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História (São Paulo), Volume: 40, Published: 2021
  • The fighting laugh: The satire and the derision in Paraguayan newspapers during the War of the Triple Alliance Artigos Livres

    Oliveira Filho, Sergio Willian de Castro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), houve da parte de Solano López o desejo e o investimento na criação de periódicos que servissem aos interesses da propaganda de guerra do governo paraguaio, bem como da elevação do moral das tropas. Especialmente direcionados aos soldados paraguaios, os periódicos El Centinela e Cabichuí possuíam dentre suas características o coloquialismo e o apelo constante ao humor e ao riso. Com uma linguagem que se aproximava deveras da oralidade cotidiana e incentivava a leitura em grupo, tais jornais visavam alcançar o riso de seus leitores/ouvintes através do sarcasmo, da degradação e da depreciação do inimigo. Nosso objetivo é discutir de que modo o riso, que a princípio parece ser um elemento de reduzida importância no grande espectro da guerra, pode tomar outras feições se analisado sob o prisma da história cultural. Para tal, nossa metodologia tem por mote a análise dos textos e das imagens publicados nos periódicos paraguaios, em especial, os que faziam menção aos brasileiros, de modo a buscar compreender as apropriações do “outro” realizadas pela imprensa paraguaia durante a guerra, as quais estavam inseridas em um espectro da provocação do riso e eram forjadas com intenções voltadas ao esforço de guerra.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: During the War of the Triple Alliance against Paraguay (1865-1870), Solano López interest and investment in the creation of newspapers that served the interests of the Paraguayan government's war propaganda and the elevation of the morale of the troops. Specially targeted at Paraguayan soldiers, the newspapers “El Centinela” and “Cabichuí”, possessed among their characteristics colloquialism and the constant appeal to humor and laughter. With a language that approached really the daily oral and encouraging group reading, these newspapers aimed to reach the laughter of their readers / listeners through the sarcasm, degradation and depreciation of the enemy. Our aim is to discuss how the laughter, which at first seems to be a minor element in the great specter of war, may take on other features if analyzed from the perspective of cultural history. To that end, our methodology has as its motto the analysis of texts and images published in Paraguayan newspapers, especially those referring to Brazilians, in order to understand the appropriations of the "other" made by the Paraguayan press during the war, which were inserted in a spectrum of the provocation of the laughter and were forged with intentions directed to the war effort.
  • The Waimea 5000 in California magazines, 1976-1982 Artigos Livres

    Fortes, Rafael

    Abstract in Portuguese:

    Resumo As primeiras sete edições do Circuito Mundial de Surfe Profissional Masculino foram realizadas entre 1976 e 1982. Criado pela organização International Professional Surfers (IPS), o circuito incluiu uma etapa no Brasil desde o início: o Waimea 5000, sediado na cidade do Rio de Janeiro. Este trabalho descreve e analisa a cobertura do evento de surfe em duas revistas publicadas nos Estados Unidos, Surfer e Surfing, e está dividido em três partes. A primeira parte cobre a formação do Circuito Mundial e a organização de excursões para participar nas etapas da África do Sul e do Brasil. A segunda parte concentra-se na cobertura propriamente dita durante a maior parte desse período, que foi bastante escassa de forma geral, e tratou o Brasil como um destino de lazer atraente para o público interessado em surfe. A terceira parte aborda o evento de 1980, na qual saiu vitorioso o californiano Joey Buran. A vitória de Buran foi retratada nas publicações da época e em edições posteriores ao longo dos anos 1980. Com base nesses elementos, o texto debate as possíveis implicações dessas representações considerando o contexto dessa época, que incluía as condições de produção das revistas, o papel periférico do Brasil no mundo do surfe e os estágios iniciais do profissionalismo no esporte. Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que discute como o Rio de Janeiro e o Brasil foram retratados nas revistas de surfe escritas em língua inglesa publicadas no exterior.

    Abstract in English:

    Abstract The first seven editions of the Men’s Professional World Surfing Circuit were held between 1976 and 1982. Created by the International Professional Surfers (IPS) organization, the circuit included a Brazilian leg from the outset: the Waimea 5000, held in the city of Rio de Janeiro. This report describes and analyzes coverage of the surfing event in two magazines published in the United States: Surfer and Surfing. It is divided into three parts. The first part covers the formation of the World Circuit and the organization of tours to participate in the South African and Brazilian legs. The second part focuses on the coverage itself over most of this period, which was generally scant and treats Brazil as an attractive leisure destination where the public is interested in surfing. The third part addresses the 1980 event, which was won by Californian Joey Buran. Buran's win was featured in the publications at the time and in subsequent issues throughout the 1980s. Based on these elements, the text discusses the possible implications of these representations considering the context of that era, which includes the magazines' production conditions, Brazil's peripheral role in the world of surfing and the early stages of professionalism in the sport. The article is part of a research project discussing how Rio de Janeiro and Brazil were portrayed in English-language surfing magazines published abroad.
  • To narrate lives, honoring the memory of the important people of the nation and Rio Grande do Norte: an essay about biographical production of the Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1902-1927) Artigos Livres

    Costa, Bruno Balbino Aires da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte foi criado em 29 de março de 1902. Foi fundado com o intuito de organizar um arquivo documental para o estado e construir uma memória histórica para o Rio Grande do Norte. Ao longo dos seus 25 anos de existência, a agremiação desenvolveu várias estratégias intelectuais, dentre elas, a produção de biografias. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o papel das biografias na construção da memória histórica norte-rio-grandense. O corpus documental examinado neste artigo é constituído, principalmente, pelas revistas do Instituto, publicadas entre 1903 e 1927.

    Abstract in English:

    Abstract: The Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte was created on March 29, 1902. It was founded with the purpose of organizing a documentary archive for the state and building a historical memory for Rio Grande do Norte. Throughout its 25 years of existence, the association has developed several intellectual strategies, among them the production of biographies. In this sense, the present article has to analyze the function of biographies in the construction of historical memory norte-rio-grandense. The documentary corpus examined in this article is constituted, mainly, by the magazines of the Institute, published between 1903 and 1927.
  • Citizenship and History Teaching in the Official Curriculum of the State of São Paulo Artigos Livres

    Pinto, Jorge Eschriqui Vieira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa como a questão da cidadania e possíveis aspectos relacionados a esse tema (a construção de identidades, a diversidade, o direito à memória, a aprendizagem significativa, as práticas avaliativas inclusivas etc.) repercutem nos princípios norteadores, nos fundamentos para o ensino de História, na metodologia de ensino e aprendizagem, no estabelecimento das competências e habilidades esperadas em cada etapa da vida escolar e na organização dos conteúdos na grade curricular presentes no Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias para o ensino dessa disciplina na educação básica. Trata-se de uma repercussão relevante no programa curricular devido à sua influência no cotidiano das atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula e à importância da disciplina para a constituição da identidade do discente e a sua formação enquanto cidadão atuante e agente transformador da realidade, na medida em que aborda os acontecimentos históricos como resultado das ações de todos os homens e não apenas de “grandes personagens” (governantes, diplomatas, generais etc.), e os direitos políticos, sociais e civis como produto de demandas, negociações, lutas e conquistas de diversos grupos e movimentos sociais ao longo do tempo.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes how the issue of citizenship and possible aspects related to this theme (the construction of identities, diversity, the right to memory, meaningful learning, inclusive evaluative practices, etc.) have repercussions on guiding principles, teaching of History, teaching and learning methodology, establishing the skills and abilities expected at each stage of school life and the organization of the contents in the curriculum grid present in the State of São Paulo Curriculum: Human Sciences and its technologies for teaching this discipline in basic education. This is a relevant repercussion in the curricular program due to its influence in the daily activities of the didactic activities developed in the classroom and to the importance of the discipline for the constitution of the identity of the student and their formation as an active citizen and transforming agent of reality in the measure which addresses historical events as a result of the actions of all men and not just "big characters" (rulers, diplomats, generals, etc.) and political, social and civil rights as a product of demands, negotiations, struggles and conquests of groups and social movements over time.
  • “Enquanto houver biografia, haverá livro”: uma biografia negociada Resenha

    Torres, Lucas Porto Marchesini
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
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