Abstract in Portuguese:
Resumo: As religiões afro-brasileiras integram as lutas históricas de resistência às tentativas de apagamento da história e memória dos descendentes de africanos no Brasil. Entretanto, foi em fins dos anos 1980 e início dos anos 1990 que os terreiros e os seus integrantes, as chamadas comunidades de Egbé, passaram a exercer o protagonismo político na elaboração de estratégias político-jurídicas e epistemológicas de combate ao racismo. A partir da experiência do Projeto Tradição dos Orixás, constituído na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, analisa-se o movimento de afroperspectivação que ressignificou o papel de sacerdotes e sacerdotisas (autoridades civilizatórias) das religiões afro-brasileiras, deslocando-os do plano da representação simbólica e os inserindo na condição de interlocutores de um novo traçado de luta antirracista, que interpõe raça e religião. O objetivo deste artigo é apresentar essa trajetória singular, destacando a diversidade de estratégias de resistência, em particular, a perspectiva dos valores afrocentrados dentro dos terreiros e suas repercussões contemporâneas.Abstract in English:
Abstract: afro-Brazilian religions integrate a historical struggle against the attempted erasure of the history and memory of people of African descent in Brazil. However, it was in the late 1980s and in the early 1990s that the terreiros and their members, the “Egbé communities”, began to exercise the role of political protagonists in the elaboration of legal, political and epistemological strategies to counter racism. From the experience of the “Tradition of the Orishas Project”, constituted in the lowlands of the Rio de Janeiro state (Baixada Fluminense), the article analyses the movement of “afroperspectivation” that re-signified the role of priests and priestesses (civilisational authorities) of Afro-Brazilian religions, moving them beyond the realm of symbolic representation and toward the condition of interlocutors in a new trajectory of the anti-racist struggle, in which race and religion are intertwined. This article presents such singular trajectory, evincing the diverse strategies of resistance, particularly, the perspective of afrocentred values within the terreiros and their repercussion in the present.Abstract in Portuguese:
Resumo Neste artigo, analiso a presença afro-religiosa na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, entre 2003 e 2018. Busco, assim, pensar sobre como as religiões afro-brasileiras, que surgiram entre os negros e que na atualidade estão abertas a todos, são mobilizadas no discurso de combate ao racismo. Para tanto, baseio-me em documentos produzidos pelo governo federal, na bibliografia a respeito do tema proposto e na minha experiência de campo junto ao movimento afro-religioso. Ao marcarem presença no debate racial, os afro-religiosos criaram a categoria “povos e comunidades tradicionais de matriz africana” e se organizam em uma outra frente para se defenderem dos ataques advindos de grupos evangélicos, classificados, nesse contexto, como “racismo religioso”.Abstract in English:
Abstract: In this article, I analyze the presence of the Afro-Brazilian religions in the Brazilian racial policy, between the years of 2003 and 2018. I, thus, intend to reflect upon how the Afro-Brazilian religions, which emerged amongst black people and are open to everyone, are approached in the speech against racism. Therefore, the article is based on documents from the federal government, on the bibliography available on the proposed matter, and on my field experience with the Afro-religious movement. As the Afro-religious people take part in the racial debate, they organize themselves in another front to defend themselves from the increasing attacks coming from evangelical groups. These attacks are considered, in this context, as “religious racism”.Abstract in Portuguese:
Resumo: Este artigo analisa como o campo das religiões de matriz africana evoca o discurso racial como narrativa público-política em resposta a atos de intolerância religiosa, destacando o período das eleições municipais de 2020 na região de São Gonçalo (RJ). Como contraface desse processo, examinaremos também como o discurso racial é empregado pelos grupos evangélicos no dia a dia de suas igrejas, articulado com sua ação expansionista e missionária de forma geral e em São Gonçalo. Como suporte teórico para empreendermos a análise das relações entre racialidade, identidade e política, baseamo-nos no conceito de interseccionalidades, categoria que alude à multiplicidade de diferenciações.Abstract in English:
Abstract: This article analyses how the field of African religions evokes racial discourse as a public-political narrative in response to acts of religious intolerance, highlighting the period of the 2020 municipal elections in the region of São Gonçalo (RJ). As a counterpoint to this process, we will also examine how racial discourse is employed by evangelical groups in the daily life of their churches, articulated with their expansionist and missionary action in general and in São Gonçalo. As theoretical support for undertaking the analysis of the relations between raciality, identity and politics, we base ourselves on the concept of intersectionalities, a category which alludes to the multiplicity of differentiations.Abstract in Portuguese:
Resumo: Este artigo pretende compreender como as percepções da diversidade étnico-racial e religiosa, que podem ser capturadas em instrumentos oficiais como os levantamentos censitários, se expressaram no gerenciamento da diversidade religiosa no Brasil e na Argentina, países ainda considerados hegemonicamente católicos. Temos como principais objetivos caracterizar a configuração e as conexões entre essas diversidades nos dois países e avaliar sua incorporação nos respectivos modelos jurídico-político de liberdade religiosa. Para tanto, analisaremos de modo comparativo o enquadramento constitucional dado, historicamente, à diversidade religiosa e étnico-racial e as ferramentas oficiais para descrevê-la e nomeá-la, tais como os levantamentos censitários. Demonstraremos que o modo de perceber e categorizar a diversidade se reflete nas respostas governamentais para gerenciá-la por meio de políticas de estado. Trabalharemos com a hipótese de que a diferença entre os dois países no trato da diversidade tensiona de maneira distinta as relações entre o regime de liberdade e o regime da igualdade, ainda que se notem alguns paralelismos nas configurações da desigualdade.Abstract in English:
Abstract: This article aims to understand how the perceptions of ethnic-racial and religious diversity, which can be perceived in official instruments such as census surveys, were expressed in the management of religious diversity in Brazil and Argentina, countries still considered hegemonically Catholic. We have as main objectives to characterize the configuration and connections between these diversities in both countries and to evaluate their incorporation in the respective legal-political models of religious freedom. To do so, we will analyze comparatively the constitutional framework historically given to religious and ethnic-racial diversity and the official tools to describe and name it, such as census surveys. We will demonstrate that the way of perceiving and categorizing diversity is reflected in government responses to manage it through state policies. We will work with the hypothesis that the difference between the two countries in dealing with diversity strains the relations between the freedom regime and the equality regime in a different way, although some parallels in the configurations of inequality are noticeable.Abstract in Portuguese:
Resumo: O objetivo deste artigo é debater as pontes construídas com o continente africano e as memórias mobilizadas pela Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas - MG. A escolha desse tema se relaciona diretamente com as narrativas sobre a história do município, a constituição do catolicismo negro na região e as suas relações com a África. Dessa maneira, apresentarei elementos da cosmologia banto presentes em alguns dos rituais que demonstram a criação de traços culturais afro-diaspóricos e as resistências negras ao longo do tempo.Abstract in English:
Abstract: the present article aims to discuss the construction of bridges from the Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos from Minas Novas-MG with the african continent, as well as the memories mobilized by the event. The choice of this theme is directly related to the narratives about the history of the municipality, the relations with the African continent and the constitution of black Catholicism in the region. In this way, I will present elements of Bantu cosmology, present in some of the rituals, which demonstrate the creation of Afro-Diasporic cultural traits and black resistance over time.Abstract in Portuguese:
Resumo: O estudo realizado junto ao grupo Jongo de Pinheiral, na antiga Fazenda Pinheiros, no Vale do Paraíba (RJ), revelou que seus integrantes mantêm uma relação afetiva entre si e têm um histórico de lutas sociais marcado por gestualidades ligadas à dança. Com base nesses dados, apresento, neste artigo, uma análise do ritual praticado por jongueiros e umbandistas dedicado a “passagem para o outro plano” dos espíritos que habitam a fazenda. Para isso, mobilizo os estudos da antropóloga Marlene Cunha no campo dos gestos e postura no candomblé Angola. A análise permite a compreensão dos gestos preliminares, liminares e pós-liminares do ritual.Abstract in English:
Abstract: The study carried out with the Jongo de Pinheiral group, at the former Fazenda Pinheiros, in Vale do Paraíba (RJ), revealed that its members maintain an affective relationship with each other and have a history of social struggles marked by gestures linked to dance. Based on these data, I present, in this article, an analysis of the ritual practiced by jongueiros and umbanda practitioners dedicated to the “passage to the other plane” of the spirits that inhabit the farm. For this, I mobilize the studies of anthropologist Marlene Cunha in the field of gestures and posture in candomblé Angola. The analysis allows the understanding of the ritual's preliminary, liminal and post-liminal gestures.Abstract in Portuguese:
Resumo: Neste texto procuro descrever, de modo sintético, o processo de configuração do Movimento Negro Evangélico (MNE) no contexto brasileiro e o modo como os símbolos da herança africana no Brasil são acionados nas ações desses grupos. Com base em análise documental, entrevistas e pesquisa de campo, argumenta-se que a) é possível traçar algumas linhas gerais que balizam as ações do MNE - dentre elas o combate ao racismo; b) há uma rejeição das religiões afro-brasileiras como sendo o único lócus da “cultura negra no Brasil” sem, no entanto, difundir práticas discriminatórias; c) opera-se uma radicalização do movimento de “africanização” iniciado por alguns pais e mães de santo, a ponto de também o cristianismo ser considerado uma “religião de matriz africana”.Abstract in English:
Abstract: In this text I try to describe, in a synthetic way, the process of configuration of the Evangelical Black Movement (MNE) in the Brazilian context and the way the symbols of African heritage in Brazil are triggered in the actions of these groups. Based on documental analysis, interviews and field work, it is argued that a) it is possible to draw some general lines that guide the actions of the MNE - among them the fight against racism; b) there is a rejection of Afro-Brazilian religions as being the only locus of "black culture in Brazil" without, however, spreading discriminatory practices; c) there is a radicalization of the movement of "Africanization" initiated by some fathers and mothers of saint, to the point that Christianity is also considered a "religion of African matrix".Abstract in Portuguese:
Resumo: Os brasileiros têm migrado para os Estados Unidos e estabelecido suas próprias congregações religiosas desde a década de 1980. No entanto, hoje, essas instituições religiosas não atendem apenas aos imigrantes da primeira geração. Usando a Teoria da Escolha Racional e dados extraídos de um estudo etnográfico de cinco meses em uma igreja evangélica e um centro espírita em uma cidade do sudeste dos Estados Unidos, examino como congregações religiosas brasileiras estão passando da primeira para a segunda geração, bem como para uma população não brasileira. Duas variáveis importantes nesses processos são analisadas comparativamente: o idioma e a interação cultural.Abstract in English:
Abstract: Brazilians have been migrating to the United States and establishing their own religious congregations since the 1980s. However, today, these religious institutions not only receive first generation immigrants. Using Rational Choice Theory and data extracted from a five-month ethnographic study in an evangelical church and a spiritist center in a southeastern city in the United States, I examine how Brazilian religious congregations are transitioning from first generation to their second generation, as well as to a non-Brazilian membership. Two important variables in these processes are analyzed comparatively: language and cultural interaction.Abstract in Portuguese:
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a importância da comunidade greco-melquita católica na mobilização de dinâmicas identitárias dos cristãos libaneses. Os resultados deste estudo estão baseados no trabalho de campo realizado no Líbano entre 2014 e 2018 por meio da observação participante em igrejas e monastérios. Por meio de suas vésperas, missas e orações, o clero dessa confissão coloca em prática as prescrições de sua tradição ritual, construída com base na combinação entre os elementos associados a referenciais opostos do cristianismo, principalmente o bizantino e o latino. Tal característica associada à qualidade da performance em termos disciplinares, estéticos e/ou emocionais, faz com que a com que essa comunidade religiosa consiga atrair para os seus espaços sagrados membros de diferentes confissões cristãs. A consequência disso é a mobilização de uma série de referenciais identitários como a identidade melquita, a católica, a bizantina ou então a genérica cristã nos discursos dos participantes dos rituais.Abstract in English:
Abstract: The aim of this article is to analyze the role of the Greek-Melkite Community in mobilizing identity dynamics among Lebanese Christians. The results of this study are based on fieldwork conducted in Lebanon between 2014 and 2018 through participant observation in churches and monasteries. Through its vespers, masses and prayer services, the clergy of this confession put into practice the prescriptions of its ritual tradition, built from the combination of elements from opposite references of Christianity mainly the Byzantine and the Latin. This factor in addition to the quality of these performances in disciplinary, aesthetic and / or emotional terms, help to attract both melkites and other Christians to these churches and monasteries. Therefore, it is possible to recognize the presence of several identity references such as the Melkite, Catholic, Byzantine or the generic Christian identity within the participants’discourses.Abstract in Portuguese:
Resumo: O artigo discute a relação entre religião, saúde e mídia referente à questão da obesidade abordada na revista mensal Vida e Saúde, da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, entre 1939 e 2019. Analisamos a mensagem adventista de saúde concebida no início da igreja, no século XIX, e as representações sobre a obesidade em diferentes momentos da revista. Investigamos o alinhamento do discurso adventista com o discurso médico-científico que patologiza a obesidade e os corpos gordos, e que defende uma noção naturalizada de corpo saudável magro.Abstract in English:
Abstract: This article discusses the relation between religion, health and media referring to the issue of obesity approached by the monthly magazine Vida e Saúde, from the Seventh-day Adventist Church in Brazil, between 1939 and 2019. An analysis is provided about the Adventist message of health conceived in the beginning of the church in the 19th Century, and the representations of obesity in different moments of the magazine. The text investigates the alignment of the Adventist discourse with the medical-scientific discourse that pathologizes the obesity and the fat bodies and defends a naturalized notion of healthy lean body.Abstract in Portuguese:
Resumo: as virtudes casamenteiras de Santo Antônio no Brasil dão continuidade a formas complexas de remodelagem do cristianismo centro-africano em solo brasileiro. Elas estão assentadas em processos culturais de sincretização entre o santo católico e Exu, orixá priápico pertencente ao universo cultural e religioso afro-brasileiro desde o século XVI. A escultura africana do santo, publicada em obra de Gilberto Freyre, em 1959, reforça sua associação ao orixá. O sincretismo, ainda que mantido nos subterrâneos da cultura popular, será confrontado por narrativas eclesiásticas do Século XIX com o intuito de compatibilizar os atributos casamenteiros de Santo Antônio com a moral sexual cristã. Controlar a sexualidade, em especial da mulher, por meio do matrimônio, sempre foi uma das tarefas pedagógicas dos missionários, desde o início da colonização.Abstract in English:
Abstract: Saint Anthony’s marriage virtues continue complex remodeling forms of Central African Christianity in Brazil. They are based on cultural processes of syncretization between the Catholic saint and Exu, erotic Orixá belonging to the Afro-Brazilian cultural and religious universe, since the 16th century. An African sculpture of the saint, published in a work by Gilberto Freyre, in 1959, reinforces his association with Exu. Although in the underground of popular culture, the syncretism will be opposed by ecclesiastical narratives from the 19th century with the aim of making Saint Anthony's marriage attributes compatible with Christian sexual morality. Controlling sexuality, especially of women, through marriage, has always been one of the missionary pedagogical tasks since the beginning of colonization.