Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Revista de Filosofia Aurora, Volume: 35, Publicado: 2023
  • Festschrift em homenagem ao Professor Antonio José Romera Valverde Editorial

    Oliveira, Jelson Roberto de; Peruzzo Júnior, Léo
  • Editorial: Filosofia Brasileira Editorial

    Peruzzo Júnior, Léo; Oliveira, Jelson Roberto de
  • Da crítica à defesa da mnemotécnica: Nietzsche e a escrita Artigo Científico

    Feiler, Adilson Felicio

    Resumo em Português:

    Resumo A partir do momento em que a recordação dos fatos deixa de estar vinculada a elementos internos a estes para se associar a signos externos, o esquecimento passa a se instalar. Eis o nascimento da escrita. Com isso, as técnicas de memória são ameaçadas. Nietzsche vê nesta ameaça à mnemotécnica um ganho significativo, pois permite um alívio e higienização mental de toda aquela carga moral que não permite esquecer. Ao perseguirmos este objetivo de desobstruir a mente das suas técnicas de memorização, Nietzsche inaugura uma forma de escrita não centrada no conteúdo, e sim na estilística. Em que medida o expediente estilístico nietzschiano é capaz de superar a mnemotécnica?

    Resumo em Inglês:

    Abstract From the moment in which the memory of the facts ceases to be bound to internal elements to them to associate with external signs, forgetfulness begins to install. This is the birth of writing. With this, memory techniques are threatened. Nietzsche sees in this threat to mnemotechnique a significant gain since it allows a relief and mental sanitation of all that moral burden that does not allow to forget. In pursuing this goal of clearing the mind of his techniques of memorization, Nietzsche inaugurates a form of writing that is not center in content but in stylistic. To what extent is the Nietzschean style expedient able to overcome mnemotechnique?
  • A busca por reconhecimento e as demandas da justiça social: uma defesa do liberalismo de Rawls Artigo Científico

    Dalsotto, Lucas Mateus

    Resumo em Português:

    Resumo A questão que o presente texto visa avaliar é em que medida duas objeções dirigidas contra o liberalismo criam dificuldades para a versão rawlsiana dessa teoria. A primeira objeção diz que as partes responsáveis pela escolha dos princípios de justiça são demasiadamente individualistas e que o raciocínio prático delas é amplamente instrumental. A segunda afirma que o método rawlsiano de justificação da justiça por meio de princípios enfraquece a prioridade de seu formalismo kantiano ao pressupor um compromisso substantivo com uma concepção particular de bem. Estas duas críticas dão suporte à afirmação mais geral de que as teorias liberais não captam adequadamente as demandas da justiça social. No entanto, defendo a tese de que essas objeções falham, ao menos com relação ao liberalismo de Rawls, uma vez que parecem estar baseadas em uma má compreensão de sua proposta. Com relação à primeira objeção, tento mostrar que Honneth e Anderson (2005) parecem se equivocar na reconstrução do ideal de pessoa de Rawls na medida em que desconsideram o desenvolvimento da ideia de personalidade moral em sua teoria. No tocante à segunda, busco argumentar que a objeção de Honneth (1991) até pode ser um problema para o liberalismo, mas não para aquele defendido por Rawls.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The question that this text aims to evaluate is the extent to which two objections addressed against liberalism create difficulties for the Rawlsian version of this theory. The first objection says that the parties responsible for choosing the principles of justice are too individualistic and that their practical reasoning is largely instrumental. The second asserts that the Rawlsian method of justifying justice through principles undermines the priority of his Kantian formalism by assuming a substantive commitment to a particular conception of the good. These two criticisms support the more general claim that liberal theories do not adequately capture the demands of social justice. Nonetheless, I defend the thesis that these objections fail at least in relation to Rawls' liberalism since they seem to be based on a misunderstanding of his proposal. With regard to the first objection, I try to show that Honneth and Anderson (2005) seem to be mistaken in the reconstruction of Rawls' ideal of person insofar as they disregard the development of the idea of moral personality in his theory. With regard to the second, I seek to argue that Honneth’s (1991) objection may be a problem for liberalism but not for that defended by Rawls.
  • Origem do homem e presença do mito na metafísica da expressão: um atísbo do não pensado em Eduardo Nicol Scientific Article

    Hinojosa, Roberto Andrés González

    Resumo em Português:

    Resumo A presente investigação visa elucidar a presença do mito na obra de Eduardo Nicol. Essa indagação, é claro, não é algo pensado, visto que o autor em questão desde o início de sua filosofia reconheceu que o caminho do pensamento está além do mito, isto é, é matizado pela razão e pela rigor conceitual. Ou seja, para ele, filosofia é sobre o que é fenomenologicamente acessível e sobre o que é racionalmente inteligível. Precisamente por isso, um dos epílogos com que a filosofia de Nicol é conhecida recebe o nome de "Metafísica da expressão", em virtude do fato de que o dado é comumente adquirido por meio de um ato expressivo ou comunicativo. Porém, e apesar dessa posição conceitual, o fato é que a presença do mito está no cerne da filosofia desse filósofo. Deve-se notar que existe um mito particular que prevalece na clareira de sua obra, a saber, o mito do andrógino. Por meio desse mito é possível elucidar a origem do homem e a ideia original sobre o símbolo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present investigation aims to elucidate the presence of myth in the work of Eduardo Nicol. This inquiry of course, is something not thought about, since the author in question from the beginning of his philosophy has recognized that the path of thought is beyond myth, that is, it is nuanced by reason and by conceptual rigor. In other words, for him philosophy is about what is phenomenologically accessible and about what is rationally intelligible. Precisely for this reason, one of the names with which Nicol's philosophy is known is under the name of "Metaphysics of expression" by virtue of the fact that what is given is commonly acquired through an expressive or communicative act. However, and despite this conceptual position, the fact is that the presence of myth can be found at the very heart of this philosopher’s philosophy. It should be noted that there is a particular myth that prevails in the clearing of his work, namely the myth of the androgyne. Through this myth it is possible to elucidate the origin of man and the original idea about symbol.
  • Imagem e percepção no pensamento de Hans Jonas Artigo Científico

    Duarte, Michelle Bobsin

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem o objetivo de tratar a questão da imagem na filosofia de Hans Jonas com a finalidade de compreender a função que a capacidade imaginativa exerce na experiência fenomenológica de apreensão da realidade. A investigação da relação entre imagem e percepção humana no pensamento de Jonas se mostra profícua na medida em que o tema da imagem possui um papel muito significativo em sua filosofia, pois é justamente na capacidade de criar imagens e reconhecê-las como representações do real que reside a diferença antropológica em relação aos outros animais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to address the issue of image in the philosophy of Hans Jonas in order to understand the role that the imaginative capacity plays in the phenomenological experience of apprehending reality. The investigation of the relationship between image and human perception in Jonas’ thought proves to be fruitful as the theme of image has a significant role in his philosophy, as it is precisely in the ability to create images and recognize them as representations of the real that lies the anthropological difference in relation to other animals.
  • Reflexões sobre biopolítica: subjetivação, vida nua e formas de vida Artigo Científico

    Giacóia Junior, Oswaldo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo principal deste artigo consiste em explicitar a significação dos conceitos de biopolítica e biopoder na obra de Giorgio Agamben, com apoio em noções cardinais como exceptio, vida nua, sujeito e forma-de-vida. Para tanto, serão mobilizados estratégicos recursos teóricos e metodológicos na filosofia jurídico-política deste pensador, de modo a possibilitar uma adequada compreensão de suas semelhanças e diferenças relativamente a elementos congêneres definidos por Michel Foucault.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main aim of this article is to explain the meaning of the concepts of biopolitics and biopower in the work of Giorgio Agamben, based on cardinal notions, such as exceptio, subjectivation, bare life and form-of-life. Therefore, strategic theoretical and methodological resources will be mobilized in the legal-political philosophy of this thinker, in order to enable an adequate understanding of their similarities and differences in relation to congeners elements defined by Michel Foucault.
  • A causalidade formal e do ser (esse) nas etapas da constituição da entidade Artículo Científico

    PÉREZ, MANUEL ALEJANDRO SERRA

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa explicar como deve ser entendida a relação entre a causalidade formal e esse nas etapas da constituição da entidade, de acordo com o pensamento de Tomás de Aquino. Forma e esse, que atuam em sua respectiva ordem, estão relacionados como ato e potência, o que requer uma análise detalhada que explica como é essa relação e como sua interpretação condiciona a forma de entender a constituição metafísica da entidade. Realizaremos este propósito dividindo o artigo em duas seções principais: na primeira trataremos da relação entre forma e esse como Aquino o explica no capítulo cinquenta e quatro do segundo livro da Suma contra gentios. No segundo, tentaremos articular a relação causal entre a forma e esse do ponto de vista metafísico, com base nos ensinamentos obtidos na seção anterior. Nosso objetivo é dar uma resposta que medeia entre as duas posições tradicionais que interpretaram a filosofia tomística, seja enfatizando o papel de esse sobre a forma ou, inversamente, a forma sobre esse. Este trabalho entra em um dos aspectos mais debatidos no Thomismo contemporâneo, que é a compreensão da causalidade de tal com relação à entidade e à forma. A primeira coisa que ele defende é que essa é a verdadeira causa, algo que Cornelio Fabro só timidamente trouxe à tona. Depois de justificar esta grande tese, ele propõe concretamente a forma como esta causalidade deve ser entendida, especialmente no que diz respeito à forma. Em resumo, trata-se de uma articulação entre os dois tipos de causalidade, de forma e esse, salvando a primazia que Aquino dá a este último.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se pretende explicar cómo debe ser comprendida la relación entre la causalidad formal y del esse en las etapas de constitución del ente según el pensamiento de Tomás de Aquino. Forma y esse, que son acto en su respectivo orden, se relacionan como acto y potencia, lo cual obliga a un detallado análisis que explique cómo es esta relación y cómo su interpretación condiciona el modo de entender la constitución metafísica del ente. Llevaremos a cabo este propósito dividiendo el artículo en dos grandes apartados: En el primero abordaremos la relación entre forma y esse tal como el Aquinate lo expone en el capítulo cincuenta y cuatro del segundo libro de la Summa contra gentiles. En la segunda intentaremos articular la relación causal entre forma y esse desde el punto de vista metafísico a partir de las enseñanzas obtenidas en el apartado anterior. Nuestro objetivo es proporcionar una respuesta que medie entre las dos posiciones tradicionales que han interpretado la filosofía tomista, bien acentuando el papel del esse sobre la forma o bien al contrario la forma sobre el esse. Este trabajo entra en uno de los aspectos más debatidos en el tomismo contemporáneo, que es la comprensión de la causalidad del esse respecto al ente y la forma. Lo primero que defiende es que el esse es verdadera causa, algo que sólo tímidamente ha puesto en evidencia Cornelio Fabro. Seguidamente, después de justificar esta tesis mayor, propone concretamente el modo en que debe ser comprendida esta causalidad, especialmente respecto a la forma. En definitiva, se trata de una articulación entre ambos tipos de causalidad, de forma y esse, salvando la primacía que el Aquinate da al segundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to explain how the relationship between formal causality and esse in the stages of the constitution of the entity according to the thought of Thomas Aquinas is to be understood. Forma and esse, which are act in their respective order, are related as act and potency, which requires a detailed analysis that explains how this relation is and how its interpretation conditions the way of understanding the metaphysical constitution of the entity. We will carry out this purpose by dividing the article into two main sections: In the first we will deal with the relationship between forma and esse as Aquinas explains it in chapter fifty-four of the second book of the Summa contra gentiles. In the second we will attempt to articulate the causal relation between forma and esse from a metaphysical point of view on the basis of the teachings obtained in the previous section. Our aim is to provide a response that mediates between the two traditional positions that have interpreted Thomistic philosophy either by emphasizing the role of esse over form or, conversely, form over esse. This work enters into one of the most debated aspects in contemporary Thomism, which is the understanding of the causality of esse with respect to entity and form. The first thing he defends is that esse is true cause, something that Cornelio Fabro has only timidly brought to light. Then, after justifying this major thesis, he proposes concretely the way in which this causality must be understood, especially with respect to form. In short, it is a matter of an articulation between the two types of causality of forma and esse, saving the primacy that Aquinas gives to the latter.
  • Violência, reconhecimento e crítica ao humanismo no prefácio de Jean-Paul Sartre para Os condenados da terra, de Frantz Fanon Artigo Científico

    Branco, Judikael Castelo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa os argumentos de Sartre em torno da violência e do reconhecimento de novos sujeitos na política e a sua crítica ao formalismo dos discursos humanistas a partir do “Prefácio” que ele escreveu para Os condenados da terra, de Frantz Fanon. Para isso, o texto se divide em três partes. A primeira, mais histórica, apresenta o trabalho de Sartre como prefaciador e trata das condições que cercam a redação do “Prefácio” para Fanon; a segunda aborda o problema do reconhecimento de outras vozes no contexto político; a última retoma a crítica sartriana às incoerências do humanismo ocidental. A violência atravessa todos os argumentos ao ocupar um papel capital nos trabalhos de Fanon e nas preocupações de Sartre, particularmente entre as décadas de 1950 e 1960.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes Sartre’s arguments regarding violence and the recognition of new subjects in politics, as well as his critique of the formalism of humanist discourses, based on the “Preface” he wrote for Frantz Fanon’s The Wretched of the Earth. To achieve this, the text is divided into three parts. The first, more historical, presents Sartre’s work as a preface writer and discusses the conditions surrounding the writing of the “Preface” for Fanon. The second part addresses the problem of recognizing other voices in the political context, while the final part revisits Sartre’s critique of the inconsistencies of Western humanism. Violence permeates all the arguments by playing a pivotal role in Fanon’s work and Sartre’s concerns, particularly during the 1950s and 1960s.
  • A pobreza a partir da perspectiva utilitarista de Singer e da ética kantiana em O’Neill Artigo Científico

    TONETTO, MILENE; BAZZANELLA, SANDRA ELOISA PISA

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa as concepções desenvolvidas por Peter Singer e Onora O’Neill sobre o alívio da pobreza. Para atingir esse objetivo, são apresentadas possíveis formas de entender a pobreza, seguidas de uma comparação das visões dos autores. As proposições de Singer são examinadas à luz do utilitarismo de preferências, visando compreender o desenvolvimento da teoria do autor até a elaboração do altruísmo eficaz. A revisão da teoria de O’Neill, por sua vez, é feita a partir da ética kantiana, tradição na qual a autora se filia, e a partir de sua proposição sobre necessidade do estabelecimento de deveres para o alívio da pobreza. Nas considerações finais, o artigo faz uma comparação crítica entre as duas concepções examinadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes Peter Singer and Onora O’Neill’s conceptions of poverty relief. To achieve this purpose, possible ways of understanding poverty are presented, followed by a comparation of the authors’ views. Singer’s arguments are examined in the light of his preference utilitarianism aiming to understand the development of his theory and the elaboration of effective altruism. The review of O’Neill’s theory, in turn, is based on Kantian ethics, an approach the author is affiliated, and based on the need to establish duties for the alleviation of poverty. In the final considerations, the article makes a critical comparison between the two conceptions examined.
  • A questão de Deus nos seminários de Jacques Lacan Artigo Científico

    Veliq, Fabiano

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem como objetivo traçar uma visão panorâmica sobre como Lacan trabalha a questão de Deus em seus seminários. Tendo em vista a importância da questão de Deus para Lacan, nosso artigo se mostra como uma tentativa de mapear tal problema nos seminários e evidenciar que o tema sobre Deus perpassa toda a obra de Jacques Lacan, que vai alterando as suas formulações sobre Deus à medida que seu ensino avança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to provide a panoramic view of how Lacan works on the question of God in his seminars. In view of the importance of the question of God for Lacan, our article is shown as an attempt to map this problem in seminaries and to show that the theme about God permeates the entire work of Jacques Lacan, who changes his formulations about God as his teaching advances.
  • Nietzsche, as forças e a psicanálise Artigo Científico

    SCHIAVON, JOÃO PERCI; PELBART, PETER PÁL

    Resumo em Português:

    Resumo Investiga-se o conceito de força, tal como aparece em Nietzsche e na psicanálise. Objetiva-se esclarecer e potencializar seu uso clínico. A pesquisa se justifica porque se trata de conceber o processo clínico como explicitação da força pulsional, uma vez que a tipologia das forças proposta por Nietzsche e a precisão analítica, de caráter ético e clínico, convergem inteiramente. Uma ética nietzschiana da força ativa (o amor fati) torna-se providencial para se pensar a retomada do conceito de força na psicanálise. Objeções levantadas à noção de força serão oportunas para, inversamente, justificar seu uso: equivalente à noção de real, a de força não se beneficia do deslocamento que a primeira sofre e opera. Que o real possa ser tratado pela negatividade, mas não a força, problematiza o uso das duas noções: a força jamais definir-se-á pelo impossível ou pelo vazio, e sim por atos de resistência ou sublimações. Conclui-se que ao nível dessa potência avaliadora, seletiva, não condicionada pela atualidade, perfilam-se os temas nietzschianos do intempestivo e da transvaloração dos valores. O tempo por vir das forças ativas depende de seu exercício. Esses temas essenciais à filosofia nietzschiana implicam, portanto, a consideração da força e de suas vicissitudes. O mesmo vale para a psicanálise e a noção irrevogável de pulsão. É verdade que, inversamente, a força se esclarece pela transvaloração dos valores que o intempestivo deflagra. A pulsão também só é conhecida mediante seu exercício, ou seja, enquanto ela mesma opera sua decifração pragmática. Ela requer, para tanto, a perspectiva ética e clínica que a esposa e suas avaliações imanentes, extra morais. É a razão para que ela se ocupe do sonho e de sua memória ativa, interpeladora, desde um tempo por vir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigate the concept of force, as it appears in Nietzsche, and psychoanalysis. The objective is to clarify and enhance its clinical use. The research is justified because it is about conceiving the clinical process as an explanation of the instinctual force, since the typology of forces proposed by Nietzsche and the analytical precision, of an ethical and clinical character, completely converge. A Nietzschean ethics of active force (amor fati) becomes providential for thinking about the resumption of the concept of force in psychoanalysis. Objections raised to the notion of force will be opportune to, conversely, justify its use: equivalent to the notion of real, that of force does not benefit from the displacement that the former undergoes and operates. That the real can be treated by negativity, but not by force, problematizes the use of the two notions: force will never be defined by the impossible or the void, but by acts of resistance or sublimations. It is concluded that at the level of this evaluative, selective power, not conditioned by the present, the Nietzschean themes of the untimely and the transvaluation of values are outlined. The time to come of active forces depends on their exercise. These essential themes to Nietzschean philosophy imply, therefore, the consideration of force and its vicissitudes. The same goes for psychoanalysis and the irrevocable notion of drive. It is true that, conversely, force is clarified by the transvaluation of values that the untimely triggers. The drive is also only known through its exercise, that is, while it itself operates its pragmatic deciphering. She requires, for that, the ethical and clinical perspective that the wife and her immanent, extra-moral evaluations. It is the reason for her to occupy herself with the dream and with its active, questioning memory, since a time to come.
  • A Solidão como consequência do Caos em Francis Bacon e Nietzsche Artigo Científico

    Silva, Micael Rosa

    Resumo em Português:

    Resumo Deleuze, em Francis Bacon - Lógica da sensação, destaca três elementos pictóricos como características fundamentais das pinturas de Bacon: a estrutura material, a figura e o contorno que isola a figura. Esses elementos revelam que o tema do pintor é o sofrimento do homem moderno, sozinho em seu quarto. Sofrimento entendido como o tormento interior de um corpo imerso no caos, em um universo sem sentido. O artista exprime o “corpo vivido” em meio ao desmoronamento da ordem das coisas. A sequela mais evidente desse ambiente insólito é a “extrema solidão da Figura”. Esse mundo retratado por Bacon, está atrelado à filosofia nietzschiana que descreve o mundo como “dionisíaco”, isto é, sem finalidade e sem propósito. Para Nietzsche, a “morte de Deus” evidencia o nada existencial e a supressão do sentido das coisas. O resultado mais imediato da constatação da “morte de Deus” é a solidão. Todavia, tanto para o artista, quanto para o filósofo, a solidão é ambígua: ou pode ser fonte de niilismo, de necessidade de fuga ou fonte de afirmação. Nesse trabalho, pretendemos confrontar as obras de Bacon, descritas por Deleuze, com a filosofia nietzschiana, destacando a significação que ambos atribuem à solidão como consequência da constatação do mundo-caos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Deleuze, in “Francis Bacon - Logic of sensation”, highlights three pictorial elements as fundamental characteristics of Bacon's paintings: the material structure, the figure and the contour that isolates the figure. These elements reveal that the painter's theme is the suffering of modern man, alone in his room. Suffering understood as the inner torment of a body immersed in chaos, in a meaningless universe. The artist expresses the “lived body” amid the collapse of the order of things. Tthe most obvious sequel to this unusual ambience: the “extreme loneliness of the Figure”. This world, portrayed by Bacon, goes hand in hand with Nietzsche's philosophy that describes the world as “Dionysian”, that is, without goal and without purpose. For the philosopher, the “death of God” highlights the existential nothingness and the suppression of the meaning of things. The most immediate result of the revelation of the “death of God” is loneliness. However, for both, the artist and the philosopher, the loneliness is ambiguous: either it can be a source of nihilism or a source of affirmation. In this work, we intend to confront the works of Bacon, described by Deleuze, with nietzschean philosophy, highlighting the meaning that both attribute to loneliness as a consequence of word-chaos recognition.
  • Guerra, terrorismo de Estado e condição (des)humana Artigo Científico

    Fonseca, Lilian Simone Godoy

    Resumo em Português:

    Resumo Sob a inspiração do texto “Guerra, Terrorismo e Condição Humana”, de Antonio Valverde, o presente artigo busca discutir a questão da guerra, apontando as disparidades de gênero e de classe que ela comporta; tratando-a como um tipo de terrorismo de Estado e discutindo a condição desumana decorrente de todas as guerras, exemplificada por dois clássicos do cinema mundial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Under the inspiration of text “War, Terrorism and the Human Condition” by Antonio Valverde, this text seeks to discuss the issue of war, pointing out the gender and class disparities that it entails; treating it as a type of state terrorism and discussing the inhuman condition resulting from all wars, exemplified by two classics of world cinema.
  • As Formas de Descrição da Vida e da Filosofia Artigo Científico

    Falabretti, Ericson Sávio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, instigado sobretudo pelas interpretações de Merleau-Ponty sobre Sócrates e Montaigne e pelo artigo Biografia e autobiografia: tangências e secâncias de Antonio Valverde, discute a relação entre vida e obra, considerando duas perspectivas: a importância da obra para a permanência - memória - de uma existência individual; o alcance e a validade filosófica da estratégia metodológica de recorrer ao exame de biografias e autobiografias para interpretar uma determinada obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, instigated mainly by Merleau-Ponty's interpretations of Socrates and Montaigne and by the article Biography and autobiography: tangencies and secances by Antonio Valverde, discusses the relationship between life and work, considering two perspectives: the importance of the work for permanence - memory - of an individual existence; the reach and philosophical validity of the methodological strategy of resorting to the examination of biographies and autobiographies in order to interpret a given work.
  • Sobre a ontologia das leis naturais: Algumas afinidades teóricas entre Berkeley e Peirce Artigo Científico

    Ibri, Ivo Assad; Melo, Caique Marra de

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto procura apontar, na ontologia das leis naturais de George Berkeley, elementos teóricos afeitos à Semiótica e ao Pragmatismo clássico de Charles S. Peirce, tendo por base a possível identidade de propósitos entre os idealismos subjetivo berkeleyano e o de teor objetivo peirciano, ambos comungando a refutação de um dualismo mente-matéria de extração cartesiana. Por outro lado, reflete-se, também, sobre o papel da experiência nestes autores, em que a percepção em Berkeley, fundamental para sua epistemologia encontraria sua condição homóloga em Peirce, a saber, a necessária cognoscibilidade de todo objeto fenomênico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper seeks to point out in George Berkeley’s ontology of natural laws theoretical elements related to Charles S. Peirce’s Semiotics and classical Pragmatism, based on the possible identity of purposes between Berkeley’s subjective idealism and Peirce’s objective idealism, both sharing the refutation of a mind-matter dualism of Cartesian origin. On the other hand, there is also a reflection on the role of experience in these authors, when perception in Berkeley, fundamental to his epistemology, would find its homologous condition in Peirce, namely, the necessary cognoscibility of every phenomenical object.
  • Agindo à luz dos fatos: uma abordagem ecológica Scientific Article

    Vogelmann, Rafael Graebin

    Resumo em Português:

    Resumo Nós nos concebemos como capazes de agir em resposta a razões normativas. Dado que razões normativas são fatos, essa autoimagem implica que somos capazes de agir em resposta a fatos. Argumentos a partir de casos de erro parecem nos forçar a deflacionar essa autoimagem pois eles parecem mostrar que agir à luz de um fato é apenas um modo de agir à luz de uma crença. Este artigo parte da recusa dessa tese deflacionária. De maneira a desarmar o argumento dos casos de erro, devemos adotar a tese do disjuntivismo de razões motivacionais. Segundo essa tese, há dois modos distintos de agir à luz de uma consideração: agir à luz de um fato ou agir à luz de uma crença. O disjuntivismo de razões, contudo, é alvo de um desafio cético calcado em uma concepção cognitivista da mente. Segundo essa concepção, a cognição deve ser explicada em termos da manipulação de representações e não há nenhuma diferença profunda entre decidir à luz de fatos e decidir à luz de crenças: em ambos os casos decidimos à luz de representações. O objetivo do artigo é defender o disjuntivismo dessa objeção. Para tal, apelo à psicologia ecológica de Gibson. Sustento que a concepção ecológica de percepção permite sustentar que, no caso de ações guiadas por percepção, agimos à luz dos fatos eles mesmos (e não de representações desses fatos) e que a mesma abordagem ecológica pode ser estendida para dar conta de casos nos quais agimos à luz de fatos sensorialmente indisponíveis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We conceive of ourselves as capable of acting in response to normative reasons. Given that normative reasons are facts, this self-conception entails that we are capable of acting in response to facts. Arguments from error cases might seem to force us to deflate this self-conception, for they seem to show that to act in light of a fact must simply be a way of acting in light of a belief. The starting point of this paper is the rejection of this deflationary view. In order to reject the argument from error cases, we should adopt a disjunctive view of motivating reasons. According to this view there are two distinct ways of acting in light of a consideration: acting in light of a fact and acting in light of a belief. Disjunctivism about motivating reasons, however, is the target of a skeptical challenge grounded in a cognitivist account of the mind. According to this account, cognition is to explained in terms of the manipulation of representations and there is no meaningful difference between acting in light of a fact and acting in light of a belief: in both cases, one decides in light of a representation. The goal of this paper is to defend disjunctivism from this objection. In order to do so I appeal to Gibson’s ecological psychology. I argue that the ecological account of perception allows us to hold that in the case of actions guided by perception we act in light of the facts themselves (not representations of those facts) and that the same approach can be extended to cover cases in which we act in light of sensorily unavailable facts.
  • Indicações a partir de Tempo e Ser para pensar o Acontecimento [das Ereignis] Artigo Científico

    Saadeh, Manuela

    Resumo em Português:

    Resumo O texto utilizado aqui, o qual corresponde ao período final do pensamento heideggeriano, tem o intuito de propor uma breve iluminação do que Heidegger supõe sobre o sentido do Ser enquanto Ser a partir da analítica existencial do Dasein lograda em Ser e Tempo enquanto fenômeno de compreensão do Ser temporal. O artigo é uma tentativa de pormenorizar os problemas investigados na obra Tempo e Ser enquanto problemas decorrentes da questão em Ser e Tempo. Estará pressuposto, portanto, ao longo do texto, o postulado de que a filosofia de Heidegger é um contínuo temático, uma continuação sempre a cada vez (com o passar dos anos), aprofundada sobre a mesma questão. O que significa dizer que o pensamento do acontecimento não poderia ser posto se não houvesse o estudo próprio do sentido do Ser que vem sendo pensado na tradição, e se não houvesse uma destruição fenomenológico-ontológica desta mesma tradição - uma vez que este pensamento pensa o Ser como a não-subsistência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto aquí utilizado, que corresponde al período final del pensamiento heideggeriano, pretende proponer una breve iluminación de lo que Heidegger asume sobre el sentido del Ser en cuanto Ser a partir del análisis existencial del Dasein logrado en Ser y Tiempo como fenómeno de comprensión de lo temporal. Ser. El artículo es un intento de detallar los problemas investigados en Tempo e Ser como problemas derivados de la pregunta en Ser e Tempo. Se asumirá, por tanto, a lo largo del texto, el postulado de que la filosofía de Heidegger es un continuo temático, una continuación siempre cada vez (a lo largo de los años), profundizando sobre un mismo tema. ¿Qué quiere decir que el pensamiento del acontecimiento no podría ser puesto si no existiera el propio estudio del sentido del Ser que ha sido pensado en la tradición, y si no existiera una destrucción fenomenológico-ontológica de esta misma tradición? - ya que este pensamiento piensa que el Ser es como la no subsistencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text used here, which corresponds to the final period of Heideggerian thought, intends to propose a brief illumination of what Heidegger assumes about the meaning of Being as Being from the existential analysis of Dasein achieved in Being and Time as a phenomenon of understanding of temporal Being. The article is an attempt to detail the problems investigated in the text Time and Being as problems arising from the question in Being and Time. It will be assumed, therefore, throughout the text, the postulate that Heidegger's philosophy is a thematic continuum, a continuation always each time (over the years), deepening on the same issue. It means to say that the thought of the event could not be posited if there were not a proper study of the meaning of Being that has been thought of in tradition; and if there were not a phenomenological-ontological destruction of this same tradition - since this thought thinks Being as non-subsistence.
  • A situação dos insetos: o quão importante é essa questão? Artigo Científico

    Cunha, Luciano Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O uso de insetos para consumo por vezes é defendido alegando-se que tais animais: (1) são menos capazes de sofrer; (2) são pouco prejudicados com a morte; ou (3) deveriam ter um status moral menor (isto é, que deveriam receber uma menor consideração diante de danos equivalentes). Neste artigo desafiarei essas três alegações. Defenderei também que, mesmo que essas alegações fizessem sentido, delas não se segue que a exploração sobre insetos é justificável. Por fim, discutirei sobre o grau de importância que deveríamos dar à situação dos insetos (e outros invertebrados) em geral.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El uso de insectos para el consumo a veces se defiende sobre la base de que tales animales: (1) son menos capaces de sufrir; (2) son poco dañados por la muerte o; (3) deberían tener un estatus moral más bajo (es decir, que deberían recibir menos consideración frente a daños equivalentes). En este artículo desafiaré estas tres afirmaciones. También argumentaré que, incluso si estas afirmaciones fueran ciertas, no se sigue que la explotación de insectos sea justificable. Finalmente, comentaré el grado de importancia que debemos otorgar a la situación de los insectos (y otros invertebrados) en general.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The use of insects for consumption is sometimes defended on the grounds that such animals: (1) are less capable of suffering; (2) are little harmed by death or (3) they should have a lower moral status (i.e., that they should receive less consideration in the face of equivalent damages). In this article I will challenge these three claims. I will also argue that, even if these claims were correct, it does not follow that exploitation of insects is justifiable. Finally, I will discuss the degree of importance we should attach to the situation of insects (and other invertebrates) in general.
  • Nietzsche nas mãos de Klossowski Artigo Científico

    Muñoz, Yolanda Gloria Gamboa

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo da constatação que Pierre Klossowski não somente privilegiou teoricamente o papel da imagem, mas desenhou constantemente em e entre seus escritos filosóficos-literários, nossa proposta será desenvolvida a partir de uma escolha gráfica que possibilite a análise de determinados esboços sobre Nietzsche. Procederemos como se suas reflexões sobre Nietzsche fossem desenhos que emergissem figurativamente de suas próprias mãos e textos, ao modo de efetivas e primordiais ilustrações discursivas. Nosso procedimento de análise seguirá a seguinte estrutura: após uma breve nota introdutória sobre a maneira como operacionalizaremos seus escritos, Nota de Aproximação, consideraremos diversas grafias klossowskianas relacionadas com suas leituras explícitas sobre Nietzsche e recolhidas na forma de Três imagens redesenhadas a partir de Nietzsche, escolhendo como figuras desta análise: 1. Os deuses; 2. O círculo; e 3. Os triângulos. Dessa forma, pretendemos abrir um outro caminho que possibilite realizar um desvio ou percurso singular que considere Er, uma figura em desvios, privilegiando, desse modo, um detalhe figurativo que, ao nosso ver, possibilita o reforço da imagem presencial desse personagem mitológico, Er, nas perspectivas de Platão, Nietzsche e Klossowski. Sendo assim, analisaremos: 1. Er na República X de Platão; 2. Er em vestígios textuais de Nietzsche; e 3. Er em traços desenhados por Klossowski. Finalizaremos este nosso percurso com Um breve esboço de distanciamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Starting from the observation that Pierre Klossowski not only theoretically privileged the role of the image, but constantly drew in and among his philosophical-literary writings, our proposal will be developed from a graphic choice that enables the analysis of certain sketches on Nietzsche. We will proceed as if his reflections on Nietzsche were drawings that figuratively emerge from his own hands and texts, in the manner of effective and primordial discursive illustrations. Our analysis procedure will follow the following structure: After a brief introductory note on the manner, we will operationalize his writings - Approximation Note - we will consider several Klossowskian graphs related to his explicit readings on Nietzsche and collected in the form of Three images redrawn from Nietzsche, chosen as figures of the current analysis: 1. The gods; 2. The circle; and 3. The triangles. In this way, we intend to open another path that allows us to take a detour or a singular path that considers Er, a figure in detours, privileging, in this manner, a figurative detail that, in our view, enables the reinforcement of the presential image of this mythological character, Er, in Plato's, Nietzsche's, and Klossowski's perspectives. In this form, we will analyze: 1. Er in Plato's Republic X; 2. Er in Nietzsche's textual traces; and 3. Er in traces drawn by Klossowski. We will end our journey with A brief sketch of distancing.
  • Integrales e Bacchonici: As teses filosóficas do Colégio do Maranhão e suas fontes Artigo Científico

    Storck, Alfredo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é comparar as teses de filosofia defendidas no Colégio do Maranhão nos anos de 1720 e 1730. Inicialmente, indicaremos algumas características distintivas das trabalhos produzidos no período que os tornam um gênero literário completamente distinto daquele praticado nas universidades contemporâneas. Em seguida, veremos como as teses defendidas sob a presidência de Rodrigo Homem são, quanto ao conteúdo, similares às teses defendidas em Portugal no mesmo período. Posteriormente, indicaremos alguns elementos presentes nas teses defendidas sob a presidência de Bento da Fonseca que talvez possam ser explicados pelo contato entre carmelitas e jesuítas na região.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to compare the philosophy theses defended at the Colégio do Maranhão in the years 1720 and 1730. Initially, we will indicate some distinctive characteristics of the works produced in the period that make them a literary genre completely different from the one practiced in contemporary universities. Then, we will see how the theses defended under the presidency of Rodrigo Homem are, in terms of content, similar to the theses defended in Portugal in the same period. Afterwards, we will indicate some elements present in the theses defended under the presidency of Bento da Fonseca that may be explained by the contact between Carmelites and Jesuits in the region.
  • Contribuições da lógica de Ockham para Filosofia do século XIV Scientific Article

    Francisco, Alyson Bueno

    Resumo em Português:

    Resumo William de Ockham foi um filósofo inglês do século XIV com contribuições à lógica dos termos e ao movimento nominalista, marcado pelo senso crítico da Baixa Idade Média pelo pós-tomismo. Na Idade Média, o discurso conceitualista de Pedro Abelardo gerou problemas de uso dos entes e dos universais, sendo Ockham o filósofo defensor do método de não uso de entes para generalizações ou conclusões precipitadas, conhecido como navalha de Ockham. Este artigo apresenta as contribuições da lógica dos termos e objetividade na filosofia de Ockham. Como análises específicas das etapas apresentadas no artigo, temos a contribuição para o método científico pelo uso do conceito de conhecimento incomplexo, formado pela intuição e abstração na singularidade. A ênfase da lógica dos termos estruturada na obra Suma da Lógica, desenvolveu a linguagem parcimoniosa pelas proposições, cujo filósofo defende os termos na escola do nominalismo. No desenvolvimento da lógica dos termos, Ockham apresenta a teoria da suposição, sendo considerada uma posição por algum outro objeto, podendo ser classificada em: pessoal, determinada, confusa ou distributiva. O uso da lógica com objetividade garantiu a crítica aos universais que eram utilizados na época como ideias inatas, sintetizando um método objetivo para evitar repetições de termos denominado pelos contemporâneos por navalha. Apesar de ser contra a repetição dos termos no discurso medieval dos universais, Ockham considera a necessidade de repetição de fatos experimentados para registrar os acontecimentos, cujo futuro pode ser previsto pela possibilidade de repetição dos fatos ocorridos no passado. Em síntese, a contribuição de Ockham para a lógica do final da Idade Média é incontestável.

    Resumo em Francês:

    Rèsumè William de Ockham était un philosophe anglais du XIVe siècle avec des contributions à la logique des termes et au mouvement nominaliste, marqué par le sens critique du haut Moyen Âge par le post-thomisme. Au Moyen Âge, le discours conceptualiste de Pierre Abélard a généré des problèmes d’utilisation des êtres et des universaux, Ockham étant le philosophe qui préconisait la méthode de ne pas utiliser d’entités pour des généralisations ou des conclusions hâtives, connue sous le nom de rasoir d’Ockham. Cet article présente les apports de la logique des termes et de l’objectivité dans la philosophie d’Ockham. En tant qu’analyses spécifiques des étapes présentées dans l’article, nous avons la contribution à la méthode scientifique par l’utilisation du concept de connaissance incomplexe, formée par l’intuition et l’abstraction dans la singularité. L’accent de la logique des termes structurés dans l’ouvrage Résumer de Lógique, a développé le langage parcimonieux par propositions, dont le philosophe défend les termes dans l’école du nominalisme. Dans le développement de la logique des termes, Ockham présente la théorie de l’hypothèse, étant considérée comme une position par un autre objet, et peut être classée en: personnel, déterminé, déroutant ou distributif. L’utilisation de la logique avec objectivité a assuré la critique des universaux qui étaient utilisés à l’époque comme idées innées, synthétisant une méthode objective pour éviter les répétitions de termes appelés par les contemporains par le rasoir.Bien qu’il soit contre la répétition des termes dans le discours médiéval des universaux, Ockham considère la nécessité de répéter des faits expérimentés pour enregistrer des événements, dont l’avenir peut être prédit par la possibilité de répétition d’événements qui se sont produits dans le passé. En résumé, la contribution d’Ockham à la logique de la fin du Moyen Âge est incontestable.

    Resumo em Inglês:

    Abstract William of Ockham was an English philosopher of the fourteenth century with contributions to the logic of terms and the nominalist movement, marked by the critical sense of the Early Middle Ages by post-Thomism. In the Middle Ages, the conceptualist discourse of Peter Abelard generated problems of use of beings and universals, with Ockham being the philosopher who advocated the method of not using entities for generalizations or hasty conclusions, known as Ockham's razor. This article presents the contributions of the logic of terms and objectivity in Ockham's philosophy. As specific analyses of the stages presented in the article, we have the contribution to the scientific method by the use of the concept of incomplex knowledge, formed by intuition and abstraction in the singularity. The emphasis of the logic of terms structured in the work Summa of Logic, developed the parsimonious language by propositions, whose philosopher defends the terms in the school of nominalism. In the development of the logic of terms, Ockham presents the theory of assumption, being considered a position by some other object, and can be classified into: personal, determined, confusing or distributive. The use of logic with objectivity ensured the criticism of the universals that were used at the time as innate ideas, synthesizing an objective method to avoid repetitions of terms called by contemporaries by razor. Despite being against the repetition of terms in the medieval discourse of universals, Ockham considers the need for repetition of experienced facts to record events, the future of which can be predicted by the possibility of repetition of events that occurred in the past. In summary, Ockham's contribution to the logic of the late Middle Ages is incontrovertible.
  • Contribuições do pensamento latino-americano na descolonização do saber Artículo Científico - Flujo Continuo

    Martínez Andrade, Luis

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, abordamos o caso de algumas propostas teóricas que têm contribuído para a descolonização do conhecimento nos campos da Filosofia e das Ciências Sociais. Por meio da análise de algumas questões levantadas pela Filosofia da Libertação, pelos feminismos contra-hegemônicos, pela Pedagogia de Paulo Freire e pela obra de José Carlos Mariátegui, mostramos uma linha de continuidade/descontinuidade com o que hoje se chama de virada decolonial. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, combinando História Intelectual, Filosofia Política e Filosofia Social, reconhecemos os antecedentes geopolíticos da virada decolonial no pensamento crítico latino-americano. Nosso objetivo é refletir sobre a relevância dessas correntes intelectuais na história do pensamento crítico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo abordamos el caso de algunas propuestas teóricas que han contribuido a la descolonización del saber en el campo de la Filosofía como en el de las ciencias sociales. A través del análisis de algunas cuestiones planteadas por la Filosofía de la liberación, los feminismos contrahegemónicos, la Pedagogía de Paulo Freire y la obra de José Carlos Mariátegui mostramos una línea de continuidad/discontinuidad con lo que hoy se ha denominado como giro decolonial. A partir de una perspectiva interdisciplinaria, combinando la historia intelectual, la filosofía política y la filosofía social, reconocemos los antecedentes geopolíticos del giro decolonial en el pensamiento crítico latinoamericano. Nuestro objetivo es ponderar la pertinencia de dichas corrientes intelectuales en la historia del pensamiento crítico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we address the case of some theoretical proposals that have contributed to the decolonization of knowledge in the fields of Philosophy and Social Sciences. Through the analysis of some issues raised by the Philosophy of Liberation, counter-hegemonic Feminisms, Paulo Freire’s Pedagogy and the work of José Carlos Mariátegui, we show a line of continuity/discontinuity with what today has been called the decolonial turn. From an interdisciplinary perspective, combining Intellectual History, Political Philosophy and Social Philosophy, we recognize the geopolitical antecedents of the decolonial turn in Latin American critical thought. Our objective is to ponder the relevance of these intellectual currents in the history of critical thought.
  • A história da filosofia brasileira do século XIX como uma fábula infeliz Continuous Flow - Scientific Article

    Margutti, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo A historiografia da filosofia brasileira, representada por autores como Silvio Romero, Tobias Barreto e Cruz Costa, estabeleceu uma infeliz visão negativa, que se tornou uma tradição que tem impedido a compreensão adequada do passado filosófico do país. Essa situação tem reflexos na compreensão do presente e do futuro filosófico do país. O presente trabalho pretende fazer uma análise dessa tradição negativista, mostrando sua superficialidade, seu etnocentrismo e sua retórica flagrante, sugerindo a necessidade de uma reavaliação urgente da história da filosofia brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La historia de la filosofía brasileña del siglo XIX, contada por autores como Silvio Romero y Tobias Barreto, estableció una desafortunada visión negativa de la misma, que se ha convertido en una tradición que ha impedido una adecuada comprensión del pasado filosófico del país. Esta situación repercute en la comprensión del presente y futuro filosófico del país. El presente trabajo se propone analizar algunas tesis de Romero y Tobías que contribuyeron a la creación de esta tradición negativista, mostrando su superficialidad y errores a partir del modelo de complementariedad sistema/contexto. El principal objetivo de este texto es sugerir la necesidad de una reevaluación urgente de la historia de la filosofía brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The historiography of Brazilian philosophy, as represented by authors like Silvio Romero, Tobias Barreto and Cruz Costa, has established a negative view of such philosophy which became an unfortunate tradition that prevents an adequate understanding of the country’s philosophical past. This situation reflects on the understanding of the country’s philosophical present and future. The current paper intends to analyze such a negativist tradition, revealing its superficiality, its ethnocentrism, and its blatant rhetoric, suggesting the need of an urgent revaluation of the history of Brazilian philosophy.
  • A lógica nos corpora coloniais brasileiros Scientific Article

    Marques, Lúcio Álvaro

    Resumo em Português:

    Resumo Há uma tese de Tobias Barreto, repetida por Sílvio Romero e Antonio Paim, que afirma, primeiro, a acefalia filosófica brasileira e, segundo, a inexistência de escritos e, consequentemente, de filosofia no período colonial. Essa tese assenta-se, por um lado, na suposição da inexistência de quaisquer escritos minimamente filosóficos e dignos de tal nome durante os três primeiros séculos da colônia e, por outro, na incapacidade filosófica tupiniquim. Para contrapormo-nos à mesma, caracterizamos, na primeira parte deste artigo, quatro corpora coloniais - um jesuítico outro carmelita, um beneditino outro franciscano - e, na segunda parte, analisamos a definição de lógica subjacente aos corpora. A análise parte desta hipótese: não apenas existe a filosofia colonial brasileira quanto ela tem características da filosofia moderna cartesiana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Hay una tesis de Tobias Barreto, repetida por Sílvio Romero y Antonio Paim, que afirma, primero, la acefalía filosófica brasileña y, segundo, la inexistencia de escrituras y, en consecuencia, de filosofía en el período colonial. Esta tesis se basa, por un lado, en el supuesto de la inexistencia de escritos mínimamente filosóficos dignos de tal nombre durante los tres primeros siglos de la colonia y, por otro lado, en la incapacidad filosófica de los tupiniquim. Para oponerlo, en la primera parte de este artículo caracterizamos cuatro corpus coloniales -un jesuita, otro carmelita, un benedictino, otro franciscano- y, en la segunda parte, analizar la definición de lógica que subyace a los corpus. El análisis parte de esta hipótesis: no sólo existe la filosofía colonial brasileña, sino que también tiene características de la filosofía cartesiana moderna.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is a thought, originally by Tobias Barreto and later repeated by Sílvio Romero and Antonio Paim, which, first, states the presence of the Brazilian philosophical acephaly, and secondly, the lack of written materials and hence of philosophy during Brazil’s Colonial period. This view is, on the one hand, based on the assumed non-existence of any writings with a minimum of philosophical content worthy of the name during the first three centuries of the colonial period in Brazil and, on the other hand, on the Brazilian philosophical incapacity. To counterposition ourselves with regard to this, in the first part of this Article we characterise four different colonial corpora - one Jesuit, one Carmelite, one Benedictine, and one Franciscan. Then, in the second part of this paper, we analyse the underlying definition of logic for each corpus. The analysis is based on the following hypothesis: not only does Brazilian Colonial Philosophy exist, but also it shows some characteristics of modern Cartesian philosophy.
  • Cinco Vertentes da Filosofia Brasileira Contemporânea: Atitudes Frente à Matriz Europeia - Tipologias e Ferramentas Analíticas Artigo Científico

    Domingues, Ivan

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo focaliza a filosofia brasileira contemporânea, à luz dos legados dos séculos passados e das perspectivas futuras que se abrem no presente histórico, e se divide em duas partes. A primeira está devotada ao estabelecimento dos paradigmas teóricos e das ferramentas analíticas requeridos tanto para a compreensão e a formulação do problema histórico-filosófico, quanto para a busca de caminhos ou de respostas para as questões no plano do método, com foco na formação da filosofia em nossos meios ao ser transplantada da Europa para cá, bem como na composição e distinção da intelligentsia filosófica brasileira, do período colonial aos nossos dias: por um lado, os paradigmas da formação (do início do séc. XVI até meados do séc. XX) e da pós-formação (das três últimas décadas do século XX ao XXI...); por outro, na esteira do método dos tipos ideais de Max Weber, a tipificação da intelligentsia filosófica brasileira neste longo período, distinguida em cinco extrações principais: [i] o intelectual orgânico da Igreja ou o jesuíta da Colônia; [ii] o diletante estrangeirado ou o letrado autodidata remanescente das Escolas de Direito de fins do séc. XVIII até meados do séc. XX (Coimbra, Recife, São Paulo); [iii] o scholar ou o especialista disciplinar modelado pelas ciências duras nas primeiras décadas do séc. XX e se estendendo às ciências humanas e à filosofia entre meados e as últimas décadas do séc. XX; [iv] o intelectual político ou intelectual público engajado em questões práticas e na cena política, ao promover a fusão do pensamento e da ação; [v] o pensador ou o intelectual cosmopolita globalizado, ainda não existente entre nós e visado como sondagem do futuro. A segunda parte, visada como desdobramento e complementação da primeira nos quadros de uma pesquisa em curso, procura distinguir as diferentes atitudes da intelligentsia filosófica brasileira frente à matriz europeia, ao longo da filosofia brasileira contemporânea (sécs. XX-XXI): alinhamento e reverência; autonomia e assimilação crítica; instrumentalização ideológica e política; suspeição e defenestração - às quais deveria ser acrescentada a própria atitude dos europeus aqui atuantes, como a Missão Francesa em São Paulo e no Rio de Janeiro, tipificada como catequese e missão civilizatória, prevalecente em nossos meios desde o jesuíta da Colônia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article focuses on the Brazilian Contemporary Philosophy, in the light of legacies from centuries past and of future perspectives outlined in historical present, and it is divided into two parts. The first one is devoted to establishing the theoretical paradigms and the analytical tools requested for comprehension and formulation of historical-philosophical issues on a theoretical plan, as well as for searching ways or answers to issues on a methodological plan, with focus on the formation process of philosophy in our means, when being transplanted from Europe to the Americas, and taking the composition and distinction of Brazilian intelligentsia into account, from our colonial period to nowadays: on the one hand, the Formation (from beginning of XVIth century to the midst of XXieth) and Post-Formation (from the three last decades of XXieth century to XXIst) Paradigms; on the other hand, on the track of the Max Weber’s idealtypes method, the modeling of Brazilian intelligentsia in this long period, distinguished into five main types: [i] the organic church intellectual or the Jesuits of the Colony; [ii] the strangership dilettante or the self-taught scholar remaining of Law Schools from the end of XVIIth century to the midst of XXieth (Coimbra, Recife, São Paulo); [iii] the scholar or the expert modeled by hard sciences in the first decades of the XXieth century and extended to human sciences and philosophy between the midst and the last decades of the XXieth; [iv] the political intellectual or the public intellectual engaged in practical issues and in the political scene, when promoting the fusion of the thought and the action; [v] the thinker or the cosmopolitan globalized intellectual, not yet existing among us and targeted as future speculation. The second part, envisaged as deployment and complement of the first one in the framework of a research in progress, intends to distinguish the different attitudes of Brazilian philosophical intelligentsia towards European matrix, across the Brazilian Contemporary Philosophy (XX-XXIst centuries: alignment and reverence; autonomy and critical assimilation; ideological and political instrumentalization; suspicion and defenestration - so which should be added the European himself attitude here acting, as the French Mission in São Paulo and Rio de Janeiro, modeled as catechesis and civilizing mission, prevailing in our means since the Jesuits from colonial times.
  • Ceticismo sobre a Filosofia Latino-Americana Scientific Article

    Nuccetelli, Susana

    Resumo em Português:

    Resumo Uma longa e variada história de afirmações sobre a natureza da filosofia latino-americana invariavelmente apresenta reivindicações normativas sobre suas deficiências em virtudes como originalidade, autenticidade, peculiaridade e reconhecimento interno ou externo. Como argumentado neste artigo, o que fazer desse ceticismo metafilosófico depende da semântica do termo ambíguo 'filosofia latino-americana'. Quando interpretada como um ramo distinto da filosofia aplicada, da forma como propus em alguns dos meus trabalhos anteriores (2002, 2020), não há boas razões para o ceticismo em relação a esse tipo de filosofia. Por outro lado, existem boas razões para o ceticismo quando interpretado de maneira universalista, como proposto, por exemplo, pelo filósofo venezuelano da ciência Carlos Ulises Moulines (2010). Uma vez que cada uma dessas interpretações captura o que os falantes comumente podem querer dizer com 'filosofia latino-americana', a questão sobre a qualidade da área de filosofia designada por esse termo é contingente ao que queremos dizer. Ao argumentar em favor dessa conclusão, este artigo descarta algumas alternativas universalistas e distintivistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Una larga y variada historia de afirmaciones sobre la naturaleza de la filosofía latinoamericana inevitablemente presenta reclamos normativos con respecto a sus deficiencias en virtudes como originalidad, autenticidad, peculiaridad y reconocimiento interno o externo. Como se argumenta en este documento, qué hacer con respecto a tal escepticismo metafilosófico depende de la semántica del término ambiguo 'filosofía latinoamericana'. Cuando se interpreta como una rama distintiva de la filosofía aplicada, de la manera que he propuesto en algunos de mis trabajos anteriores (2002, 2020), no hay buenas razones para el escepticismo acerca de este tipo de filosofía. En cambio, existen buenas razones para el escepticismo cuando se interpreta de manera universalista, como propuesto, por ejemplo, por el filósofo venezolano de la ciencia Carlos Ulises Moulines (2010). Dado que cada una de estas interpretaciones captura lo que los hablantes comúnmente pueden querer decir con 'filosofía latinoamericana', la pregunta sobre qué hacer con la calidad del área de la filosofía designada por este término depende de lo que queramos decir. En el transcurso de argumentar en favor de esta conclusión, este documento descarta algunas alternativas universalistas y distintivistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A long and varied history of claims about the nature of Latin American philosophy invariably features a normative claims concerning its shortcomings in virtues such as originality, authenticity, peculiarity, and internal or external recognition. As argued in this paper, what to make of such metaphilosophical skepticism depends on the semantics of the ambiguous term ‘Latin American philosophy.’ When interpreted as a distinctive branch of applied philosophy in the way I have proposed in some of my earlier works (2002, 2020), there are no good reasons for skepticism about this type of philosophy. By contrast, there are good reasons for skepticism when interpreted in the universalist way proposed, for example, by Venezuelan philosopher of science Carlos Ulises Moulines (2010). Since each of these interpretations captures what speakers might commonly mean by ‘Latin American philosophy,’ the question of what to make of the quality of the area of philosophy designated by this term is contingent on what we mean. In the course of arguing for this conclusion, this paper rules out some universalist as well distinctivist alternatives.
  • "Só falta falar!" A irrelevância moral da linguagem e o argumento da sobreposição das espécies Artigo Científico

    Lourenço, Daniel Braga

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho procurará investigar a importância moral da linguagem como condição necessária para atribuição de status moral. O problema levantado diz respeito à análise da justificação e da consistência dessa demarcação. Para tanto, o principal ponto de apoio teórico consistirá na utilização do argumento da sobreposição das espécies, comumente designado por argumento dos "casos marginais". Mesmo que se pressuponha que animais não humanos não sejam competentes do ponto de vista linguístico, haveria uma inconsistência lógica em se admitir seres humanos incapazes de linguagem na comunidade moral ao mesmo tempo em que os animais não humanos são dela excluídos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article is about the moral importance of language as a necessary condition to determine one´s individual moral status. The problem, therefore, concerns the analysis of the justification and consistency of this moral attributive aspect of language. The main theoretical support to deconstruct this view will be the argument of species overlap, commonly called the "marginal cases" argument. Even if it is assumed that non-human animals are not linguistically competent, there would be a logical inconsistency in admitting human beings incapable of language into the moral community at the same time that non-human animals are excluded.
  • O método estrutural e o ensino universitário de Filosofia no Brasil Artigo Científico

    Sampaio, Evaldo Silva Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Em meados do século XX, estabeleceu-se nas “ciências humanas” uma abordagem teórica que ficou conhecida como Estruturalismo. Dada a sua origem e dispersão transdisciplinar, o pensamento estrutural adquiriu nuances conceptuais e procedimentos específicos de investigação de acordo com este ou aquele campo do saber que o assimilou. Em Filosofia, tal orientação se difundiu enquanto uma maneira de ler os textos filosóficos com ressonâncias pedagógicas e institucionais. No início dos anos 1950, quando da consolidação inicial da Filosofia universitária brasileira, o “método estrutural” nos chegou sobretudo pela influência de Martial Gueroult e de Victor Goldschmidt na Universidade de São Paulo. Firmou-se posteriormente a narrativa de que a leitura estrutural se disseminou da filosofia franco-uspiana para vários centros filosóficos brasileiros, constituindo assim um paradigma. A minha hipótese historiográfica é de que o método estrutural foi um fenômeno estadual em nosso ensino de Filosofia, não tendo adquirido uma projeção nacional em nossos currículos ou formas de ensino. Para tanto, proponho-me, inicialmente, mostrar como se deu a implementação da análise estrutural a partir de uma certa ruptura com o modelo do período de fundação da antiga Faculdade de Filosofia da USP. Em seguida, por um exame de depoimentos e comentários dos principais envolvidos na fundação e consolidação do Departamento de Filosofia da USP, sugiro que o ensino franco-uspiano possui diferentes matrizes, das quais o estruturalismo talvez sequer tenha sido a mais influente. Além disso, os relatos atestam um insulamento de décadas em nosso ensino universitário de Filosofia que permite explicar por que o método estrutural teve um alcance bastante limitado em outros centros filosóficos do país. Já a minha hipótese sistemática é de que a leitura estrutural de textos filosóficos é incompatível com a noção mesma de História da Filosofia - e nisso há consequências para a própria autoimagem da Filosofia e da sua a formação universitária. Mesmo que restrita aqui a um estudo de caso, esta investigação é parte de uma reflexão mais ampla e em desenvolvimento sobre as representações da Filosofia no pensamento contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the mid-twentieth century, a theoretical approach was established in the "human sciences" and became known as Structuralism. Given its origin and transdisciplinary dispersion, structural thinking acquired conceptual nuances and specific research procedures according to this or that field of knowledge that assimilated it. In Philosophy, such an orientation became widespread as a certain way of reading philosophical texts that engendered certain pedagogical and institutional conducts. In the early 1950s, during the initial consolidation of Courses of Philosophy in Brazilian universities, the "structural method" came to us mainly through the influence of Martial Gueroult and Victor Goldschmidt at the University of São Paulo. The narrative that the structural reading spread from Franco-Uspian philosophy to several Brazilian philosophical centres, thus constituting a paradigm, was later firmed. My historiographical hypothesis here is that the structural method was a local phenomenon in our Philosophy teaching, never having acquired a national projection in our curricula or forms of teaching. To this end, I propose, at first, to show how the implementation of the structural method took place from a certain rupture with the model of the founding period of the Philosophy Department /USP. Next, by an examination of testimonies and comments from those principally involved in the foundation and consolidation of the Philosophy Department /USP, I suggest that Franco-uspian teaching has different matrices, of which structuralism is perhaps not even the most influential. Moreover, the reports attest to a decades-long apartness in our university teaching of Philosophy in Brazil that explains why the structural method had a rather limited reach in other philosophical centres of the country. My systematic hypothesis is that the structural reading of philosophical texts is incompatible with the very notion of History of Philosophy - and there are consequences for the self-image of Philosophy and its university education. This specific study is part of a larger and developing reflection on the representations of Philosophy in contemporary thought.
  • Notas sobre arte e política Artigo Científico

    Favaretto, Celso Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de ideias de Jacques Rancière em A partilha do sensível, o texto propõe-se a pensar a relação entre eficácia estética e eficácia política na arte, especialmente as manifestações que destacam a “participação” como categoria fundamental das transformações ocorridas entre as práticas modernas e as contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the ideas of Jacques Rancière in A Partition of the Sensible, the text proposes to think about the relationship between aesthetic effectiveness and political effectiveness in art, especially the manifestations that highlight “participation” as a fundamental category of the transformations that have occurred between modern and contemporary practices.
  • O Direto dos animais às cidades Artigo Científico

    Paixão, Rita Leal

    Resumo em Português:

    Resumo O debate sobre o relacionamento humano-animal é crescente, desde a década de 70, incluindo especialmente uma abordagem sobre especismo e direitos dos animais. No entanto, é preciso considerar que a relação humano-animal nas sociedades é bastante diferenciada, de acordo com o tipo de sociedade e de acordo com o tipo de animal sobre o qual falamos e, para uma reflexão ética sobre essa relação, é relevante tomar como ponto de partida não apenas o estatuto moral dos animais, mas é necessário considerar os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos subjacentes a ela. Observa-se que há uma grande lacuna de abordagem em relação a determinados animais, especificamente em relação àqueles que habitam, junto com os seres humanos, os centros urbanos, embora não sejam domesticados, isto é, aqueles que podem ser chamados “nossos vizinhos” nas cidades. Esses animais urbanos são próximos de nós nas cidades, muito negligenciados no debate moral e, muitas vezes, massacrados nas políticas e práticas, inclusive com práticas de extermínio impostas a eles. O objetivo deste artigo é apresentar os elementos que contribuem para a invisibilidade moral desse grupo de animais, assim como demonstrar que a mudança de tratamento destinado a esses animais não apenas representa a justa ampliação do escopo moral, mas também tem um valor estratégico, a partir da qual poderá ocorrer a devida mudança de perspectiva anunciada pela ética animal e ambiental. Afinal, precisamos considerar seriamente o impacto das nossas ações, tanto em relação à grande injustiça social que afeta humanos e não humanos, quanto em relação à destruição ambiental em curso e o grande sofrimento gerado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El debate sobre la relación humano-animal ha ido creciendo desde la década de 1970, incluyendo especialmente un acercamiento al especismo y los derechos de los animales. Sin embargo, es necesario considerar que la relación humano-animal en las sociedades es bastante diferente, según el tipo de sociedad y según el tipo de animal del que estemos hablando y, para una reflexión ética sobre esta relación, es relevante tomar como punto de partida, no sólo el estatus moral de los animales, sino que es necesario considerar los aspectos antropológicos, psicológicos y sociológicos que subyacen en él. Se observa que existe una gran falta de acercamiento en relación a ciertos animales, específicamente en relación a los que habitan, junto con los humanos, los centros urbanos, aunque no estén domesticados, es decir, los que pueden llamarse “nuestros vecinos”. en las ciudades. Estos animales urbanos son cercanos a nosotros en las ciudades, muy olvidados en el debate moral y muchas veces masacrados en políticas y prácticas, incluidas las prácticas de exterminio que se les imponen. El objetivo de este artículo es presentar los elementos que contribuyen a la invisibilidad moral de este grupo de animales, así como demostrar que el cambio de trato destinado a estos animales, no solo representa la justa ampliación del ámbito moral, sino también tiene un valor estratégico, a partir del cual se puede producir el debido cambio de perspectiva anunciado por la ética animal y ambiental. Después de todo, debemos considerar seriamente el impacto de nuestras acciones, tanto en relación con la gran injusticia social que afecta a humanos y no humanos, como en relación con la destrucción ambiental en curso y el gran sufrimiento generado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The debate about the human-animal relationship has been growing since the 1970s, especially including an approach to speciesism and animal rights. However, it is necessary to consider that the human-animal relationship in societies is quite different, according to the type of society and according to the type of animal we are talking about and, for an ethical reflection on this relationship, it is relevant take as a starting point, not only the moral status of animals, but it is necessary to consider the anthropological, psychological and sociological aspects underlying it. It is observed that there is a great lack of approach in relation to certain animals, specifically in relation to those that inhabit, together with humans, urban centers, although they are not domesticated, that is, those that can be called “our neighbors” in the cities. These urban animals are close to us in cities, very neglected in the moral debate and often massacred in policies and practices, including extermination practices imposed on them. The objective of this article is to present the elements that contribute to the moral invisibility of this group of animals, as well as to demonstrate that the change in treatment destined to these animals, not only represents the fair expansion of the moral scope, but also has a strategic value, the from which the due change of perspective announced by animal and environmental ethics may occur. After all, we need to seriously consider the impact of our actions, both in relation to the great social injustice that affects humans and non-humans, as well as in relation to the ongoing environmental destruction and the great suffering generated
  • Repensando o especismo: para além da querela entre o utilitarismo e os direitos animais Artigo Científico

    Schöpke, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo A ideia de repensar o especismo para além da querela do utilitarismo e dos direitos animais, que invadiu a causa e gerou dissensões contínuas, tem por objetivo central mostrar que a causa animal é também, em profundidade, uma causa humana, porque a luta pelo animal passa pelo enfrentamento profundo da nossa tirania, que é a responsável por também destruir a nossa própria espécie. Este entendimento da extensão do que é a própria causa animal depende, e é isso que tencionamos mostrar aqui, de aprofundarmos mais o sentido e a direção do conceito de especismo, do psicólogo britânico Richard Ryder. Intuído como um “argumento emocional egoísta, ao invés de racional” que nos leva a crer que temos direitos legítimos de submeter todas as espécies aos nossos interesses, o conceito carecia, no entanto, de maior elaboração, de maior consistência, ou seja, precisava passar por etapas rígidas de uma construção conceitual e, isso, quem forneceu não foi o próprio Ryder, mas o filósofo australiano Peter Singer na obra pioneira, no clássico da causa, o Libertação Animal. É aqui que o conceito se torna popular e provoca mudanças muito significativas, tal como o próprio crescimento exponencial do veganismo como um modo de existir ético que diz um “não” generalizado à exploração de vidas, mas que gerou, ao mesmo tempo, desacordos por tal conceito ser ativado e se desenvolver em solo utilitarista. Decididamente, pensamos que tal querela possa vir a ser minimizada diante da percepção de que o especismo é muito mais que um preconceito que se pode vencer por humanidade e compaixão. É algo que está intrinsecamente ligado a um tipo de poder que fez emergir um tipo de homem específico (que diz respeito a todos nós que vivemos submetidos a esta estrutura de poder) que precisa ser descortinado e descontruído com a máxima urgência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La idea de repensar el especismo, más allá de la disputa entre el utilitarismo y los derechos de los animales, que invadió la causa y generó continuas disensiones, tiene como finalidad central mostrar que la causa animal es, también y en última instancia, una causa humana, dado que la lucha a favor del animal pasa por el profundo enfrentamiento de nuestra tiranía, la cual se encarga de destruir, del mismo modo, a nuestra propia especie. Esta comprensión de la extensión de lo que es la causa animal en sí misma depende, y es lo que pretendemos mostrar aquí, de profundizar su análisis en el sentido y la dirección del concepto de especismo, del psicólogo británico Richard Ryder. Intuido como un “argumento emocional egoísta, en lugar de racional”, que nos lleva a creer que tenemos derechos legítimos para someter a todas las especies a nuestros intereses, el concepto carecía, sin embargo, de mayor elaboración y de mayor consistencia, es decir, demandaba atravesar las rígidas etapas de una construcción conceptual, lo que no fue proporcionado por el propio Ryder, sino por el filósofo australiano Peter Singer, en la obra pionera y clásico de la causa, Animal Liberation. Es a partir de esta obra que el concepto se populariza y provoca cambios muy significativos, como el crecimiento exponencial del propio veganismo como una forma ética de existir que declaró un “no” generalizado a la explotación de vidas, pero que, al mismo tiempo, generó un conjunto de desacuerdos, en virtud de tal concepto se activar y desarrollar en suelo utilitario. Decididamente, pensamos que tal disputa puede ser minimizada en vista de la percepción de que el especismo es mucho más que un prejuicio que puede ser superado por la humanidad y la compasión. Es algo que está intrínsecamente ligado a un tipo de poder que dio lugar a un tipo específico de hombre (que nos concierne a todos los que vivimos bajo esta estructura de poder) que necesita ser develado y deconstruido con la máxima urgencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The idea of rethinking speciesism beyond the quarrel of utilitarianism and animal rights, which invaded the cause and generated continuous dissensions, has as its central objective to show that the animal cause is also, in depth, a human cause, because the struggle for animal goes through the profound confrontation of our tyranny, which is responsible for also destroying our own species. This understanding of the extension of what the animal cause itself is depends, and this is what we intend to show here, on going deeper into the meaning and direction of the concept of speciesism, from the British psychologist Richard Ryder. Intuited as a “selfish emotional argument, instead of a rational one” that leads us to believe that we have legitimate rights to subject all species to our interests, the concept lacked, however, greater elaboration, greater consistency, that is, it needed to go through rigid stages of a conceptual construction and, this, who provided it was not Ryder himself, but the Australian philosopher Peter Singer in the pioneering work, in the classic of the cause, Animal Liberation. It is here that the concept becomes popular and causes very significant changes, such as the exponential growth of veganism itself as an ethical way of existing that says a generalized “no” to the exploitation of lives, but which, at the same time, generated disagreements by such a concept will be activated and develop on utilitarian soil. Decidedly, we think that such a quarrel can be minimized in view of the perception that speciesism is much more than a prejudice that can be overcome by humanity and compassion. It is something that is intrinsically linked to a type of power that gave rise to a specific type of man (which concerns all of us who live under this structure of power) that needs to be uncovered and deconstructed with the utmost urgency.
  • Notas para uma fenomenologia da gravidez Scientific Article

    Guerrero, Olaya Fernández

    Resumo em Português:

    Resumo O pensamento filosófico em geral, e a corrente fenomenológica em particular, tem refletido muito pouco sobre a gestação e a maternidade, e só em tempos recentes essa questão começou a ser abordada, principalmente por impulso da filosofia feminista. O intuito desta pesquisa é abordar este campo da experiência humana a partir de uma perspectiva fenomenológica e destacar alguns de seus apontamentos definidores. Esta indagação tem como foco principal as percepções e sentimentos que emergem durante a gestação escolhida consciente e voluntariamente. Após uma breve introdução, a primeira seção analisa o ‘Leib’ da gestação e as peculiaridades das vivências do corpo que ele possibilita, entre as quais se destacam a sensação de alienação e a perviedade da visceralidade, juntamente com a modificação do esquema corporal para integrar o feto nele. A apreensão da temporalidade, típica deste período, marcada por uma atitude de espera ativa, é então abordada. A pesquisa analisa também as modalidades de encontro com a alteridade trazidas pela gravidez, onde a dimensão háptica tem grande destaque. O estudo encerra com diversas considerações éticas relacionadas ao vínculo de cuidado, hospitalidade e diálogo estabelecido entre a gestante e o feto. Por fim, na seção dedicada às conclusões, sintetizam-se os principais achados desta pesquisa, destacando-se a importância dessa abordagem filosófica e sendo, pois, colocadas as bases para futuras pesquisas voltadas à fenomenologia da gravidez.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El pensamiento filosófico en general, y la corriente fenomenológica en particular, se han ocupado escasamente de la gestación y de la maternidad, y solo en épocas muy recientes se ha comenzado a tratar este asunto, en gran medida debido al impulso de la filosofía feminista. El presente estudio tiene como principal objetivo abordar este campo de la experiencia humana con perspectiva fenomenológica y poner de relieve algunas de sus notas definitorias. Esta indagación se enfoca primordialmente hacia las percepciones y sentimientos que afloran durante la gestación elegida de manera consciente y voluntaria. Tras una breve introducción, la primera sección analiza el Leib de la gestación y las peculiaridades de las vivencias del cuerpo que posibilita, entre las que destacan la sensación de alienación y la patencia de la visceralidad, junto con la modificación del esquema corporal para integrar al feto en el mismo. Se aborda después la aprehensión de la temporalidad propia de este periodo, marcada por una actitud de espera activa. En el siguiente apartado se indaga sobre las modalidades de encuentro con la alteridad propiciadas por el embarazo, donde la dimensión háptica tiene gran protagonismo. El estudio se cierra con varias consideraciones éticas relacionadas con el vínculo de cuidado, hospitalidad y diálogo que se establece entre la gestante y el feto. Finalmente, en el epígrafe dedicado a las conclusiones se sintetizan los principales hallazgos de esta investigación, se enfatiza la importancia de este abordaje filosófico y se sientan las bases para futuras investigaciones sobre fenomenología de la gestación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Philosophy and phenomenology have barely paid attention to gestation and motherhood, and only recently this issue has been addressed, mainly due to the impulse of feminist philosophy. This paper aims to examine this field of human experience from a phenomenological perspective, in order to highlight some of its main features. The research is focused towards perceptions and feelings of pregnancy as a voluntary and conscious choice. Following a brief introduction, the paper analyses the ‘Leib’ of gestation and its peculiarities regarding body experience, among which the sensation of alienation and the patency of visceral stand out, together with the modification of the body scheme to integrate the fetus into it. Later, the paper discusses the perception of time, embedded in an attitude of active waiting. Thirdly, it inquiries about the modalities of encounter with otherness fostered by pregnancy, where the haptic dimension has great prominence. The final section gathers some ethical considerations related to the bond of care, hospitality, and dialogue between a pregnant subject and the fetus. The final conclusions summarize the research findings, emphasize the importance of this philosophical approach, and they also aim to settle the grounds for future research on the phenomenology of pregnancy.
  • Animalidade e expressividade na filosofia de Hans Jonas Artigo Científico

    Vasconcelos, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o estatuto ontológico da animalidade na filosofia da vida de Hans Jonas, tendo como pano de fundo os temas da visão e da expressividade animal. Com isso, busca-se evidenciar a importância que a reflexão filosófica de Hans Jonas ocupa, não apenas no âmbito da fenomenologia da vida e no horizonte dos desafios éticos da civilização tecnológica, mas, também, na análise filosófica da vida animal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo central de esta investigación es analizar el estatuto ontológico de la animalidad en la filosofía de la vida de Hans Jonas, teniendo como contexto los temas de la visión y la expresividad animal. Con esto, se busca destacar la importancia que tiene la reflexión filosófica de Hans Jonas, no solo en el ámbito de la fenomenología de la vida y en el horizonte de los desafíos éticos de la civilización tecnológica, sino también en el análisis filosófico de la vida animal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main objective of this research is to analyze the ontological status of animality in Hans Jonas' philosophy of life having the themes of vision and animal expressiveness as a backdrop. In this way, this research aims to highlight the importance that Hans Jonas' philosophical reflection occupies not only in the scope of the phenomenology of life and in the horizon of ethical challenges of technological civilization, but also the philosophical analysis of animal life.
  • Niilismo e gnosticismo: sobre a fidelidade à terra em Nietzsche Artigo Científico

    Araldi, Clademir Luís

    Resumo em Português:

    Resumo Discuto, neste artigo, se a fidelidade à terra é uma estratégia efetiva de enfrentamento do niilismo na obra de Nietzsche, tal como é defendida por Jelson Oliveira. Se o dualismo está na base da moral do Zoroastrismo iraniano, o Zaratustra de Nietzsche busca superar essa moral dualista por meio de uma afirmação irrestrita da vida mundana. Entretanto, ao confrontar a proposta afirmativa de Jelson, mostraremos que as diversas correntes do gnosticismo têm por base o dualismo ontológico e antropológico, mas não conduzem necessariamente a uma postura niilista, negadora da vida. O dualismo gnóstico pode levar a uma fruição do mundo, por não se ater às regras morais e sociais. O parentesco ‘gnóstico’ próprio do pensamento de Nietzsche, como se expressa em Assim falou Zaratustra, consiste na tensão dinâmica entre os polos opostos da afirmação e da negação. Defendo que a solução de Nietzsche não é satisfatória, pois o niilismo não é apenas um subproduto do dualismo, mas uma condição ligada à finitude do ser humano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Discuto en este artículo si la fidelidad a la tierra es una estrategia eficaz para enfrentarse al nihilismo en la obra de Nietzsche, tal como defiende Jelson Oliveira. Si el dualismo subyace a la moral del zoroastrismo iraní, el Zaratustra de Nietzsche busca superar esta moral dualista a través de una afirmación irrestricta de la vida mundana. Sin embargo, al confrontar la propuesta afirmativa de Jelson, mostraremos que las diversas corrientes del gnosticismo se basan en el dualismo ontológico y antropológico, pero no conducen necesariamente a una postura nihilista y negadora de la vida. El dualismo gnóstico puede conducir a una fruición del mundo, al no atenerse a las normas morales y sociales. El parentesco “gnóstico” propio del pensamiento de Nietzsche, expresado en Así habló Zaratustra, consiste en la tensión dinámica entre los polos opuestos de la afirmación y la negación. Argumento que la solución de Nietzsche no es satisfactoria, ya que el nihilismo no es sólo un subproducto del dualismo, sino una condición ligada a la finitud del ser humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article I discuss whether fidelity to the earth is an effective strategy for confronting nihilism in Nietzsche's work, as advocated by Jelson Oliveira. If dualism is at the basis of the morality of Iranian Zoroastrianism, Nietzsche's Zarathustra seeks to overcome this dualistic morality through an unrestricted affirmation of worldly life. However, when confronting Jelson’s affirmative proposal, we will show that the various currents of Gnosticism are based on ontological and anthropological dualism, but do not necessarily lead to a nihilistic, life-denying stance. Gnostic dualism can lead to a fruition of the world by not sticking to moral and social rules. The Gnostic scheme proper to Nietzsche’s thought, as expressed in Thus Spoke Zarathustra, consists of the dynamic tension between the opposite poles of affirmation and negation. Nietzsche’s solution is not satisfactory, for nihilism is not only a by-product of dualism, but a condition linked to the finitude of the human being.
  • Sobre a ideia e as limitações da solidariedade com os animais não humanos Scientific Article

    Albersmeier, Frauke

    Resumo em Português:

    Resumo À medida que o conceito de solidariedade está a receber atenção renovada face aos desafios globais e nacionais nas relações intra-humanas, é também cada vez mais aplicado no contexto da justiça interespécies, onde a solidariedade é por vezes declarada um objectivo político. Dados os argumentos para o reconhecimento dos animais não humanos como seres moralmente consideráveis, a visão de longa data de que a solidariedade só pode existir entre os humanos deve, de facto, ser desafiada. No entanto, é tudo menos óbvio que aqueles que se preocupam com a devida consideração moral e política dos animais não humanos devam querer promover a solidariedade entre espécies. Neste artigo, examino o conceito de solidariedade quanto à sua adequação às relações de apoio transespécies e considero o valor da solidariedade para o projeto de justiça interespécies. Abordo algumas das razões para querer poder aplicar o conceito de solidariedade às relações interespécies e respondo às objeções à possibilidade de solidariedade transespécies. Em seguida, discuto as deficiências da solidariedade. Embora o conceito de solidariedade tenha um apelo emotivo inegável e o apoio solidário aos animais seja uma melhoria não só em relação à ausência de qualquer apoio, mas também em relação ao apoio que “despreza” os animais, há desvantagens em apoiar os animais no modo de solidariedade. O sentido de identificação que está no cerne da solidariedade fetichiza os pontos em comum entre o objeto da solidariedade e o agente. Uma tendência para se concentrar em pontos comuns não só pode fazer com que os agentes morais ajam em solidariedade com os animais, como também pode levá-los ao fracasso moral - tanto quando os pontos em comum percebidos encorajam actos de apoio de menor urgência, como quando as diferenças percebidas desencorajam o apoio que teria sido moralmente desejável. . Consequentemente, parece preferível que o apoio aos animais se baseie apenas em considerações de justiça, em vez de ser alargado na forma de solidariedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As the concept of solidarity is receiving renewed attention in the face of global and domestic challenges in intra-human relations, it is also increasingly applied in the context of interspecies justice, where solidarity is sometimes declared a political goal. Given the arguments for the recognition of nonhuman animals as fully morally considerable beings, the longstanding view that solidarity can only obtain among humans is indeed due to be challenged. However, it is anything but obvious that those who care about the proper moral and political consideration of nonhuman animals should want to promote transspecies solidarity. In this paper, I examine the concept of solidarity for its fit with transspecies relations of support and consider the value of solidarity for the project of interspecies justice. I address some of the reasons for wanting to be able to apply the concept of solidarity to interspecies relations and reply to objections to the possibility of transspecies solidarity. I then discuss the shortcomings of solidarity. While the concept of solidarity has undeniable emotive appeal and solidaristic support for animals is an improvement not only over the absence of any support but also over support that “looks down” on animals, there are downsides to supporting animals in the mode of solidarity. The sense of identification that is at the core of solidarity fetishizes commonalities between the object of solidarity and the agent. A tendency to focus on commonalities cannot only make moral agents act in solidarity with animals, it can also set them up for moral failure - both when perceived commonalities encourage acts of support of lesser urgency and when perceived differences discourage support that would have been morally desirable. Consequently, it seems preferable that support for animals was based on considerations of justice alone rather than being extended in the mode of solidarity.2
  • A propósito do surgimento da filosofia no Brasil: uma perspectiva pós-colonial Artigo Científico

    Carvalho, Mario Avelino Santiago de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo procura questionar-se a solidez da ideia segundo a qual a filosofia da segunda escolástica no Brasil segue e imita a sua congénere em Portugal, designadamente as suas duas primeiras autoridades, Pedro da Fonseca e o Curso Jesuíta Conimbricense. Contrariando este paradigma, ao longo destas páginas deixam-se algumas indicações para pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se cuestiona la solidez de la idea de que la filosofía de la segunda escolástica en Brasil sigue y imita a su contraparte en Portugal, específicamente a sus dos primeras autoridades, Pedro da Fonseca y el Curso Jesuita Conimbricense. Contrariando este paradigma, a lo largo de estas páginas se proporcionan algunas indicaciones para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present contribution aims at challenging the generalized idea according to which second scholasticism in Brazil follows and imitates its counterpart in Portugal, and namely its two first authorities, Pedro da Fonseca, and the Coimbra Jesuit Course. To contradict this research paradigm, the author provides some methodological suggestions still to be pursued.
  • PENSAR O BRASIL, desde a Filosofia Scientific Article

    Valverde, Antônio José Romera

    Resumo em Português:

    Resumo Para propiciar o exercício de pensar o Brasil do tempo presente, o ensaio investiga os sintomas e indícios da dificuldade de produção de um pensamento filosófico próprio, nacional. De par com a necessidade da descolonização filosófica. Como hipótese, sugere-se pensar o país desde o lugar Brasil, e não de forma estrangeirada, como tem ocorrido. Para tanto, o ensaio funda-se no espectro da invenção antropofágica oswaldiana, ao revisitar as proposições críticas de Cruz Costa, Roberto Gomes e Paulo Arantes acerca do problema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to facilitate the exercise of thinking about Brazil in the present time, the essay investigates the symptoms and clues of the difficulty in producing a national philosophical thought. Along with the need for philosophical decolonization. As a hypothesis, it is suggested to think since of the place from the perspective of Brazil, and not in a foreign way, as has been the case. To this end, the essay is based on the spectrum of Oswaldian anthropophagic invention, bey revisiting the critical propositions of Cruz Costa, Roberto Gomes and Paulo Arantes about the problem.
  • Repensar los límites: ecología y ética intergeneracional Scientific Article

    Franco, Irene Gómez

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo se concentra em explorar a ideia de limites em uma área em que eles são fundamentais: a da justiça intergeracional e uma ética prospectiva do futuro. Quando os limites são concebidos de forma matizada e emancipatória - como autonomia e capacidade de estabelecer limites no contexto atual de crise ambiental, levando em conta nossa natureza finita - torna-se possível construir um conceito de responsabilidade que cuide do bem-estar das gerações presentes e futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo se centra en explorar la idea de límites en un ámbito en el que resultan fundamentales: el de la justicia intergeneracional y una ética prospectiva del futuro. Cuando los límites se conciben de forma matizada y emancipadora - como la autonomía y la capacidad de poner límites en el contexto actual de crisis medioambiental teniendo en cuenta al mismo tiempo nuestra naturaleza finita - surge la posibilidad de construir un concepto de responsabilidad que se se hace cargo del bienestar de las generaciones presentes y futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The focus of this work is to explore the idea of limits within certain scopes where they arguably matter most: those of intergenerational justice and a prospective ethics of the future. When limits are conceived in a nuanced and emancipatory way - as the autonomy and capability to place limits in the current context of environmental crisis, while taking into account our finite nature - the possibility arises to build a concept of responsibility that cares for the well-being of present and future generations.
  • Capitalismo vitalista, ethos e letalismo Scientific Article

    Frausto, Obed

    Resumo em Português:

    Resumo O novo vitalismo estabeleceu uma ligação entre o vitalismo e o ethos, mantendo uma compreensão normativa da vida que reconhece forças opostas como a dor, o sofrimento, a doença e a mortalidade como atitudes benéficas que reforçam o vitalismo. Defendo que o novo vitalismo mantém um ponto de vista normativo que é significativo na apreciação da vida por parte de Canghilhem. Este artigo explora a relação entre o vitalismo e o ethos no contexto do capitalismo vitalista. Neste artigo, explico a ligação entre vitalismo e ethos na categoria do capitalismo vitalista de um ponto de vista descritivo. Este conceito é alimentado por quatro filosofias distintas, nomeadamente o Cristianismo, o Aristotelismo, o Mecanicismo e o Biologicismo, que interagem e produzem uma nova forma de letalismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract New vitalism has established a connection between vitalism and ethos, maintaining a normative understanding of life that acknowledges opposing forces like pain, suffering, illness, and mortality as beneficial attitudes that enhance vitalism. I contend that the new vitalism holds a normative standpoint that is significant in Canghilhem's appreciation of life. This article explores the relationship between vitalism and ethos within the context of vitalist capitalism. In this article, I explain the connection between vitalism and ethos within the category of vitalist capitalism from a descriptive standpoint. This concept is fueled by four distinct philosophies, namely Christianity, Aristotelianism, Mechanism, and Biologicism, which all interact and produce a new form of lethalism.
  • Hugh Lacey e a busca por uma epistemologia engajada Entrevista

    Peruzzo Júnior, Léo; Lacey, Hugh
  • Melhoramento humano, áreas negligenciadas, soluções para problemas reais e diversidade temática: uma entrevista com Allen Buchanan Entrevista

    Vilaça, Murilo Mariano; Karasinski, Murilo

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta entrevista, o filósofo Allen Buchanan discute sua entrada no tema do melhoramento humano e sua frustração com os pontos de vista demasiado simplistas defendidos por Michael Sandel, Leon Kass e outros. Buchanan também relata o seu envolvimento em comissões de bioética, a sua convicção de que certas visões conservadoras da natureza humana precisam ser combatidas, bem como as possibilidades em torno de um Instituto Global para Justiça e Inovação, definindo-se, ao final, após reiterar a importância da filosofia aplicada, como um pensador inquieto e nômade em relação aos problemas reais do mundo contemporâneo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En esta entrevista, el filósofo Allen Buchanan habla de su entrada en el tema de la mejora humana y de su frustración ante los puntos de vista excesivamente simplistas defendidos por Michael Sandel, Leon Kass y otros. Buchanan también relata su participación en comisiones de bioética, su convicción de que hay que resistirse a ciertas visiones conservadoras de la naturaleza humana, y las posibilidades en torno a un Instituto Global para la Justicia y la Innovación, definiéndose en última instancia, tras reiterar la importancia de la filosofía aplicada, como un pensador inquieto y nómada en relación con los problemas reales del mundo contemporáneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this interview, philosopher Allen Buchanan discusses his entry into the topic of human enhancement and his frustration with the overly simplistic views espoused by Michael Sandel, Leon Kass, and others. Buchanan also recounts his involvement in bioethics commissions, his conviction that certain conservative views of human nature need to be resisted, and the possibilities surrounding a Global Institute for Justice and Innovation, ultimately defining himself, after reiterating the importance of applied philosophy, as a restless and nomadic thinker in relation to the real problems of the contemporary world.
  • Resenha: Filosofia como Modo de Vida - Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) - Lisboa: Edições 70, 516 pg., 2022. Resenha

    SOUZA, PEDRO NAGEM DE
  • Resenha - Democracia ambiental: preservar nossa parte da natureza Resenha De Livro

    Oliveira, Jelson
  • Resenha Resenha De Livro

    Castro, Eduardo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Editora PUCPRESS - Programa de Pós-Graduação em Filosofia Rua Imaculada Conceição, nº 1155, Bairro Prado Velho., CEP: 80215-901 , Tel: +55 (41) 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revistas.pucpress@pucpr.br