding AIDS transmission through mosquito bites and whether a person with the human immunodeficiency virus always presents symptoms (49.6%). 88.2% of participants never use condoms. Conclusion The general level of knowledge can be considered good, responding to our goal. However, gaps in knowledge were identified due to the lack of campaigns aimed exclusively at such public, as well as to the lack of awareness of professionals.
  • Health needs of street market saleswomen: access, connection and welcoming as integral practices Artigos Originais

    Magalhães, Ana Hirley Rodrigues; Parente, José Reginaldo Feijão; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Pereira, Ivna de Holanda; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Guimarães, Raquel Xavier

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público de um município do Nordeste do Brasil. Método Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com quinze mulheres feirantes de um mercado público. A produção de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, de abril a maio de 2016. Resultados Os dados foram analisados mediante a técnica análise de conteúdo, emergindo a seguinte categoria temática: “Necessidades de acesso aos serviços de saúde e práticas profissionais humanizadas”. As mulheres participantes do estudo destacaram a garantia do acesso, vínculo e acolhimento como práticas propulsoras para o reconhecimento das necessidades de saúde, enfrentamento do processo saúde-doença e integralidade do cuidado. Conclusões O acolhimento com identificação das necessidades e produção de vínculo contribuirá para que as feirantes se reconheçam como sujeitos de suas necessidades, fortalecendo sua autonomia, o empoderamento e o autocuidado.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar las necesidades sanitarias de las mujeres puesteras de un mercado público en una ciudad del Noreste de Brasil. Método Estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, con quince vendedoras ambulantes de un mercado público. Los datos de producción incluyeron entrevistas semiestructuradas, abril-mayo de 2016. Resultados Los datos fueron analizados mediante el análisis de contenido técnico, emergiendo las siguientes categorías temáticas: “Las necesidades de acceso a servicios de salud y prácticas profesionales humanizados”. Las mujeres en el estudio destacaron la garantía de acceso, vínculo y acogida como las prácticas de conducción para el reconocimiento de las necesidades de salud que enfrenta el proceso salud-enfermedad y la atención integral. Conclusión La acogida con la identificación de las necesidades y producción de vínculo contribuirá para que las puesteras se reconozcan como sujetos de sus necesidades, el fortalecimiento de su autonomía, el empoderamiento y el autocuidado.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To analyze the health needs of street market saleswomen of the Mercado Público (Public Market) of a municipality in Northeastern Brazil. Method Qualitative, exploratory and descriptive study, with fifteen saleswomen in a public market. Data production means included semi-structured interviews, April-May 2016. Results Data were analyzed using the analysis of technical content technique, from which the following theme category emerged: “Access needs to health services and professional humanized practices.” The women in the study highlighted the guarantee of access, connection and welcoming as driving practices for the recognition of health needs confronting the health-disease process and comprehensive care. Conclusions Being welcomed, identifying needs and producing a bond will contribute to these women recognizing themselves as subjects of their needs, strengthening their autonomy, empowerment and self-care.
  • Pregnant teenagers’ group: contributions to prenatal care Artigos Originais

    Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Menezes, Giselle Maria Duarte; Silva, Thaís Jormanna Pereira; Brasil, Eysler Gonçalves Maia; Silva, Raimunda Magalhães da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Descrever as mudanças no cuidado de enfermagem no pré-natal após a implementação do grupo de gestantes adolescentes norteado pelas expectativas e experiências de adolescentes grávidas. Método Estudo qualitativo, descritivo realizado de fevereiro a novembro de 2013 em Unidade de Atenção Primária de Fortaleza, Ceará, Brasil, através de grupos focais com 16 adolescentes do grupo de gestantes da unidade que estavam no 2º ou 3º trimestre de gravidez. Na análise, abstraíram-se ideias centrais e unidades de sentidos formando categorias. Resultados O grupo de gestantes adolescentes como espaço de convivência e vínculo estimulam-nas a falar suas necessidades do momento vivido ressignificando vínculos. As estratégias educativas na promoção do cuidado de si e do bebê promovem aprendizados entre adolescentes pelo compartilhamento de experiências, dúvidas e crenças. Conclusão As considerações e as sugestões das adolescentes contribuíram para nortear o enfermeiro no desenvolvimento do grupo e efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados e apoio às adolescentes grávidas na atenção básica.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Describir cambios en la práctica del enfermero después de la implementación del grupo de adolescentes embarazadas en la atención prenatal, la práctica guiada por las expectativas y experiencias de adolescentes embarazadas. Método Estudio descriptivo y cualitativo conducido desde febrero hasta noviembre, 2013 en la Unidad de Atención Primaria en Fortaleza, Ceará, Brasil, con 16 adolescentes del grupo de embarazadas que integran el 2º o 3º trimestre de embarazo. Del análisis se abstrajeron las ideas centrales y unidades de significados resumidas en las categorías. Resultados El grupo de adolescentes embarazadas como espacio de convivencia y lazos les estimulan a hablar sobre sus necesidades del momento vivido, resignificándolas. Estrategias educativas en la promoción del autocuidado y bebé promueven aprendizaje entre adolescentes, que son estimuladas por medio del intercambio de experiencias, dudas y creencias. Conclusión Consideraciones y sugerencias de las adolescentes contribuyeron para orientar la práctica de las enfermeras y brindar un espacio estratégico de atención y apoyo a las adolescentes embarazadas en atención primaria.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To describe changes in nurses’ care following the implementation of a group of pregnant teenagers in prenatal care based on the expectations and experiences of pregnant teenagers. Method Qualitative and descriptive study conducted from February to November 2013 at a Primary Care Unit in Fortaleza, Ceará, Brazil, through focus groups with 16 adolescents from the group of pregnant women in the second or third trimester of pregnancy. The analysis identified central ideas and units of meanings that formed the categories. Results The strategy of a group of pregnant teenagers, which provides a space for coexistence and the establishment of ties encourages these individuals to talk about their needs, re-signifying their ties. Educational strategies to promote self-care of pregnant teenagers and care for their babies involve the sharing of experiences, doubts and beliefs. Conclusion Considerations and suggestions of the adolescents contributed to guide nurses’ practice and provide a strategic space of care and support for pregnant adolescents in primary care.
  • Establishment of lactaton rooms in public and private companies: potentialities and difficulties Artigos Originais

    Fernandes, Vanessa Martinhago Borges; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Pires, Denise Elvira Pires de; Zampieri, Maria de Fátima Mota; Gregório, Vitória Regina Petters

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Conhecer a visão de gestores de empresas públicas e privadas acerca das salas de apoio à amamentação, com vistas à sua implantação. Método Pesquisa qualitativa, exploratória descritiva, realizada em 2015, da qual participaram 20 gestores da Grande Florianópolis. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas/projetivas e, para a análise, a Análise de Conteúdo, associada aos recursos do software Atlas.ti. Resultados Emergiram duas categorias, a saber, dificuldades e facilidades na implantação de sala de apoio à amamentação, com predomínio de aspectos dificultadores, especialmente financeiros, envolvidos na disponibilização de espaço físico. Dialeticamente, também houve reconhecimento do baixo custo envolvido, o que facilitaria sua implantação. Conclusões Aspectos financeiros, culturais e políticos dificultam a implantação de salas de apoio à amamentação, mas há o reconhecimento da importância da medida. Para o sucesso da amamentação, a implantação de salas de apoio é importante, porém, não suficiente, sendo necessárias múltiplas ações e, principalmente, uma atuação mais efetiva da enfermagem e dos demais profissionais de saúde.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Conocer la visión de los gestores de la empresa pública y privada sobre las habitaciones de apoyo a la lactancia, con vistas a su puesta en práctica. Método La investigación fue cualitativa, exploratoria y descriptiva. Participaron 20 gerentes en Florianópolis en 2015. Para la recolección de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas/proyectiva y para análisis, Análisis de Contenido asociado a los recursos del software Atlas.ti. Resultados Surgieron dos categorías, las dificultades y las facilidades en la implantación de sala de apoyo a la lactancia, donde predominan los aspectos que obstaculizan, especialmente los financieros, involucrados en el espacio físico. Dialécticamente, también hubo reconocimiento del bajo costo involucrado, lo que facilitaría su aplicación. Conclusión Los aspectos financieros, culturales y políticos dificultan la implantación de salas de lactancia materna,es importsnte implantar salas de apoyo, sin embargo, no es suficiente, requiere múltiples acciones y, sobre todo, un funcionamiento más eficaz de la enfermería y otros profesionales de la salud.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To know how managers of public and private companies view lactation support rooms and their implantation. Method This is study is based on qualitative, exploratory, and descriptive research. Twenty managers from Greater Florianópolis participated in the research, in 2015. Data were collected by means of semi-structured/projective interviews, and subjected to content analysis associated with Atlas.ti software. Results Data analysis led to the following two categories: difficulties and facilities of establishing a lactation room, with a predominance of financial difficulties and the lack of physical space. Dialectically, the subjects also recognised the low cost involved, which facilitates establishment. Conclusion Financial, cultural, and political aspects make it difficult to set up lactation rooms, but the importance of this measure was acknowledged. Although the success of breastfeeding partly depends on these support rooms, it also requires multiple actions, especially the effective participation of nurses and other health workers.
  • Instruments for articulating the network of attention to women in situation of violence: collective construction Artigos Originais

    Cortes, Laura Ferreira; Padoin, Stela Maris de Mello; Kinalski, Daniela Dal Forno

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Identificar as informações necessárias para a construção de instrumentos destinados a viabilizar a articulação de profissionais de serviços de atendimento com mulheres em situação de violência com vistas à constituição de uma rede de atenção. Método Estudo qualitativo, convergente assistencial, cujas informações foram produzidas de fevereiro a agosto de 2015 por meio de 10 encontros grupais, com 32 participantes do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências de Santa Maria-RS, situado na Universidade Federal de Santa Maria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Resultados Definiu-se o direcionamento do fluxo; os pontos para compor a rede; o que seria preciso comunicar entre os serviços: dados de identificação da mulher e da família, relato acerca da situação e a continuidade do cuidado. Conclusões Há necessidade de formalização institucional dos dispositivos construídos. A articulação entre os serviços requer comunicação, envolvimento e compromisso dos profissionais para garantir a continuidade do cuidado.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Identificar el contenido necesario para construir instrumentos para facilitar la integración de profesionales de servicios a mujeres en situación de violencia con miras a la creación de una red de atención. Método Estudio cualitativo, convergente, cuya información se produjo de febrero a agosto de 2015, durante 10 sesiones de grupo, con 32 participantes del Grupo de Trabajo Integrado para Contrarrestar la Violencia de Maria Santa-RS, que se encuentra en la Universidad Federal de Santa María. Se utilizó el análisis de contenido temático. Resultados Se definió la dirección del flujo; los puntos que componen la red; lo que se necesitaría para comunicar entre servicios: identificación de mujer y familia, informe sobre la situación y la continuidad de la atención. Conclusiones Existe una necesidad de formalización institucional de dispositivos construidos. La articulación entre los servicios requiere comunicación, participación y compromiso de los profesionales para asegurar la continuidad de la atención.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective This paper aims at identifying all the necessary information to build instruments which are designed to facilitate the professional integration of services to women in situation of violence with a view to the establishment of a network of attention. Method Qualitative study, convergent, whose information has been produced from February to August 2015 by 10 group meetings, with 32 participants from the Integrated Working Group to Confront Violence in Santa Maria-RS, located at the Universidade Federal de Santa Maria. Using thematic content analysis. Results It defined the flow direction; the points to compose the network; what it would take to communicate among services: identification of wife and family, report on the situation and the continuity of care. Conclusions There is a need for an institutional formalization of constructed devices. The articulation between the services requires communication, involvement and commitment of the professionals to ensure the continuity of care.
  • Construction and content validation of checklist for patient safety in emergency care Artigos Originais

    Amaya, Marly Ryoko; Paixão, Danieli Parreira da Silva Stalisz da; Sarquis, Leila Maria Mansano; Cruz, Elaine Drehmer de Almeida

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Construir e validar checklist de ações de segurança do paciente em atendimento de emergência. Método Pesquisa metodológica realizada em Curitiba, em 2015, com etapas de construção e validação. O checklist foi norteado pelas diretrizes do programa brasileiro para a segurança do paciente e validado pela Técnica Delphi online; com utilização de questionário próprio, e participação de 23 especialistas brasileiros na primeira rodada e 20 na segunda. Para a análise, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o α de Cronbach e o Teste Exato de Fisher. Resultados Obteve-se checklist com 18 itens válidos e confiáveis (94% de IVC, α de Cronbach=0,91). Conclusões O checklist contempla ações para segurança do paciente, permite verificar situações preditivas de risco, direcionar ações de correção e promover a segurança em serviços de emergência e outros contextos de saúde.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo construir y validar la lista de verificación de acciones de seguridad del paciente en la atención de emergencia. Método investigación metodológica realizada en Curitiba, en 2015, con etapas de construcción y validación. La lista de verificación se guió por las directrices del programa brasileño para la seguridad del paciente y fue validado por la Técnica Delphi on-line; con el uso de una encuesta propia y la participación de 23 especialistas brasileños en la primera etapa y 20 en la segunda. Para el análisis, se utilizó el Índice de Validación de Contenido (IVC), el α de Cronbach y el Test Exacto de Fisher. Resultados se obtuvo una lista de verificación con 18 ítems válidos y confiables (94% de IVC, α de Cronbach = 0,91). Conclusiones la lista de verificación abarca acciones para la seguridad del paciente, permite comprobar situaciones predictivas de riesgo, guiar acciones de corrección y promover la seguridad en servicios de emergencia y en otros contextos de la salud.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To construct and validate a checklist for patient safety in emergency care. Method This is methodological research conducted in Curitiba, in 2015, with construction and validation stages. The checklist was based on the guidelines of the Brazilian patient safety programme and validated online using the Delphi method, with a questionnaire, and with the participation of 23 Brazilian specialists in the first round and 20 in the second round. The data were analysed using the Content Validity Index (CVI), Cronbach’s α, and Fisher’s Exact Test. Results We produced a checklist with 18 valid and reliable items (94% of CVI, Cronbach’s α = 0.91). Conclusions The checklist comprises patient safety actions and items to predict risk situations, corrective actions, and promote safety in emergency services and other health-related contexts.
  • Hospitalized school children: proposition of a data collection instrument in light of Horta’s theory Artigos Originais

    Marques, Daniela Karina Antão; Silva, Kenya de Lima; Nóbrega, Maria Miriam Lima da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Método Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos. Resultados Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validação do instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final. Conclusão O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Construir un instrumento de recolección de datos para escolares hospitalizados a la luz de la Teoría de las Necesidades Humanas Básicas. Método Investigación metodológica desarrollada en un hospital Escuela de João Pessoa, con la participación de ocho profesores y auxiliares de enfermería en el periodo de julio de 2014 y marzo de 2015. Se utilizó el análisis estadístico para validar los indicadores empíricos. Resultados Los indicadores se identificaron a partir del análisis de los instrumentos validados para los niños, considerando el Conjunto Internacional de Datos Esenciales para Enfermería, resultando en la versión 1 del instrumento, conteniendo 301 indicadores. Después de la validación del instrumento, hubo 288 indicadores, que pasaron por la revalidación y después de que el formato del instrumento se llevó a cabo en la versión final. Conclusión Este instrumento ha contribuido a la recolección de datos de escolares hospitalizados y guiado las demás fases del proceso de enfermería, considerando las necesidades específicas de estos niños, apoyando la asistencia, enseñanza e investigación en enfermería.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objetivo To build a data collection tool for hospitalized schoolchildren in light of the Theory of Basic Human Needs. Method Methodological research developed in a a Teaching Hospital in João Pessoa, with the participation of eight teachers and assistant nurses, from July 2014 to March 2015. Statistical analysis was used to validate the empirical indicators. Resultados The indicators were identified from the instrument analysis validated for children, considering the International Nursing Minimum Data Set, which resulted in version 1 of the instrument with 301 indicators. The instrument validation resulted in 288 indicators, which were later revalidated and formatted once the instrument’s final version was reached. Conclusion The instrument has contributed to data collection in teaching hospitals and has guided the other phases of the nursing process, considering the specific needs of these children, collaborating with the nursing care, education and research.
  • Revealing an HIV diagnosis for children and adolescents: subsidy for the practice of care Artigos Originais

    Zanon, Bruna Pase; Paula, Cristiane Cardoso de; Padoin, Stela Maris de Mello

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Construir coletivamente um guia para acompanhamento do processo de revelação do diagnóstico de HIV para crianças e adolescentes em serviço especializado. Método Pesquisa convergente assistencial, com triangulação de observação, entrevista e grupos, realizada de maio a junho de 2015, com sete profissionais de saúde de um Ambulatório de Doenças Infecciosas Pediátricas. Foi desenvolvida análise de conteúdo temática. Resultados A discussão da compreensão da revelação, seus disparadores, atores envolvidos, estratégias utilizadas, limites e possibilidades elencados pelos profissionais subsidiaram a construção do guia a ser aplicado em etapas: analisar questionamentos e curiosidades das crianças; avaliar sua capacidade cognitiva; discutir os motivos para revelar; elencar os profissionais envolvidos no acompanhamento do processo; incluir a família; elaborar estratégias de revelação. Conclusões Este guia pode mediar mudanças na prática assistencial, tanto para garantir o direito da criança quanto para corresponsabilizar os profissionais.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Construir colectivamente una guía para acompañar a la revelación del diagnóstico de VIH para los niños y adolescentes en un servicio especializado. Método La investigación convergente asistencial con la triangulación de la observación, la entrevista y grupos, que tuvo lugar entre mayo y junio/2015, con siete profesionales de una Clínica de Enfermedades Infecciosas Pediátricas. Se desarrolló un análisis de contenido temático. Resultados El análisis de la comprensión de la revelación, sus factores desencadenantes, las partes interesadas, las estrategias utilizadas, límites y posibilidades apoyaron la construcción de la guía para ser aplicada en etapas durante: analizar las preguntas y curiosidades de los niños; evaluar la capacidad cognitiva; analizar las razones para revelación; una lista de los profesionales involucrados del proceso de revelación; incluyen la familia; desarrollar estrategias de revelación. Conclusión Esta guía puede mediar cambios en la práctica de atención tanto para garantizar el derecho del niño y responsabilizar a los profesionales.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To collectively build a guide for following-up on HIV diagnosis disclosure to children and adolescents in a specialized service. Method Convergent-care research approach with observation triangulation, interview and groups, conducted from May to June 2015 with seven health professionals in a pediatric outpatient clinic for infectious diseases. Thematic content analysis was developed. Results The discussion of understanding the disclosure, its triggers, actors involved, used strategies, and limits and possibilities listed by the professionals subsidized the construction of a guide to be applied in the stages: analyzing children’s questions and curiosities; evaluating their cognitive ability; discussing the reasons to reveal; listing the professionals involved on follow-up process; including family; developing strategies for disclosure. Conclusion This guide may mediate changes in care practice to ensure the child’s rights and to make the professionals co-accountable.
  • Factors associated with the interruption of exclusive breastfeeding in infants up to 30 days old Artigos Originais

    Moraes, Bruna Alibio; Gonçalves, Annelise de Carvalho; Strada, Juliana Karine Rodrigues; Gouveia, Helga Geremias

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Identificar fatores associados à interrupção do aleitamento materno exclusivo (AME) em lactentes com até 30 dias de vida. Método Estudo transversal realizado em hospital universitário do Sul do país, de dezembro de 2014 a setembro de 2015, com 341 lactentes com até 30 dias de vida e suas mães. Aplicou-se questionário estruturado composto por variáveis relativas às características sociodemográficas e história obstétrica da mãe, escolaridade do companheiro, dados do lactente e da amamentação. Procedeu-se análise bivariada e multivariada, como cálculo de Razão de Prevalências (RP). Resultados Prevalência de 79,5% de AME. Lactentes ≥ 21 dias, que receberam complemento lácteo no hospital, mães com dificuldade de amamentação pós-alta hospitalar e não-brancas apresentaram associação à interrupção do AME. Conclusão Os fatores associados à interrupção do AME direcionam os profissionais de saúde a proporem ações de apoio à mãe e lactente em vista de suas dificuldades, prevenindo a interrupção do AME.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Identificar factores asociados a la interrupción de la lactancia materna exclusiva (LME) en lactantes con hasta 30 días de vida. Método Estudio transversal realizado en un hospital universitario al sur de Brasil, de diciembre de 2014 a septiembre de 2015, con 341 lactantes de hasta 30 días y sus madres. Se aplicó cuestionario estructurado compuesto por variables de características sociodemográficas y la historia obstétrica materna, educación del compañero, datos infantiles y lactancia materna. Se procedió al análisis bivariado y multivariado, con cálculo de Razón de Prevalencia (RP). Resultados Prevalencia del 79,5% de LME. Lactantes ≥21 días de vida, que recibieron complemento lácteo en hospital, mujeres con dificultad para amamantar después del alta y las no blancas se asocian a la interrupción de LME. Conclusión Los factores asociados a la interrupción de LME direccionan a los profesionales para proponer acciones de apoyo a la madre y a su lactante delante de sus dificultades, impidiendo el destete precoz.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To identify factors associated with the interruption of exclusive breastfeeding (EBF) in infants up to 30 days old. Method A cross-sectional study conducted at a university hospital in southern Brazil, from December 2014 to September 2015, with 341 infants up to 30 days old and their mothers. A semi-structured questionnaire was applied consisting of variables related to sociodemographic characteristics, obstetric history of the mother, companion’s education, and data of the infant and of breastfeeding. Collected data were subjected to bivariate and multivariate analysis with the estimation of Prevalence Ratios (PR). Results The prevalence of EBF was 79.5%. The factors associated with the interruption of EBF were babies ≥ 21 days, who received formula supplementation at the hospital, women with difficulties breastfeeding after hospital discharge, and non-white. Conclusion the factors associated with EBF interruption can help health workers create actions for mothers with difficulties and prevent interruption of EBF.
  • Strengths and weaknesses of the nursing certificate program at the Instituto Federal de Santa Catarina (Federal Institute of Santa Catarina) Artigos Originais

    Oliari, Luciane Patrícia; Padilha, Maria Itayra; Backes, Vânia Marli Schubert

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar as fortalezas e as fragilidades encontradas no processo de implantação do curso Técnico de Enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, na década de 2000. Método Pesquisa sócio-histórica com abordagem qualitativa. História oral como método-fonte para coleta dos dados, entre junho/setembro de 2015, com análise temática. Sete profissionais participaram do estudo, resultando em três categorias: Reconhecimento do curso Técnico de Enfermagem pela comunidade e pelo mercado de Trabalho; Fragilidades enfrentadas pelo curso; Fortalezas no período de implantação do curso. Resultados O curso foi aceito pelo mercado de trabalho, o que se reflete na procura ampliada pelo curso. Como fragilidades destacaram-se: materiais e estrutura insuficientes, poucos professores, oferta bianual e não compreensão dos estágios pela instituição. Como fortalezas destacaram-se: o comprometimento dos professores, o apoio da direção e o incentivo à pesquisa. Considerações finais Apesar das fragilidades, as fortalezas contribuíram para que a implantação do curso Técnico de Enfermagem superasse os desafios, garantindo melhoria na formação profissional.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar las fortalezas y debilidades encontradas en el transcurso proceso de implementación del curso Tecnico de Enfermería en el Instituto Federal de Santa Catarina, en Florianópolis / SC, Brasil, en la década de 2000. Método Investigación sociohistórica con el enfoque cualitativo que utiliza la historia oral como un método de origen para la recolección de datos, de siete profesionales de salud entre junio/septiembre de 2015. Resultados Como fragilidad se destacaron: materiales y la estructura insuficiente y pocos profesores para llevar a cabo el curso, oferta del curso cada dos años de la oferta y no entender el funcionamiento de la formación práctica en la institución de enfermería. Como una fortaleza se destacó el compromiso de los profesores que participan en el curso, el apoyo a la gestión y el conocimiento de incentivos a la investigación dadas por las enfermeras. Consideraciones finales A pesar de las deficiencias existentes, los puntos fuertes contribuyeron para que la implantación del curso Técnico de Enfermería superase los desafíos garantizando mejora en la formación profesional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To analyze the strengths and weaknesses found in the implementation process of the Nursing Certificate Program at the Instituto Federal de Santa Catarina (Federal Institute of Santa Catarina), in the 2000s. Method Socio-historical research with a qualitative approach. Oral history as a method source for data collection between June/September 2015, with thematic analysis. Seven professionals participated in the study, resulting in three categories: Recognition of the Nursing Certificate Program in the community and work market; Weaknesses faced by the course; Strengths during the implementation of the course. Results The course was accepted by the labor market, resulting in an increased demand. As weaknesses: insufficient materials and structure, few teachers, course is offered every two years and no understanding of the stages by the institution. As strengths: commitment of teachers, management support and incentives to perform research. Final considerations Despite the weaknesses, the strengths contributed to the implementation of the Nursing Certificate Program overcoming challenges, ensuring improvement in vocational training.
  • Domestic violence against children and adolescents: social support network perspectives Artigos Originais

    Carlos, Diene Monique; Pádua, Elisabete Matallo Marchesini De; Fernandes, Maria Isabel Domingues; Leitão, Maria Neto da Cruz; Ferriani, Maria das Graças Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Conhecer e analisar as redes de apoio a famílias envolvidas na violência contra crianças e adolescentes pela perspectiva de profissionais da atenção básica à saúde e de familiares em um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Métodos Pesquisa qualitativa, do tipo social estratégica, delineada pelo Paradigma da Complexidade. A coleta de dados foi realizada com 41 profissionais e 15 familiares por meio de Mapas da Rede Institucional ou Pessoal e entrevistas semiestruturadas. A análise se deu por meio da organização das informações, formação de quadros referenciais e categorização. Resultados Desvelou-se a categoria “Tecendo a rede” com vivências familiares e dos profissionais centradas numa lógica de fragmentação do cuidado. Considerações finais Desvela-se a urgente necessidade da construção e/ou efetivação de políticas públicas direcionadas às famílias com o empoderamento do núcleo familiar e comunitário, bem como da realização de estudos com abordagens que respeitem a multidimensionalidade do fenômeno.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Analizar las redes de apoyo a los familiares involucrados en la violencia contra los niños y los adolescentes en el municipio del interior del Estado de São Paulo. Métodos Investigación cualitativa, del tipo social estratégico, delineada por el Paradigma de la Complejidad. La recolección de datos fue realizada con 41 profesionales y 15 familiares a través de Mapas de la Red Institucional o Personal y entrevistas semiestructuradas. El análisis se dio por medio de la organización de las informaciones; Formación de cuadros referenciales y categorización. Resultados Se desveló la categoría “Tejiendo la red”, con vivencias familiares y de los profesionales centradas en una lógica de fragmentación del cuidado. Consideraciones finales Se desvela la urgente necesidad de la construcción y/o efectividad de políticas públicas dirigidas a las familias, con el empoderamiento del núcleo familiar y comunitario, así como por la realización de estudios con la multidimensionalidad del fenómeno.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To identify and analyze the social support network of families involved in violence against children and adolescents, from the perspective of health professionals and families in a municipality of the state of São Paulo, Brazil. Methods This was a qualitative strategic social study, anchored in the paradigm of complexity. Data were collected from 41 health professionals and 15 families using institutional or personal network maps, and semi-structured interviews. Analysis was conducted by organizing the data, constructing theoretical frameworks, and categorizing resulting information. Results The category “weaving the network” was unveiled, with family experiences and professionals focused on a logic of fragmentation of care. Final considerations The creation and implementation of public policy are urgently needed to address the needs of this population, by empowering families and communities and developing research that respects the multidimensional nature of the phenomenon.
  • Social ruptures and the everyday life of homeless people: an ethnographic study Artigos Originais

    Fiorati, Regina Célia; Carretta, Regina Yoneko Dakuzaku; Kebbe, Leonardo Martins; Cardoso, Beatriz Lobato; Xavier, Joab Jefferson da Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Conhecer os fatores geradores das rupturas das redes sociais de suporte, identificar o cotidiano e os projetos de vida de pessoas em situação de rua. Método Estudo etnográfico desenvolvido entre 2012 e 2013 em Ribeirão Preto-SP, Brasil. Quinze pessoas participaram do estudo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas de histórias de vida filmadas e de diário de campo. A análise foi realizada com base no referencial da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Resultados Os resultados mostraram que iniquidades estão presentes há gerações passadas nas famílias e que o cotidiano é marcado por violência e morte, pobreza e exclusão, rupturas das redes sociais e isolamento, uso de álcool e outras drogas e doenças socialmente determinadas. Conclusão A situação de rua decorre de múltiplos fatores que se apresentam na organização social brasileira e de determinantes sociais que condicionam a vida e a saúde das pessoas em situação de rua.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Conocer los factores generadores de las rupturas de las redes sociales de soporte, identificar su cotidiano y sus proyectos de vida de personas sin hogar. Método Estudio etnográfico hecho entre 2012 y 2013 en Ribeirão Preto - SP, Brasil. Los participantes fueron quince personas sin hogar. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas de historias de vida filmadas y diario de campo. El análisis de datos se realizó con base en el referencial de la Teoría de la Acción Comunicativa de Habermas. Resultados Los resultados mostraron que las iniquidades están presentes durante generaciones en las familias y que el cotidiano está marcado por violencia y muerte, pobreza y exclusión, rupturas y aislamiento, uso de drogas y otras enfermedades socialmente determinadas. Conclusión Personas sin hogar derivan de varios factores que se presentan en la sociedad brasileña y que determinantes sociales condicionan la vida y la salud de las personas sin hogar.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To discover the generators of disruptions in social support networks and identify the everyday life and projects of life of homeless people. Method Ethnographic study conducted between 2012 and 2013 in Ribeirão Preto -SP, Brazil. The participants were fifteen homeless people. Data were collected through video-recorded interviews addressing histories of life and a field diary. Data analysis was based on Habermas’ Theory of Communicative Action. Results Results revealed that the participants’ families have faced inequalities for many generations and that everyday life is marked by violence and death, poverty and exclusion, disrupted social networks, loneliness, alcohol and drug consumption, and other socially determined diseases. Conclusion The situation of living on the streets stems from several factors present in the organization of the Brazilian society and social determinants condition the life and health of homeless people.
  • Participatory methodologies in research with children: creative and innovative approaches Relato de Experiência

    Pereira, Viviane Ribeiro; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Cardoso, Clarissa de Souza; Oliveira, Naiana Alves; Vieira, Ana Cláudia Garcia; Nobre, Márcia de Oliveira; Nino, Magda Eliete Lamas

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Relatar a experiência da utilização de metodologias participativas em pesquisa com crianças. Métodos Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado com crianças entre seis e onze anos de uma escola municipal, em Pelotas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em São Lourenço do Sul, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi baseada em registros feitos em diários de campo e observação, realizada de abril a julho de 2016. Resultados O relato apontou que o Photovoice promoveu a motivação entre o grupo e elevou a autoestima e a autoconfiança das crianças. O Mapa dos Cinco Campos possibilitou às crianças expressar sentimentos por intermédio do jogo. Conclusão Compreende-se que o Photovoice e o Mapa dos Cinco Campos são instrumentos que viabilizam novas abordagens metodológicas nas pesquisas com crianças, facilitando a construção das propostas de atividades que visam processos inovadores e criativos de pesquisa em saúde/enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Objetivo Presentar la experiencia de usar enfoques participativos en la investigación con niños. Métodos Informe de experiencia con un enfoque cualitativo, realizado con niños de entre seis y once años, de una escuela municipal en Pelotas y en el Cuidado de Niños y Jóvenes Centro Psicosocial, en São Lourenço do Sul, ambos municipios de Rio Grande do Sul. La recogida de datos se basa en los registros realizados en diarios de campo y observación, de abril a julio de 2016. Resultados el informe señaló que la Fotovoz promueve la motivación entre el grupo, el aumento de la autoestima, autoconfianza de los niños. El Mapa de cinco campos y ayudan a los niños a expresar sus sentimientos por medio del juego. Conclusión Se entiende que el Fotovoz y mapa de cinco campos son herramientas que permiten los nuevos enfoques metodológicos de la investigación con los niños, lo que facilita la construcción de las actividades propuestas dirigidas a los procesos creativos e innovadores de la investigación en salud/enfermería.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To describe the use of participatory methodologies in research with children. Methods Experience report with a qualitative approach, conducted with children between six and eleven years of age, from a municipal school in Pelotas and in the Psychosocial Children and Youth Care Center, in São Lourenço do Sul, both municipalities of the Rio Grande do Sul State. Data collection was based on records made in field and observation diaries, held from April to July 2016. Results The report pointed out that the Photovoice promoted motivation in the group, in addition to increasing the self-esteem and self-confidence of children. The Five Field Map made it possible to help children express feelings through the game. Conclusion Photovoice and the Five Field Map are seen as tools that enable new methodological approaches in research with children, facilitating the construction of the proposed activities aimed at innovative and creative research processes in health/nursing.
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