SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

 

Sumário
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.20  Belo Horizonte  2018

 Artigos
  
 ·  CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO
Harres, João Batista Siqueira; Lima, Valderez Marina do Rosário; Delord, Gabriela Carolina Cattani; Susa, Clara Inés Chaparro; Martinez, Rosa Inés Pedreros

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS
Ramos, Maria Neide Carneiro; Brito, Maria dos Remédios de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL
GUIDOTTI, CHARLES DOS SANTOS; HECKLER, VALMIR

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO E O ENSINO DE FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA CEGA
SILVA, MARCELA RIBEIRO DA; CAMARGO, EDER PIRES DE

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  SITUAÇÃO DE ESTUDO: O QUE VEM SENDO PUBLICADO EM EVENTOS E PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS?
VIEIRA, LORENA BRITO GÓES; FERNANDES, GERALDO WELLINGTON ROCHA; MALDANER, OTAVIO ALOISIO; MASSENA, ELISA PRESTES

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM LICENCIANDO DE QUÍMICA VISANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Suart, Rita de Cássia; Marcondes, Maria Eunice Ribeiro

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  MOTIVOS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COM PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
TOTI, FREDERICO AUGUSTO; SILVA, ALESSANDRO COSTA DA

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  ESCOLAS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A LEGISLAÇÃO E PRÁTICA SIMPLEMENTADAS NO ENSINO DE FÍSICA
Dias, FRANCIELE FRANCO; Leonel, ANDRÉ ARY

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  RELAÇÕES COM O SABER NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Cazón, HERON OMAR ARRAYA; Oliveira, ODISSÉA BOAVENTURA DE

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  PARA QUE ENSINAR CIÊNCIA NO SÉCULO XXI? - REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DE FEYERABEND E DO ENSINO SUBVERSIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
Damasio, Felipe; Peduzzi, Luiz O. Q.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  CONTROVÉRSIAS SOBRE OS TRANSGÊNICOS NAS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Marcelino, Leonardo Victor; Marques, CARLOS ALBERTO

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA DE MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Moreira, Maria Cristina do Amaral; Pinhão, Francine

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA
Silva, Dayane dos Santos; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  CONSTITUIÇÃO DE UM DOMÍNIO FENOMENOLÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. IMPLICAÇÕES A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO FENÔMENO VOLTAICO
Manrique, María Mercedes Ayala; Sánchez, José Francisco Malagón; Osorio, Sandra Sandoval; Barrios, Marina Garzón

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )
  
 ·  PESQUISA-AÇÃO E TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O AMBIENTE
Nascimento, Carolina Paulo DO; Anjos, Maylta Brandão dos; Vasconcelos, Sonia Maria Ramos de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA
MARANDINO, MARTHA; LAURINI, CAROLINA

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CAMPOS DO CONHECIMENTO
ROMANOWSKI, JOANA PAULIN; SILVA, PRISCILA JULIANA DA

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  A LUA NA MÃO: MEDIAÇÃO E CONCEITOS COMPLEXOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Lago, Leonardo; Ortega, JOSÉ LUIS; Mattos, CRISTIANO

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 Errata
  
 ·  ERRATA: O Atendimento Pedagógico Especializado E O Ensino De Física: Uma Investigação Acerca Do Processo De Ensino E Aprendizagem De Uma Aluna Cega


        · texto em Português
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons