• Editorial Editorial

    Silva, Silvia Maria Cintra da
  • Grupos áulicos: aprendendo com os pares Artigos

    Tuboiti, Nair Cristina da Silva; Freitas, Lêda Gonçalves de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este estudo visa evidenciar as contribuições dos grupos áulicos no processo de aprendizagem entre pares. Pressupõe-se que grupos áulicos garantem o espaço relacional na perspectiva multidirecional. A coleta de dados foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Samambaia, Distrito Federal, por meio de observação participante, entrevista não estruturada e análise documental. Os dados foram analisados na perspectiva sociocultural em diálogo com a teoria interpretativa de Geertz. Os resultados indicam que os grupos áulicos permitem reorganizar o pensamento fazendo diferença no campo do ensino e aprendizagem, na perspectiva de um espaço que possibilite a diversidade de relações, rompendo com as profecias de fracasso e instaurando um lugar real do aluno nessa relação de construção de conhecimentos. A interlocução entre os pares ocorre no grupo heterogêneo que possibilita que se aprendam conceitos com os diferentes saberes, afinal aprende-se em meio à diversidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este estudio tiene por objetivo evidenciar las contribuciones de los grupos áulicos en el proceso de aprendizaje entre pares. Se presupone que grupos áulicos garantizan el espacio relacional en la perspectiva multidireccional. La recolecta de datos fue realizada en un grupo de 1er año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública de Samambaia, Distrito Federal, por intermedio de observación participante, entrevista no estructurada y análisis documental. Los datos fueron analizados en la perspectiva sociocultural en diálogo con la teoría interpretativa de Geertz. Los resultados indican que los grupos áulicos permiten reorganizar el pensamiento trayendo diferencia en el campo de la enseñanza y aprendizaje en la perspectiva de un espacio que posibilite la diversidad de relaciones, rompiendo con las profecías de fracaso e instaurando un lugar real del alumno en esa relación de construcción de conocimientos. La interlocución entre los pares ocurre en el grupo heterogéneo que posibilita que se aprendan conceptos con los diferentes saberes, a final se aprende en medio a la diversidad.

    Abstract in English:

    Abstract: This study aims to highlight the contributions of courtiers groups in the process of peer learning. It is assumed that courtiers groups guarantee the relational space in multidirectional perspective. Data collection was carried out in a class of 1st year of elementary school to a public school in Samambaia, Federal District, through participant observation, unstructured interview and document analysis. Data were analyzed in the sociocultural perspective in dialogue with the interpretive theory of Geertz. The results indicate that the courtiers groups allow reorganizing the thinking towards making a difference in teaching and learning field with a view to a space that allows the diversity of relationships, breaking with the failure of prophecies and establishing a real student's place in that relationship construction of knowledge. The dialogue between the pairs occurs in the heterogeneous group that makes it possible to learn concepts with different knowledge, after learning in the midst of diversity.
  • A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate Artigos

    Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas de atuação do psicólogo, no entanto, desde o início, suas funções não estão bem definidas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes de Psicologia de uma IES privada do interior do Ceará sobre a Psicologia Escolar. O estudo descritivo contou com a participação de 199 alunos entre o 1º e o 10º semestre. A pergunta que norteou o trabalho foi: O que eles pensam sobre a Psicologia Escolar? Alguns citaram que a Psicologia Escolar atua nas relações escolares ou no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e outros relacionaram-na ao trabalho com alunos e família, aos problemas de aprendizagem ou a problemas psicológicos. Percebe-se com isso que muitos dos participantes deste estudo citam o aluno e seus problemas como sendo o principal alvo de intervenções dentro da escola, reflexo de um discurso social culpabilizante e estigmatizador.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La Psicología Escolar fue una de las primeras áreas de actuación del psicólogo, sin embargo, desde el inicio, sus funciones no están bien definidas. La presente investigación tuvo por objetivo analizar la percepción de los estudiantes de Psicología de una IES privada del interior de Ceará sobre la Psicología Escolar. El estudio descriptivo contó con la participación de 199 alumnos entre el 1er y el 10º semestre. La pregunta que apoyó el trabajo fue: ¿Qué ellos piensan sobre la Psicología Escolar? Algunos dijeron que la Psicología Escolar actúa en las relaciones escolares o en el desarrollo de los procesos de enseñanza y aprendizaje y otros la relacionaron a la labor con alumnos y familia, a los problemas de aprendizaje o a problemas psicológicos. Se percibe con eso que muchos de los participantes de este estudio citan el alumno y sus problemas como siendo el principal blanco de intervenciones dentro de la escuela, reflejo de un discurso social de culpabilidad y estigmatizador.

    Abstract in English:

    Abstract: The school psychology was one of the first areas of the psychologist, however, from the beginning, their functions are not well defined. This study aimed to analyze the perception of psychology students from a private university in the state of Ceara on school psychology. The descriptive study had the participation of 199 students between the 1st and the 10th semester. The question that guided the work was: What do they think about school psychology? Some mentioned that the school psychology works in the school relations or development of teaching and learning processes and others related to school psychology to work with students and family, learning disabilities or psychological problems. It can be seen with so many of the students surveyed mentioned the student and his problems as being the main target of intervention within the school, reflecting a guilt-inducing social discourse and stigmatizing.
  • Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental Artigos

    Panosso, Mariana Gomide; Souza, Silvia Regina de; Haydu, Verônica Bender

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Há muitas maneiras de arranjar contingências para promover a aprendizagem, sendo os jogos educativos uma delas. Este artigo apresenta uma revisão da bibliografia relativa a pesquisas empíricas que empregaram jogos educativos para a coleta de dados com o objetivo de identificar argumentos em que os autores especificam as características dos jogos e interpretá-las com base nos princípios da Análise do Comportamento. Realizou-se uma busca com o operador boleano "AND" nas bases de dados Scielo e Pepsic e os descritores jogos educativos; jogos AND educação; jogos AND saúde, na Base Scielo e jogos; jogo; jogos AND brinquedos na Pepsic. Foram selecionados sete artigos e identificaram-se argumentos que permitiram destacar as seguintes características dos jogos: operações estabelecedoras, instrucional e de controle de estímulos (discriminação e generalização). Reconheceu-se a partir dos argumentos dos autores da bibliografia revisada que os jogos educativos apresentam características de estratégias de ensino e motivadoras e podem contribuir para a programação de contingências de ensino eficazes e eficientes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Hay muchos modos de conseguir contingencias para promover el aprendizaje, siendo los juegos educativos una de ellas. Este artículo presenta una revisión de la bibliografía relativa a la investigación empíricas que emplearon juegos educativos para la recolecta de datos con el objetivo de identificar argumentos en que los autores especifican las características de los juegos e interpretarlas con base en los principios del Análisis del Comportamiento. Se realizó una búsqueda con el operador boleano "AND" en las bases de datos Scielo y Pepsic y los descriptores juegos educativos; jugos AND educación; juegos AND salud, en la Base Scielo y juegos; juego; juegos AND juguetes en la Pepsic. Fueron seleccionados siete artículos y se identificaron argumentos que permitieron destacar las siguientes características de los juegos: operaciones establecedoras, instruccional y de control de estímulos (discriminación y generalización). Se reconoció a partir de los argumentos de los autores de la bibliografía revisada que los juegos educativos presentan características de estrategias de enseñanza motivadoras y pueden contribuir para la programación de contingencias de enseñanza eficaces y eficientes.

    Abstract in English:

    Abstract: The bibliography of empirical research that used educational games for the data collection has been reviewed in order to identify arguments in which authors specified the games characteristics and interpret these based on the principles of Behavior Analysis. A search with the boolean operator "AND" has been performed in the databases Scielo and Pepsic and the descriptors educational games, games AND education, games AND health (Base Scielo) and games; game; games AND toys (Pepsi). Seven articles were selected and the arguments that have underlined the following games have been identified: establishing operations, instructional and stimulus control (discrimination and generalization). It was recognized from the authors' arguments of the reviewed literature that educational games have characteristics of teaching strategies and motivating, leading to the conclusion that they can contribute to the programming of effective and efficient teaching.
  • Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil Artigos

    Palmieri, Marilicia Witzler Antunes Ribeiro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo analisa em nível microgenético como duas professoras de um Centro Filantrópico de Educação Infantil do município de Londrina-PR promovem ou inibem a cooperação entre seus alunos, a partir da proposta dos jogos cooperativos, tendo como referencial teórico e metodológico as contribuições da perspectiva sociocultural construtivista de desenvolvimento humano. A análise microgenética de episódios interativos vídeo gravados mostrou que as professoras se orientaram para o objetivo de incentivar/estimular a participação coletiva das crianças no contexto dos jogos cooperativos. Valoriza-se a proposta dos jogos cooperativos na educação infantil como um recurso educativo essencial para as professoras integrarem práticas lúdicas de cooperação e de solidariedade e gerar processos de negociação de conflitos e a internalização de valores construtivos (ajuda mútua, colaboração, empatia), para que a criança venha a co-construir novos significados sobre a sua participação em brincadeiras.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente artículo analiza en nivel micro genético cómo dos profesoras de un Centro Filantrópico de Educación Infantil del municipio de Londrina-PR promueven o inhiben la cooperación entre sus alumnos, a partir de la propuesta de los juegos cooperativos, teniendo como referencial teórico y metodológico las contribuciones de la perspectiva sociocultural constructivista de desarrollo humano. El análisis micro genética de episodios interactivos vídeo-gravados mostró que las profesoras se orientaron para el objetivo de incentivar/estimular la participación colectiva de los niños en el contexto de los juegos cooperativos. Se valorala propuesta de los juegos cooperativos en la educación infantil como un recurso educativo esencial para las profesoras integrar prácticas lúdicas de cooperación y de solidaridad y generar procesos de negociación de conflictos y la internalización de valores constructivos (ayuda mutua, colaboración, empatía), para que el niño venga a construir nuevos significados sobre su participación en juegos.

    Abstract in English:

    Abstract: This article analyzes in microgenetic level as two teachers of a Philanthropic Center of Child Education of Londrina-PR promote or inhibit cooperation among their students, from the proposal of cooperative games, having as theoretical and methodological reference the perspective of contributions sociocultural constructivist human development. The microgenetic analysis of interactive videotaped showed that teachers were oriented towards the objective of encouraging / stimulating the collective participation of children in the context of cooperative games. The proposal of cooperative games in early childhood education is valued as an essential educational resource for teachers integrate playful practices of cooperation and solidarity and generate conflict negotiation processes and the internalization of constructive values ​​(mutual aid, cooperation, empathy) to the child will frame new meanings on their participation in play.
  • Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção Artigos

    Santos, Maria José dos; Barrera, Sylvia Domingos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O domínio da escrita de textos narrativos requer conhecimentos linguísticos caracterizados por relações lógico-semânticas entre funções e atores. Pesquisas indicam diferenças na qualidade narrativa em função do estímulo oferecido para a produção. Nesta pesquisa investigamos o desempenho na escrita de histórias de 26 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, sob diferentes condições de produção: (1) tema sugerindo conflito; (2) sequência de figuras compondo uma história; e (3) figura isolada. Os resultados sugerem que, nas condições em que a existência de um conflito é explicitada, seja pelo tema ou sobretudo pelas figuras, as narrativas tendem a ser mais elaboradas. Algumas crianças, entretanto, mostraram-se menos sensíveis às condições de solicitação, produzindo boas narrativas, independentemente do estímulo oferecido. Discute-se a possibilidade de que tais crianças tenham conhecimentos metatextuais mais desenvolvidos, consistindo na construção e internalização de um esquema narrativo. Tal hipótese tem importantes implicações pedagógicas e merece ser melhor investigada em futuras pesquisas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El dominio de la escrita de textos narrativos requiere conocimientos lingüísticos caracterizados por relaciones lógico-semánticas entre funciones y actores. Investigaciones indican diferencias en la calidad narrativa en función del estímulo ofrecido para la producción. En esta pesquisa se investigó el rendimiento en la escrita de historias de 26 alumnos del 5o año de la Enseñanza Fundamental, bajo distintas condiciones de producción: (1) tema sugiriendo conflicto; (2) secuencia de diseños componiendo una historia; e (3) diseño aislada. Los resultados sugieren que, en las condiciones en que la existencia de un conflicto es explicitada, sea por el tema o sobre todo por las figuras, las narrativas tienden a ser más elaboradas. Algunos niños, sin embargo, se muestrearon menos sensibles a las condiciones de solicitación, produciendo buenas narrativas, independientemente del estímulo ofrecido. Se discutela posibilidad de que tales niños tengan conocimientos meta textuales más desarrollados, consistiendo en la construcción e internalización de un esquema narrativo. Tal hipótesis tiene importantes implicaciones pedagógicas y merece ser mejor investigada en futuras pesquisas.

    Abstract in English:

    Abstract: The field of writing narrative texts requires language skills characterized by logical-semantic relationships between functions and actors. Research indicates differences in the narrative quality due to the offered stimulus to production. In this study, we investigate the performance in writing stories of 26 students of the 5th. year of elementary school, under different growing conditions: (1) theme suggesting conflict; (2) Following figures making up a story; and (3) single figure. The results suggest that the conditions in which the existence of a conflict is explained either by the subject or, above all, by the figures, the narratives tend to be more elaborate. Some children, however, have been less sensitive to application conditions, producing good stories, regardless of the offered stimulus. It discusses the possibility that such children have more developed metatextual knowledge, consisting of the construction and internalization of a narrative scheme. This hypothesis has important pedagogical implications and deserves to be further investigated in future research.
  • Representações sociais de professores sobre diversidade sexual em uma escola paraense Artigos

    Neves, André Luiz Machado das; Sadala, Klaudia Yared; da Silva, Iolete Ribeiro; Teixeira, Elizabeth; Ferreira, Darlisom Sousa; Silva, Fabiane Aguiar

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de professores sobre diversidade sexual considerando-se a Teoria do Núcleo Central. A coleta de dados foi pela Técnica de Associação Livre de Palavras, da qual participaram 50 professores de uma escola pública. Os dados foram analisados a partir do quadro de quatro casas construídos pelo software EVOC2003: centrais, intermediários, contrastes e periféricos. As análises apontaram que os sujeitos apresentam uma estrutura representacional que contempla a Diversidade Sexual determinada pelas cognições Respeito e Liberdade, que são os elementos centrais. Os intermediários foram: "Homossexualismo", "Opção Sexual" e Preconceito. Os de contrastes foram: Aceitação, Direitos Humanos, Família e Igualdade e os periféricos foram: Bissexual, Diferente, Heterossexual, Tipos de Atos Sexuais e Transexual. Os dados indicam que há dois grupos de professores em condições diferentes, os que já são mais tolerantes quanto à diversidade sexual e os que ainda não chegaram a essa condição.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La investigación tuvo como objetivo identificar y analizar las representaciones sociales de profesores sobre diversidad sexual considerándose la Teoría del Núcleo Central. La colecta de datos fue por la Técnica de Asociación Libre de Palabras, de la cual participaron 50 profesores de una escuela pública. Los datos fueron analizados a partir del cuadro de cuatro casas construidos por el softwareEVOC2003: centrales, intermediarios, contrastes y periféricos. Los análisis apuntaron que los sujetos presentan una estructura representacional que contempla la Diversidad Sexual determinada por las cogniciones Respeto y Libertad, que son los elementos centrales. Los intermediarios fueron: Homosexualidad, Opción Sexual y Prejuicio. Los de contrastes fueron: Aceptación, Derechos Humanos, Familia e Igualdad y los periféricos fueron: Bisexual, Diferente, Heterosexual, Tipos de Actos Sexuales y Transexual. Los datos indican que hay dos grupos de profesores en condiciones diferentes, los que ya son más tolerantes cuanto a la diversidad sexual y los que todavía no llegaron a esa condición.

    Abstract in English:

    Abstract: This research aimed to identify and analyze the social representations of teachers on sexual diversity by the Central Nucleus Theory. Data collection was by Free Association Technique words, attended by 50 teachers of a public school. Data were analyzed from four-frame houses built by EVOC2003 software: central, intermediate, contrasts and peripherals. The analyzes showed that the subjects have a representational structure that includes the Sexual Diversity determined by cognitions Respect and Freedom, which are the core elements. Intermediaries were: Homosexuality, Sexual Orientation and Prejudice. The contrasts were: Acceptance, Human Rights, Family and Equality and peripherals were: Bisexual, Other, Straight, Types of Acts Sexual and Transexual. The data indicate that there are two groups of teachers in different conditions, which are already more tolerant of sexual diversity and those who have not yet come to this condition.
  • School in contemporary: a critical analysis of bullying Artigos

    Canavêz, Fernanda

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo busca circunscrever a escola na contemporaneidade a partir de uma análise crítica do bullying. O objetivo é desdobrar esse fenômeno em quatro eixos principais, investigados por meio de uma revisão bibliográfica: a crise da autoridade docente, o discurso de vitimização, a judicialização da vida e o apelo aos especialistas, dentre os quais o profissional de Psicologia. Conclui-se que a escola constitui um espaço-tempo que produz subjetividades e, como tal, apresenta poderes e resistências, em um movimento sempre pendular que ora adere aos discursos hegemônicos - como o que versa sobre bullying - ora é capaz de a estes resistir.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo busca circunscribir la escuela en la contemporaneidad a partir de un análisis crítico del bullying. El objetivo es desdoblar ese fenómeno en cuatro ejes principales, investigados por medio de una revisión bibliográfica: la crisis de la autoridad docente, el discurso de victimización, la judicialización de la vida y el llamado a los especialistas, entre los cuales el profesional de Psicología. Se concluye que la escuela constituye un espacio-tiempo que produce subjetividades y, como tal, presenta poderes y resistencias, en un movimiento siempre pendular que ya adhiere a los discursos hegemónicos - como el que versa sobre bullying - ya es capaz de resistir a estos.

    Abstract in English:

    Abstract: This article searches to circumscribe the school in contemporary society from a critical analysis of bullying. The aim is to show this phenomenon into four main subject-matter, investigated through a literature review: the teaching authority crisis, the discourse of victimization, the use of laws to control the life and the appeal to experts, among them the professional psychology. It concludes that the school provides a kind of space and time that produces subjectivities and as such has powers and resistance, sometimes with a tendency toad here to the hegemonic discourses - as to what is about bullying - sometimes is able to resist these.
  • A formação de psicólogos escolares no Brasil: uma revisão bibliográfica Artigos

    Santos, Fábia de Oliveira; Toassa, Gisele

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo é um dos resultados do Projeto multicêntrico "A formação do psicólogo escolar e as Diretrizes Curriculares em psicologia: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional" e teve como objetivo elaborar um panorama das discussões sobre a formação do psicólogo escolar no Brasil. A pesquisa ocorreu na base de dados LILACS, com a palavra-chave "formação do psicólogo escolar". Foram analisados 19 trabalhos entre os anos de 1988 e 2011, que discutiam temas entre a formação e a atuação do psicólogo escolar. Concluiu-se que a formação profissional em psicologia escolar, segundo os autores pesquisados, não tem se constituído como prioritária para a formação do psicólogo. Há também a necessidade de se desenvolver pesquisas e aprimorar os conhecimentos da área de psicologia escolar, principalmente no que tange aos currículos dos cursos e à metodologia pela qual os conteúdos são ministrados aos alunos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo es uno de los resultados del Proyecto Multicéntrico "La formación del psicólogo de la escuela y las Directrices Curriculares de la psicología: "Conceptos teóricos, metodológicos y fundaciones del desempeño profesional". Él poseyó como objetivo una visión general de los debates sobre la formación del psicólogo de la escuela en Brasil. La investigación se llevó a cabo en la base de datos LILACS, con la palabra clave "psicólogo de la escuela de entrenamiento". Se analizaron 19 trabajos publicados entre 1988 y 2011, en que se abordaron cuestiones relacionadas con la formación y la práctica en psicología escolar. Se concluyó que la formación en psicología escolar, de acuerdo con los estudios revisados​​, se ha constituido como una prioridad para la formación de los psicólogos. También existe la necesidad de desarrollar la investigación y mejorar los conocimientos en el área de la psicología escolar, especialmente en lo que respecta a los planes de estudio de la psicología y la metodología mediante la cual los contenidos se suministran a los estudiantes.

    Abstract in English:

    Abstract: This article is one of the results of the multicenter project "The formation of the school psychologist and curriculum guidelines in psychology: theoretical concepts, methodological foundations and professional practice." It aims to draw up an overview of discussions on the formation of the school psychologist in Brazil. The research took place in the LILACS database, with the keyword "training school psychologist." 19 papers were analyzed between the years 1988 and 2011, discussing issues between training and the role of the school psychologist. It was concluded that vocational training in school psychology, according to the authors surveyed, has not been constituted as a priority for training of psychologists. There is also the need to develop research and improve the knowledge of school psychology area, especially with regard to the curricula of the courses and the methodology by which the contents are taught to students.
  • Bullying and Homophobia: Theoretical and Empirical Approaches Artigos

    Souza, Jackeline Maria de; Silva, Joilson Pereira da; Faro, André

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este estudo objetivou verificar como os fenômenos bullying e homofobia se aproximam, comparando a homofobia entre os atores do bullying (autor, alvo, alvo/autor e testemunhas) e observando se o conteúdo homofóbico é utilizado no bullying verbal. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo como método survey. Participaram 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98), oriundos de 9escolas estaduais de Aracaju-SE, que responderam a um questionário contendo questões sociodemográficas sobre bullying e uma escala de homofobia manifesta e sutil. Os resultados indicaram que 32% se definiram alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A presença de conteúdo homofóbico no bullying verbal foi a segunda forma mais recorrente entre os participantes do sexo masculino (20%), tendo menor incidência entre as meninas (2%). Além disso, os adolescentes autores de bullying apresentaram maiores escores na escala de homofobia, se comparados aos alvos (p< 0,05).

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este estudio tuvo por objetivo verificar cómo los fenómenos bullying y homofobia se acercan, comparando la homofobia entre los actores del bullying (autor, diana, diana/autor y testigos) y observando si el contenido homofóbico es utilizado en el bullying verbal. Se realizó un estudio descriptivo y cuantitativo como método survey. Participaron 808 jóvenes con edad media de 14,9 años (DP = 1,98), oriundos de 9 escuelas estaduales de Aracaju-SE, que respondieron a un cuestionario que contenía cuestiones sociodemográficas sobre bullying y una escala de homofobia manifiesta y sutil. Los resultados indicaron que el 32% se definieron dianas de bullying, el 12% autores, el 22% dianas/autores y el 34% solamente testigos. La presencia de contenido homofóbico en el bullying verbal fue la segunda forma más frecuente entre los participantes del sexo masculino (el 20%), teniendo menos incidencia entre las niñas (el 2%). Además de eso, os adolescentes autores de bullying presentaron mayores escores en la escala de homofobia, si comparados a los dianas (p< 0,05).

    Abstract in English:

    Abstract: This study aimed at verifying how the phenomena bullying and homophobia approach, comparing homophobia bullying among actors (author, target, target / authors and witnesses) and observing the homophobic content is used in verbal bullying. A descriptive and quantitative study with survey method was performed. 808 young people participated with an average age of 14.9 years (SD = 1.98), coming from nine state schools in Aracaju-SE. They answered a questionnaire containing demographic questions, about bullying, homophobia and a scale manifest and subtle. The results indicated that 32% were defined targets of bullying, 12% authors, 22% target / authors and only 34% of controls. The presence of homophobic content in verbal bullying was the second most frequent form among male participants (20%) and lower incidence among girls (2%). In addition, bullies adolescents had higher scores on the scale of homophobia, compared to targets (p <0.05).
  • Constituição de Sentidos Subjetivos do Processo Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior Artigos

    Matos, Silvia Simão de; Hobold, Márcia de Souza

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Tendo em vista a importância de investigações sobre o trabalho docente no ensino superior no âmbito da psicologia educacional, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer a relação do trabalho docente com a constituição de sentidos subjetivos no processo de ensino e aprendizagem neste nível de ensino. Para a coleta de dados foram utilizados: grupos de discussão, entrevistas, complemento de frases etc., com estudantes e professores de uma universidade comunitária de Santa Catarina. A análise dos dados foi fundamentada por Jusevicius (2006), González Rey (2005; 2007), Stangherlim (2007) e Marinho-Araújo (2009). Os resultados revelaram que o trabalho docente tem forte relação com a constituição de sentidos subjetivos no ensino superior, envolvendo tanto o aspecto acadêmico quanto os aspectos profissionais e comportamentais; é forte a influência dialética entre professores e estudantes nesse processo, sendo que o contexto sócio-histórico-cultural é constituído e constituinte de sentidos nos espaços educativos do ensino superior.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Teniendo en vista la importancia de investigaciones sobre la labor docente en la enseñanza superior en el ámbito de la psicología educacional, la presente investigación tuvo como objetivo conocer la relación de la labor docente con la constitución de sentidos subjetivos en el proceso de enseñanza y aprendizaje en este nivel de enseñanza. Para la recolecta de datos se utilizó: grupos de discusión, entrevistas, complemento de frases etc., con estudiantes y profesores de una universidad comunitaria de Santa Catarina. El análisis de los datos fue fundamentado por Jusevicius (2006), González Rey (2005; 2007), Stangherlim (2007) y Marinho-Araújo (2009). Los resultados revelaron que la labor docente tiene fuerte relación con la constitución de sentidos subjetivos en la enseñanza superior, involucrando tanto es aspecto académico como los aspectos profesionales y comportamentales; es fuerte la influencia dialéctica entre profesores y estudiantes en ese proceso, siendo que el contexto socio-histórico-cultural es constituido y constituyente de sentidos en los espacios educativos de la enseñanza superior.

    Abstract in English:

    Abstract: Given the importance of research into the teaching profession in higher education within the educational psychology, this study aimed to assess the relationship of teaching to the constitution of subjective senses in the process of teaching and learning in higher education. For data collection were used: focus groups, interviews, sentences complement etc., with students and teachers at a community college of Santa Catarina. Data analysis was substantiated by Jusevicius (2006), González Rey (2005; 2007), Stangherlim (2007) Marine-Araujo (2009). The results revealed that the teaching profession is strongly related to the constitution of subjective senses in higher education, involving both the academic aspect, as professionals and behavioral aspects; and that there is a strong influence dialectic between teachers and students in this process, and the socio-historical-cultural context is constituted and constituent of meanings in educational spaces of higher education.
  • "Faz de conta que as crianças já cresceram": o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Artigos

    Martinati, Adriana Zampieri; Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) da perspectiva de crianças e professoras. O trabalho de campo foi realizado em duas fases: a primeira com uma turma de EI; a segunda com uma turma de EF, na qual quatro das dez crianças acompanhadas na EI foram matriculadas. Os procedimentos utilizados foram:observação do cotidiano escolar, entrevistas com as professoras e as crianças, análise documental e questionário com os pais. Os resultados indicaram poucos cuidados com a transição em ambas as instituições; à desarticulação e descontinuidade do trabalho pedagógico, as crianças respondem deformas diversas: ajustam suas condutas às exigências do novo contexto escolar, burlam-nas, cobram o cumprimento das promessas de tempo para brincar; algumas crianças externalizam sofrimento psíquico, ao qual as professoras reagem timidamente. Por meio de revisão bibliográfica, evidenciou-se a recorrência dos problemas encontrados nesta pesquisa, o que nos leva a reafirmar a importância de reflexões sobre as articulações entre a EI e o EF, à luz da Teoria Histórico-Cultural e indicar a necessidade de debates sobre qual é o projeto brasileiro para a infância.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El objetivo de esta investigación fue analizar la transición de la Educación Infantil (EI) para la Enseñanza Fundamental (EF) de la perspectiva de niños y profesoras. El trabajo de campo fue realizado en dos fases: la primera con un grupo de EI; la segunda con un grupo de EF, en la cual cuatro de los diez niños acompañados en la EI fueron matriculadas. Los procedimientos utilizados fueron: observación del cotidiano escolar, entrevistas con las profesoras y los niños, análisis documental y cuestionario con los padres. Los resultados indicaron pocos cuidados con la transición en ambas instituciones; a la desarticulación y discontinuidad del trabajo pedagógico, los niños responden de formas diversas: ajustan sus conductas a las exigencias del nuevo contexto escolar, se burlan, cobran el cumplimiento de las promesas de tempo para jugar; algunos niños externalizan sufrimiento psíquico, al cual las profesoras reaccionan tímidamente. Por medio de revisión bibliográfica, se evidenció la recurrencia de los problemas encontrados en esta investigación, lo que nos lleva a reafirmar la importancia de reflexiones sobre las articulaciones entre la EI y el EF, a la luz de la Teoría Histórico-Cultural e indicar la necesidad de debates sobre cuál es el proyecto brasileño para la infancia.

    Abstract in English:

    Abstract: This research aimed to analyze the transition from Childhood Education (Educação Infantil - EI) to Elementary School (Ensino Fundamental - EF) from the teachers' and the children's perspective. The fieldwork was conducted in two phases: the first with a group of EI; the second with a group of EF, in which 4 of the 10 children followed in IE were enrolled. The procedures used were as follows: observation of the school day-by-day; interviews with the teachers and the children; documental analysis and questionnaire for the parents. The results indicated a lack of care regarding the transition. To the disarticulation and lack of continuity in the pedagogical work, children respond according to several tendencies: they adjust their behavior to the rules of the new school context, break them, ask to keep their playtime promises; some children externalize a psychic suffering, which the teachers react to in a shy manner. Based on the bibliographical review, it was possible to compare these results to other researches on the new EF, showing the recurrence of the issues found in our work. Therefore, the importance of discussing of articulation between EI and EF is reaffirmed from a Historical-cultural theory point of view, which indicates the need for debating on what our project for childhood really is.
  • Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial Artigos

    Guerra, Bárbara Trevizan; Rovaris, Jéssica Aline; Mariano, Marília; Guidugli, Priscila Meireles; Rosanti, Sofia; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com as escolas públicas, objetiva complementar a aprendizagem de alunos com deficiência, no contraturno da escola comum. Esta pesquisa objetivou descrever e analisar o conteúdo dos encaminhamentos dos professores das escolas públicas para o AEE, categorizando-o de acordo com o sexo, idade, diagnóstico de deficiência, problemas de comportamento externalizante e internalizante, dificuldade de aprendizagem e outros. Para tal contatou-se uma instituição que oferece o AEE em um município do interior paulista e foram analisados 92 encaminhamentos de crianças do ensino infantil. Os resultados demostram que a maior parte dos atendimentos realizados pelo AEE destina-se a crianças que não possuem diagnóstico de deficiência. Além disso, 69% das queixas referem-se a problemas de comportamento externalizantes. A partir de tais dados discute-se sobre práticas educativas de professores e alternativas de atendimento para alunos com ou sem deficiência que apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La Atención Educacional Especializada (AEE), en conjunto con las escuelas públicas, tiene como objetivo complementar el aprendizaje de alumnos con deficiencia, en el contra-horario de la escuela común. Esta investigación tiene el objetivo describir y analizar el contenido de los encaminamientos de los profesores de las escuelas públicas para el AEE, categorizándolo de acuerdo con el sexo, edad, diagnóstico de deficiencia, problemas de comportamiento exterior e interior, dificultad de aprendizaje y otros. Para eso se contactó una institución que ofrece el AEE en un municipio del interior paulista y se analizaron 92 encaminamientos de niños de la enseñanza infantil. Los resultados demostraron que la mayor parte de los atendimientos realizados por el AEE se destina a niños que no poseen diagnóstico de deficiencia. Además de eso, el 69% de las quejas se refieren a problemas de comportamiento externalizados. A partir de esos datos se discute sobre prácticas educativas de profesores y alternativas de atención para alumnos con o sin deficiencia que presentan dificultades en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

    Abstract in English:

    Abstract: The Atendimento Educacional Especializado (AEE), in partnership with public schools, aims complementary disabled student learning in the comum school, in turn against. This study aimed to describe and analyze the contents of the referrals of teachers in public schools to the AEE, categorizing them according to sex, age, disability diagnosis, behavior problems externalizing and internalizing, disabilities learning, and others. Was contacted an institution that offers the AEE, in an interior city of São Paulo, to describe and analyze 92 referrals of children of kindergarten. The results show that most of the services performed by the AEE intended for children that do not have disabilities. In addition, 69 % of the complaints relate to externalizing behavior problems. From these data we discuss about educational practices of teachers, and alternative care for patients, whether or not students with disabilities, who have difficulties in the learning process.
  • Relação entre habilidades cognitivas não-verbais e variáveis presentes no contexto educacional Artigos

    Mecca, Tatiana Pontrelli; Jana, Tatiana Abraão; Simões, Mário Rodrigues; Macedo, Elizeu Coutinho de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas não-verbais avaliadas pela Escala Internacional de Inteligência Leiter-R e variáveis presentes no contexto educacional. A Leiter-R foi administrada em 213 crianças com idades entre 6 e 8 anos, pertencentes a escolas públicas e particulares, juntamente com o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e a Prova de Aritmética. Os alunos de escolas particulares alcançaram uma pontuação superior aos de escolas públicas nos 6 subtestes da Leiter-R, sendo que essas diferenças também foram observadas na faixa etária de 6 anos. No entanto, aos 7e 8 anos, as diferenças foram apenas em 2 subtestes. As correlações entre a Leiter-R e os testes de desempenho acadêmico foram positivas, significativas e de magnitude moderada. As análises de regressão linear indicaram predição das habilidades cognitivas em 24,2% do desempenho em aritmética e 30,6% do desempenho de leitura.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El objetivo de este estudio fue verificar la relación entre habilidades cognitivas no-verbales evaluadas por la Escala Internacional de Inteligencia Leiter-R y variables presentes en el contexto educacional. Se administró la Leiter-R a 213 niños con edades entre 6 y 8 años, pertenecientes a escuelas públicas y particulares, juntamente con el Test de Competencia de Lectura de Palabras y Pseudo-palabras y la Prueba de Aritmética. Los alumnos de escuelas particulares alcanzaron una puntuación superior a los de escuelas públicas en los 6 sub-testes da Leiter-R, siendo que esas diferencias también fueran observadas en la etapa etaria de 6 años. Sin embargo, a los 7 y 8 años, las diferencias fueron sólo en 2sub-testes. Las correlaciones entre la Leiter-R y los testes de desempeño académico fueron positivas, significativas y de magnitud moderada. Los análisis de regresión linear indicaron predicción de las habilidades cognitivas e nel 24,2% del desempeño en aritmética y el 30,6% del desempeño de lectura.

    Abstract in English:

    Abstract: The aim of this study was to investigate the relationship between non-verbal cognitive skills evaluated by the Leiter-R Intelligence International Scale and variables in the educational context. The Leiter-R was administered to 213 children aged between 6 and 8 years old, belonging to public and private schools, along with the Reading Competence Test of words and pseudo words and Proof of arithmetic. Students of private schools reached a higher score to the public schools in six subtests of the Leiter-R, and these differences were also observed in the age group for six years. However, between the ages of 7 and 8 years, the differences were only in two subtests. The correlations between the Leiter-R and academic achievement tests were positive, significant and of moderate magnitude. The linear regression analyzes indicated prediction of cognitive abilities in 24.2% of the arithmetic performance and 30.6% of the read performance.
  • Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias" Artigos

    Leão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus; Souza, Zilda Regina de; Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este ensaio apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento humano, à luz da Teoria Bioecológica, a partir da narrativa fílmica de "O contador de histórias", produção brasileira baseada em história real. Focaliza o desenvolvimento de uma pessoa, as interações entre aspectos multidirecionais de sua trajetória de vida, em contextos próximos e distantes. Utiliza a trama para articular os elementos centrais desta teoria- pessoa, processo, contexto e tempo. Identifica a importância da educação balizando a formação do ser humano diante do fenômeno da violência, mobilizando o processo de resiliência e modulando influências recíprocas no desenvolvimento. A inter-relação entre as características biopsicológicas do protagonista, os processos de socialização e as vulnerabilidades dos contextos em que transita, realça o papel da família e das instituições sociais na construção de sua história. Embora constitua um exemplo metafórico, permite uma leitura empírica da vida.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este ensayo presenta reflexiones sobre el proceso de desarrollo humano, a la luz de la Teoría Bioecológica, a partir de la narrativa fílmica de "El contador de historias", producción brasileña basada en historia real. Focaliza el desarrollo de una persona, las interacciones entre aspectos multidireccionales de su trayectoria de vida, en contextos cercanos y distantes. Utiliza la trama para articular los elementos centrales de esta teoría- persona, proceso, contexto y tiempo. Identifica la importancia de la educación balizando la formación del ser humano delante del fenómeno de la violencia, movilizando el proceso de resiliencia y modulando influencias recíprocas en el desarrollo. La inter-relación entre las características biopsicológicas del protagonista, los procesos de socialización y las vulnerabilidades de los contextos en que transita, subraya el papel de la familia y de las instituciones sociales en la construcción de su historia. Aunque constituya un ejemplo metafórico, permite una lectura empírica de la vida.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper presents reflections about human development process in the light of Bioecological Theory from the film narrative of "The Storyteller," Brazilian production based on real history. Focuses on the development of a person, the interactions between multidirectional aspects of his life story, in close and distant contexts. Uses the plot to articulate the core elements of this theory - person, process, context and time. Identifies the importance of education managing the formation of the human being on the phenomenon of violence by mobilizing the process of resilience and modulating reciprocal influences on development. The interrelationship between the bio-psychological characteristics of the protagonist, socialization processes and vulnerabilities in contexts in which transits, enhances the role of the family and social institutions in the construction of its history. Although it is a metaphorical example, allows an empirical reading of life.
  • Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações Artigos

    Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes; Cia, Fabiana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O relacionamento família-escola vem sendo apontado pela literatura nas áreas da educação especial e psicologia como um dos principais fatores facilitadores no processo de inclusão escolar. Tendo em vista esses fatores, esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a produção científica de teses e dissertações produzidas no período de 2001-2011 sobre a relação entre família-escola de crianças público alvo da educação especial. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática no Banco de Teses da CAPES e utilizada uma ficha adaptada para a análise da temática, da metodologia e dos resultados de cada produção. Foram analisadas ao todo 20 produções. Os resultados encontrados apontam que grande parte das pesquisas está em programas de pós-graduação do sudeste, apresenta metodologia descritiva, adota uma concepção social da deficiência e que o tema principal foi o de "atitude/percepção" de familiares e membros da escola sobre o processo de inclusão. Foi possível observar a carência em estudos de intervenção na área.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El relacionamiento familia-escuela viene siendo apuntado por la literatura en las áreas de la educación especial y psicología como uno de los principales factores facilitadores en el proceso de inclusión escolar. Teniendo en vista esos factores, esta investigación tuvo el objetivo de identificar y analizar la producción científica de tesis y disertaciones producidas en el período de 2001-2011 sobre la relación entre familia-escuela de niños público diana de la educación especial. Para tal, se realizó una búsqueda sistemática en el Banco de Tesis de la CAPES y utilizada una ficha adaptada para el análisis de la temática, de la metodología y de los resultados de cada producción. Se analizaron al total 20 producciones. Los resultados encontrados apuntan que gran parte de las investigaciones está en programas de post-graduación del sudeste, presenta metodología descriptiva, adopta una concepción social de la deficiencia y que el tema principal fue el de "actitud/percepción" de familiares y miembros de la escuela sobre el proceso de inclusión. Fue posible observar la carencia en estudios de intervención en el área.

    Abstract in English:

    Abstract: The family-school relationship has been pointed out by the literature in the areas of special education and psychology as a major facilitating factors in the school inclusion process. Considering these factors, this research aimed to identify and analyze the scientific production of theses and dissertations produced in the 2001-2011 period on the relationship between children of family-school target audience of special education. This requires a systematic search at the Bank of CAPES Theses and used a plug adapted for the analysis of the subject, the methodology and the results of each production was performed. They analyzed a total of 20 productions. The results show that much of the research is in southeastern graduate programs, presents descriptive methodology, adopts a social conception of disability and the main theme was the "attitude / perception" of family and school members on the inclusion process. It observed the lack of intervention studies in the area.
  • Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência Artigos

    Andrada, Paula Costa de; Souza, Vera Lúcia Trevisan de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que investiga o potencial da dança circular como mobilizadora da expressão de afetos e de reflexões que resultem na ampliação da consciência dos professores da rede pública de ensino. Nossos sujeitos são dois grupos de professores das redes municipal e estadual do interior de São Paulo.Desenvolvida como ação da Psicologia Escolar, a proposta é construída com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. Nosso método fundamenta-se no Materialismo Dialético e utilizamos as expressões afetivas como unidade de estudo baseando-nos nas reflexões de Vigotski. Os dados apontam que o sofrimento no trabalho docente é grande, mas as danças circulares, respaldadas nos conceitos de Vigotski, podem se converter em porta de acesso à afetividade dos sujeitos e, assim, viabilizar a configuração de novos sentidos e significados - caminho este para o desenvolvimento da consciência.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este estudio presenta los resultados de una investigación de doctorado que investiga el potencial de la danza circular como mobilizadora de la expresión de afetos y de reflexiones que resulten en la ampliación de la consciencia de los profesores de la red pública de enseñanza. Nuestros sujetos son dos grupos de profesores de las redes municipal y estadual del interior de São Paulo. Desarrollada como acción de la Psicología Escolar, la propuesta es construída con base nos presupuestos teórico-metodológicos de la Psicología Histórico-cultural. Nuestro método se fundamenta en el Materialismo Dialéctico y utilizamos las expresiones afectivas como unidad de estudio basándonos en las reflexiones de Vygotsky. Los datos apuntan que el sufrimiento en la labor docente es grande, pero las danzas circulares, respaldadas en los conceptos de Vygotsky, pueden convertirse en puerta de entrada a la afectividad de los sujetos y, así, viabilizar la configuración de nuevos sentidos y significados - camino éste para el desarrollo de la consciencia.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper presents the results of a doctoral research investigating the potential of circular dance as mobilizing the expression of emotions and reflections that result in increased awareness of teachers of public schools. Our subjects are two groups of teachers from municipal and state of São Paulo. Developed as an action of School Psychology, the proposal is built on the theoretical and methodological assumptions of Historical-cultural psychology. Our method is based on the Dialectical Materialism and use affective expressions as unit of study based on the reflections of Vygotsky. The data show that the suffering in teaching is great, but the circle dances, backed the concepts of Vygotsky, can become affectivity access door of the subjects and thus enable the configuration of new meanings - this way the development of consciousness.
  • Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental Artigos

    Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Rueda, Fabián Javier Marín

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre os participantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente estudio verificó cuanto el desempeño en el B-SPG se relaciona con el desempeño en la escrita, buscando por validad convergente entre los instrumentos empleados, así como eventuales diferencias entre los participantes y relación a la edad y año escolar. Participaron 199 niños de 7 a 10 años (M=8,46, Dp=1,15), del segundo al quinto año de la Enseñanza Fundamental, del interior de São Paulo. Se sometieron los participantes, colectivamente, al Bender-Sistema de Puntuación Gradual (B-SPG) y a la Escala de Evaluación de la Escrita (EAVE). Los resultados confirmaron la relación existente entre el desarrollo perceptomotor y la escrita (r=0,56; p<0,001), confiriéndoles una evidencia de validad una vez que una baja puntuación en el B-SPG reflexionó un buen desempeño en la EAVE y viceversa. Quedó demostrado que el nivel escolar y la edad son variables importantes en la evaluación del desarrollo perceptomotor y del aprendizaje de la escrita. Sin embargo, nuevas investigaciones son necesarias con la finalidad de cubrirlas limitaciones aquí encontradas.

    Abstract in English:

    Abstract: The present study verified the performance as the B-SPG relates to performance in writing, searching for convergent validity between the instruments used and any differences between participants with respect to age and school year. Participated 199 children 7-10 years (M = 8.46, SD = 1.15) from the second to fifth year of elementary school, in the countryside of the state of São Paulo. The participants underwent collectively to-Bender Gradual Scoring System (B-SPG) and the Writing Assessment Scale (EAVE). The results confirmed the relationship between the perceptual motor development and writing (r = 0.56; p <0.001), giving them validity evidence because of a low score on the B-SPG reflected a good performance in EAVE and vice versa. Evidence shows that the educational level and age are important variables in assessing the perceptual motor development and learning of writing. However, further research is need in order to remedy the limitations found here.
  • Escola e Psicologia: Uma História de Encontros e Desencontros Artigos

    Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de; Fontoura, Gabriela Prado da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo propõe-se a discutir os encontros e desencontros entre a Psicologia e a Escola, problematizando a heterogeneidade de posições acerca do fracasso escolar. Foi realizada uma revisão de artigos científicos na base SciELO, utilizando o descritor "Psicologia Escolar". Foram selecionados 32 artigos publicados a partir de 2003, que tratavam de estudos no contexto brasileiro e que faziam uma discussão sobre a inserção da Psicologia na Escola. A leitura minuciosa e a análise dos artigos originaram três eixos de discussão: A inserção da Psicologia na Escola: ideologias em comum; Resistências e tensionamentos: o nascimento do desencontro entre a Psicologia e a Escola; e Perspectivas em pauta: uma abordagem que considera a constelação escolar. A discussão evidenciou que a Psicologia foi introduzida na Escola por meio de um modelo médico/clínico, responsabilizando o aluno pelo fracasso escolar. A superação desse modelo ocorreu na medida em que esse fenômeno passou a considerar outras implicações.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente artículo se propone a discutir los encuentros y desencuentros entre la Psicología y la Escuela, problematizando la heterogeneidad de posiciones acerca del fracaso escolar. Se realizó una revisión de artículos científicos en la base SciELO, utilizándose el descriptor "Psicología Escolar". Se seleccionó 32 artículos publicados a partir de 2003, que trataban de estudios en el contexto brasileño y que hacían una discusión sobre la inserción de la Psicología en la Escuela. La lectura minuciosa y el análisis de los artículos originaron tres ejes de discusión: La inserción de la Psicología en la Escuela: ideologías en común; Resistencias y tensionamientos: el nacimiento del desencuentro entre la Psicología y la Escuela; y Perspectivas en pauta: un abordaje que considera la constelación escolar. La discusión evidenció que la Psicología fue introducida en la Escuela por medio de un modelo médico/clínico, responsabilizando el alumno por el fracaso escolar. La superación de ese modelo ocurrió en la medida en que ese fenómeno pasó a considerar otras implicaciones.

    Abstract in English:

    Abstract: This article proposes to discuss the similarities and differences between Psychology and the School, discussing the heterogeneity of positions on the school failure. A review of scientific literature was conducted in SciELO, using the "Educational Psychology" descriptor. We selected 32 articles published since 2003, which dealt with studies in the Brazilian context and that made a discussion on the introduction of Psychology in the School. A close reading and analysis of articles originated three areas of discussion: The introduction of Psychology in School: common ideologies; Resistances and tensions: the birth of the mismatch between Psychology and the School; and Perspectives on the agenda: an approach that considers the school constellation. The discussion showed that psychology was introduced in the School by passing a medical / clinical model, blaming the student for school failure. Overcoming this model occurred in that this phenomenon started to consider other implications
  • Educación vial y movilidad en la Infancia Artigos

    Poó, Fernando Martín; López, Soledad Susana; Tosi, Jeremías; Nucciarone, María Isabel; Ledesma, Rubén Daniel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A crescente motorização e os deslocamentos têm transformado o meio ambiente urbano num lugar cada vez mais hostil para as crianças, que se encontram entre os usuários mais vulneráveis do trânsito. Nessa etapa do desenvolvimento, a educação pode ser uma ferramenta chave para prevenir o comportamento de risco e promover hábitos de mobilidade mais saudáveis. O presente trabalho discute alguns aspectos relacionados à educação infantil no trânsito (nas ruas). Destaca-se a importância de considerar os padrões de mobilidade típicos de cada idade e de promover o uso dos meios de transportes mais saudáveis, equitativos e sustentáveis. Além disso, assinala-se a necessidade na complementação das ações educativas com intervenções multi-setoriais em diferentes níveis.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La motorización creciente de los desplazamientos ha convertido al ambiente urbano en un lugar cada vez más hostil para los niños y niñas, quienes se encuentran entre los grupos humanos más vulnerables del tránsito. En esta etapa del desarrollo, la educación puede ser una herramienta clave para prevenir comportamientos de riesgo y promocionar hábitos de movilidad más saludables. El presente trabajo discute algunos aspectos relacionados con la educación vial en la infancia. Se destaca la importancia de considerar los patrones de movilidad típicos de cada edad, y de promover el uso de medios de transporte más saludables, equitativos y sustentables. Se señala además la necesidad de complementar las acciones educativas con intervenciones multi-sectoriales a diferente nivel.

    Abstract in English:

    Abstract The increasing motorization of mobility has turned urban environment in a complex and dangerous place for children. As a consequence they are one of the most vulnerable groups of traffic users. In this stage of development, education could be a key tool for preventing risky behaviour and promoting more healthy mobility habits. The present study discusses some aspects related to children traffic education. The necessity of taking into account the patterns of mobility in different developmental stages is highlighted. Also the relevance of promote the use of health, sustainable and equitable means of transport. The complexity of the problem requires that educational interventions are complemented with multisectoral actions at different levels.
  • Atuação do psicólogo na educação básica Resenha

    Vectore, Celia
  • Entrevista com Maria Teresa Antunes Albergaria História

    Albergaria, Maria Teresa Antunes; Silva, Silvia Maria Cintra da
  • Oficinas de prevenção à violência: trabalhando com mães no contexto escolar Relato de Prática Profissional

    Siqueira, Aline Cardoso; Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier; Faraj, Suane Pastoriza; Scott, Juliano Beck; Almeida, Amanda Rodrigues; Silva, Suélem Lopes
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Aimberê, 2053 – Perdizes., CEP 01258-020 São Paulo – SP - Brasil , Fone/Fax (11) 3862-5359 - Maringá - PR - Brazil
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