Ciência & Educação (Bauru), Volume: 5, Issue: 1, Published: 1998
  • Ciência e ética: alguns aspectos Artigos

    Cardoso, Clodoaldo Meneguello

    Abstract in Portuguese:

    A discussão sobre ciência e ética, se colocada em nível radical, necessita previamente passar pela concepção filosófica de 'ser humano', 'ética' e 'ciência'. Na perspectiva existencialista, o homem é um ser capaz de autodeterminação, ou seja, ser sujeito do conhecimento e da ação. Em conseqüência, no campo ético, tudo aquilo que tira ou diminui essa dimensão de sujeito é considerado violência. Por sua vez, a ciência moderna ocidental contém em si um amplo projeto de dominação: da natureza, de si mesmo e do outro. Portanto, uma ciência ética só é possível a partir de uma nova postura diante da própria ciência e dos valores da sociedade construída sob seu signo.

    Abstract in English:

    The discussion on science and ethics, if placed in a radical level, needs previously to pass for “human being” philosophical conception, “ethics” and “science”. In the existentialist perspective, the man is a being capable of self-determination, which means, to be subject of knowledge and of action. In consequence, in the ethical field, everything that removes or decreases this subject dimension is considered violence. By its turn, the western modern science contains itself a wide dominance project: of the nature, of himself and of the other. Therefore, an ethical science is only possible starting from a new posture before the own science and the society values built under its sign.
  • Realismo e anti-realismo na ciência: aspectos introdutórios de uma discussão sobre a natureza das teorias Artigos

    Silva, Marcos Rodrigues da

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta, de forma sistemática, a discussão entre realismo e anti-realismo na ciência, tendo como objetivos principais a reconstrução e a crítica de ambas teorias.

    Abstract in English:

    This paper brings forward, in a systematic way, the discussion about realism and anti-realism in science, having as main aims, the reconstruction and the criticism of both proposals.
  • A realidade do mundo da ciência: um desafio para a história, a filosofia e a educação científica Artigos

    Barra, Eduardo Salles O.

    Abstract in Portuguese:

    O esclarecimento e a justificação dos modos pelos quais as teorias científicas apreendem e não apreendem o mundo real são tratados como problemas pertinentes à história e filosofia da ciência. Pretende-se que estes sejam também desafios próprios da educação científica. A defesa de uma concepção realista das teorias científicas é mostrada como uma maneira adequada e consistente de enfrentar esse desafio.

    Abstract in English:

    The clarification and justification of the way scientific theories learn and do not learn about the real world have been treated as a question concerning the history and philosophy of science. It has been claimed that this should also be a query that the scientific education might suitably pursuit. The defense of one view of the scientific realism is shown to be an appropriate and consistent way of responding to that query.
  • O escrito e o oral: uma discussão inicial sobre os métodos da História Artigos

    Garnica, Antonio Vicente Marafioti

    Abstract in Portuguese:

    O artigo procura discutir os métodos utilizados pela História, apresentando argumentos que advogam pela legitimidade do aproveitamento das fontes orais, contra a hegemonia das chamadas "fontes primárias". Argumenta sobre o equívoco de julgar as fontes escritas como mais seletivas ou menos tendenciosas que as orais, justificando como fundamental para as Ciências da Educação essa nova abordagem à História.

    Abstract in English:

    The article tries to discuss the methods used by History, presenting arguments which advocate to the legitimacy of the use of oral sources, against the hegemony of the called "primary sources". It Argues on the mistake to judge the written sources as more selectives or less tendencious than the oral ones, justifying as fundamental to the Sciences of Education this new approach to the History.
  • Fragmentos da construção histórica do pensamento neo-empirista Artigos

    Nascimento Júnior, Antônio Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho procura identificar as idéias principais na construção histórica do pensamento neo-empirista a partir da visão mecânica do mundo e do método hipotético-dedutivo de Descartes. O método indutivo moderno é apresentado por Bacon e os empiristas ingleses colaboram na questão do pensamento “a posteriori”. No século XIX surge o positivismo que exclui a metafísica e considera a explicação dos fatos apenas como relações de sucessão e similidade. É nesse âmbito que se constroem as bases do método experimental moderno. No início do século XX, se desenvolve a ciência neoempirista cujas principais proposições são (1) a idéia da verificabilidade como forma de conferir a veracidade das teorias a partir da indução e das probabilidades e (2) o crescimento contínuo e acumulativo do conhecimento científico. Popper apresenta a impossibilidade de se obter grandes teorias oriundas da indução e sugere a substituição da indução pela dedução e da verificabilidade pela falseabilidade. Kuhn afirma que o conhecimento científico depende de paradigmas convencionais e Lakatos explica que a ciência não é uma sucessão temporal de períodos normais e revoluções, e sim sua justaposição.

    Abstract in English:

    The current paper tries to identify the main ideas used in the construction of the neo-empiricist thinking from the world's mechanical view and the Descartes' hypothetical-deductivistic method. The modern inductivistic method is presented by Bacon and the English empiricists collaborate in the question of the thinking afterwards. In the XIXth Century arises the Positivism, which excludes the Metaphysics and considers the explanation of facts only as relations of successions and similities. It is in this scope that is built the experimental method basis. At the beginning of the XXth Century, appears the neo-empiricist science which mains propositions are: (1) the idea of verifiability as a form to confer the theories' veracity from the induction and the probabilities and (2) the continuum and cumulative scientific knowledge increase. Popper presents the impossibility of obtaining huge theories from induction and suggests the substitution of the induction by the deduction and of the verifiability by the falseability. Kuhn argues that the scientific knowledge depends on conventional paradigms and Lakatos explains that science is not just a temporal succession of normal periods and revolutions but its overlapping.
  • O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência Artigos

    Bastos, Fernando

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.

    Abstract in English:

    The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.
  • A história da ciência no ensino de física Artigos

    Neves, Marcos Cesar Danhoni

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo procura-se mostrar a necessidade de um ensino de física contextualizado em sua história, frisando a sua não linearidade e as diferentes leituras que dela podemos ter. Diferentes aspectos da história da ciência e de sua aplicabilidade em sala de aula são apresentados, na forma de exemplos concretos possíveis para um ensino não-formal. Alguns resultados de pesquisas em conceituação espontânea a partir de situações específicas (especialmente sobre a Terra e sua posição no universo), são apresentados num contexto de possíveis mudanças conceituais e planejamentos de atividades em sala de aula. O uso da história da ciência e, em especial, da cosmologia, é abordado como possibilidade de definir rumos para a pesquisa básica e para mudar paradigmas vigentes.

    Abstract in English:

    In this article is posed the importance of a physics teaching contextualized in its history, with special attention to its non-linearity and possible different readings. Several aspects of the history of science and its applicability is presented, as possible examples of a non-formal teaching. Some results of researches in spontaneous reasoning, using specific situations (specially on Earth ans its place in the universe), is used in a context of possible conceptual changes and for planning classrooms activities. The use of the history of science and, specially, the cosmology, is discussed as a possibility to define new ways for fundamental researches and to change scientific paradigms.
  • A História da Ciência iluminando o ensino de visão Artigos

    Barros, Marcelo Alves; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Abstract in Portuguese:

    Nosso objetivo neste artigo é discutir as contribuições da História da Ciência para o ensino de Física. Apontaremos duas maneiras de se utilizar a História da Ciência em sala de aula: por uma lado, servindo de instrumento para auxiliar o professor a compreender as dificuldades dos estudantes e, por outro, promover uma reflexão sobre a própria natureza da Ciência.

    Abstract in English:

    Our aim in this article is to discuss the contributions of History of Science to the teaching of Physics. We will show two ways to use the History of Science in the classroom: by one side, serving as a tool to help the teacher to understand the difficulties of the students and, by other side, to promote a reflection on the own nature of Science.
  • O processo evolutivo: uma análise semiótica Artigos

    Caldeira, Ana Maria de Andrade; Silveira, Lauro Frederico Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Esta pesquisa é uma Análise Semiótica da Biologia Evolutiva, utilizando-se para tanto o quadro categorial de Charles S. PEIRCE (1853-1914). Questões como Diversidade, Acaso e Relações Ambientais são discutidas através de relações sígnicas.

    Abstract in English:

    This research is an Semiotic Analysis about the Evolutionary Biology, using the categorial scheme of Charles S. PEIRCE (1853-1914). Questions Concerning Diversity, Chance and Environmental Relations are discussed based on his theory.
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