Educação & Sociedade, Volume: 21, Issue: 73, Published: 2000
  • Editorial Editorial

  • Anísio Teixeira: defending education as a universal right

    Nunes, Clarice

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do artigo é realizar uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971), na comemoração do seu centenário de nascimento, destacando momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, aspectos da sua apropriação de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea.

    Abstract in English:

    The objective this article is to look back on Anísio Teixeira's life and work (1900-1971), on the 100th anniversary of his birth, including decisive moments in his biography, his motivations as an educator, different aspects of his appropriation of John Dewey's work, and the usefulness of his conceptions for reflecting on contemporary Brazilian education.
  • Apresentação Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa
  • Curriculum: between relativism and universalism Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Forquin, Jean-Claude

    Abstract in Portuguese:

    O texto examina a questão do relativismo e do universalismo no currículo. Segundo o autor, os relativistas defendem o questionamento da validade do que se ensina. Já para os universalistas, há saberes "públicos" aos quais todos devem ter acesso e que apresentam valor independentemente de circunstâncias e interesses particulares. Após analisar as implicações pedagógicas das duas perspectivas, o autor advoga que escolas e professores ofereçam a cada aluno a possibilidade de compreender a multiplicidade das vozes que se falam no mundo como uma polifonia cristalina.

    Abstract in English:

    This article examines the issues of relativism and universalism in the curriculum. According to the author, the relativist approach holds that the validity of what is taught should be questioned. For the universalist approach, there is a common body of knowledge that everyone should learn and that are valuable regardless of particular circumstances and interests. The author discusses the pedagogical implications of the two perspectives and argues that schools and teachers should offer their students the possibility of regarding the multiplicity of voices in the world as analogous to polyphony.
  • Curriculum, universalism and relativism: a discussion with Jean-Claude Forquin Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Silva, Tomaz Tadeu da

    Abstract in Portuguese:

    O texto discute a conferência do professor Jean-Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as "ciências" deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos "exatas" e mais "culturais", apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os "tipos" de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica.

    Abstract in English:

    This article discusses a lecture given by Professor Jean-Claude Forquin on June 17, 1997, at the international seminar celebrating the 25th anniversary of the Graduate Courses of the Faculty of Education (Federal University of Rio de Janeiro). Basically, I question Forquin's argument in favor of a curriculum where the so-called "sciences" would appear as representing a supposed universality of knowledge, whereas the other, less "precise" and more "cultural" disciplines would be seen as the expression of epistemological relativity. My position, in contrast, is that both "types" of knowledge should be viewed as social and cultural constructions, and are therefore subject to the same questioning and criticism.
  • The curriculum, between relativism and universalism: a dialogue with Jean-Claude Forquin Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Candau, Vera Maria

    Abstract in Portuguese:

    O texto analisa criticamente as principais idéias apresentadas por Forquin, ressaltando suas contribuições mais relevantes e levantando questões relacionadas principalmente à tensão entre universalismo e relativismo no processo de seleção dos conteúdos escolares e às implicações do multiculturalismo para a escolarização hoje.

    Abstract in English:

    This article critically analyzes the main ideas presented by Forquin, stressing his major contributions to curriculum studies today. It also raises questions about the tensions between universalism and relativism in selecting the content for curricula and the implications of multiculturalism in education today.
  • Literacy, language, and ideology Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Macedo, Donaldo

    Abstract in Portuguese:

    O texto concebe alfabetização como forma de política cultural. Critica teorias de alfabetização, sugere uma teoria renovada, bem como focaliza campanhas de alfabetização, principalmente as que se realizam em ex-colônias na África. Por fim, argumenta que os programas de alfabetização, para se pautarem por uma perspectiva emancipadora, precisam partir da língua dos alunos.

    Abstract in English:

    This article conceives literacy as a form of cultural policy. It criticizes literacy theories in order to make room for a new approach. It also focuses on literacy campaigns, especially those carried out in former colonies of Africa. Finally, the paper argues that if literacy programs are to adopt a liberating perspective, they must be based on the students' own language.
  • Oral cultures in literate societies Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Geraldi, João Wanderley

    Abstract in Portuguese:

    Na relação entre linguagem e cultura, um aspecto essencial diz respeito às diferentes funções da escrita e às formas de sua apropriação social em sociedades letradas. Tomando como inspiração a forma de um uso específico da escrita pelo povo indígena Jarawara e narrativas de ribeirinhos do rio Madeira do mito amazônico Cobra Norato, são discutidas as diferentes relações entre oralidade e escrita que, atravessadas pelas relações de poder, transformam o alfabeto, de artefato histórico construído para o registro da oralidade, em espaço social de construção de distinções, clivagens e exclusões.

    Abstract in English:

    One essential point regarding the relationship between language and culture is related to the different functions of writing and to the ways it is socially appropriated in literate societies. This article is based on a specific way of employing writing by Jarawara Indians and on narratives about the Amazonian myth called Cobra Norato (Norato Snake) told by people living along the Madeira River, in the Brazilian Amazon. It then discusses the different relationships between orality and writing. Permeated by power relations, these relationships transform the alphabet, which is a social artifact constructed to express orality, into a social territory of differences, cleavage and exclusion.
  • Alternative proposals for curricula: limits and progress Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    O texto aborda propostas curriculares que procuraram caminhar na contramão do discurso oficial hegemônico e que foram desenvolvidas, nas décadas de 1980 e 1990, em alguns estados e municípios brasileiros. Caracteriza-as, destaca suas conquistas e enfatiza que alternativas são possíveis, desejáveis e merecedoras de divulgação e de estudo.

    Abstract in English:

    This article focuses on curriculum reforms that took place in some states and municipalities in Brazil in the 1980s and the 1990s. These reforms can be characterized by their intent to fashioning a more critical and democratic school. In other words, they were in opposition to the hegemonic official discourse. The article attempts to characterize such curriculum reforms and stress their achievements. It argues that alternatives are possible, even desirable, and that they deserve to be publicized and studied.
  • Decentralized curricular policies: autonomy or re-centralization? Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas"

    Pacheco, José Augusto

    Abstract in Portuguese:

    No período da reforma das décadas de 1980 e 1990, a idéia das políticas curriculares descentralizadas tornou-se central no discurso educacional. O Estado poderá usar o discurso da descentralização para defender mais autonomia e responsabilidade, tal como as forças de mercado poderão empregá-lo para orientar os seus objetivos em relação às escolas. Neste artigo pretendemos identificar uma série de diferentes significados para a palavra descentralização, argumentando que o currículo é um processo intencional e prático em que os principais atores são os professores e os alunos. O ponto central é como caminharmos fora das linhas. A provável resposta introduz a centralidade da escola sem minimizar a importância das questões curriculares.

    Abstract in English:

    The idea of decentralization became central to educational discourse during the period of reform of the late 1980s and the 1990s. The State can use the discourse of decentralization to argue in favor of greater autonomy and responsibility, just as market forces can use it to attain their objectives in regard to schools. In this article our purpose is to identify a number of different meanings of the term decentralization, arguing that decisions regarding curricula are intentional and practical processes in which students and teachers are the main actors. The key question is how to move ahead off the beaten path. The probable answer will be based on the centrality of the school without minimizing the importance of curriculum-related issues.
  • Public morality and citizenship: education in the 1930s and 1940s Artigos

    Duarte, Adriano Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo problematiza, por um lado, alguns dos projetos de educação em disputa durante o Estado Novo (1937-1945) e aponta aquilo que os unia: o desejo de constituição de um homem novo, o cidadão do Estado Nacional; por outro lado, o enorme abismo que existia entre estes projetos e as experiências populares que eles desejavam modelar.

    Abstract in English:

    This article raises two questions. On the one hand, it discusses some of the educational projects in dispute during the period in Brazil known as Estado Novo (1937-1945), and what united them, namely, the desire to constitute a new man, a citizen of the National State. The article also calls attention to the enormous abyss that exists between these projects and the day-to-day experiences they intended to influence.
  • Critical theory and educational theories: an analysis of the discourse on education Artigos

    Batista, Sueli Soares dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo visa apresentar algumas reflexões sobre sociedade e educação pensadas a partir da Teoria Crítica que, especialmente, no pensamento de T. W. Adorno, postula a interpretação e a transformação da sociedade e do conhecimento por ela produzido como premissa básica de uma educação emancipatória. A crítica ao positivismo, a constatação das antinomias entre cultura e administração são instrumentos para a análise do construtivismo, da discussão sobre democratização do ensino e das formulações que estabelecem ligações imediatas entre relações interpessoais e democracia.

    Abstract in English:

    This article discusses society and education based on the critical theory that, especially in the thinking of T. W. Adorno, postulates the interpretation and transformation of society and of the knowledge produced by it as basic premises of liberating education. A criticism of positivism and the perception of the contradictions between culture and administration are instruments for analyzing not only constructivism, but also for the discussion on the democratization of education and the formulations that establish immediate connections between interpersonal relations and democracy.
  • Wisdom, time and learning of their work by teachers Formação de Profissionais da Educação

    Tardif, Maurice; Raymond, Danielle

    Abstract in Portuguese:

    Este texto trata das relações entre o tempo, o trabalho e a aprendizagem dos saberes profissionais dos professores que atuam no ensino primário e secundário, isto é, dos saberes mobilizados e empregados na prática cotidiana, saberes esses que dela se originam e que servem para dar sentido às situações de trabalho que lhes são próprias. Este texto está dividido em três partes: inicialmente, mostraremos em que o estudo dessas relações pode ser pertinente para melhor compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores. Em seguida, estudaremos como essas relações se expressam nos fenômenos da história da vida, da aprendizagem pré-profissional do trabalho e da carreira dos professores. Finalmente, proporemos uma reflexão e pistas teóricas sobre as diversas relações entre o tempo e os saberes profissionais.

    Abstract in English:

    This article presents an analysis of the relations between time, work and learning in the professional knowledge of elementary- and secondary-school teachers. This knowledge is defined as that which that is generated by practice and deployed and used in daily practice, and that gives meaning to work situations faced by teachers. The article consists of three parts; the first establishes the importance of these relations for better understanding the nature of teachers' professional knowledge, or wisdom; the second examines the expression of these relations in teachers' careers, life histories and professional training. Finally, the third part discusses and presents theoretical possibilities regarding the various relationships between the concept of time and professional wisdom.
  • Carta de recomendações dos editores de periódicos científicos de educação - São Paulo, 2000 Jornal da Educação

  • 1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto - Carta de Brasília Jornal da Educação

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    Muzzeti, Luci Regina
  • História e História da Educação -- O debate teórico-metodológico atual<A NAME="top1"></A> Resenhas

    Gaiofatto, Nadia
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